Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6917
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gêneros textuais em ambiente digital: a fanfiction e seus caminhos de leitura
Título(s) alternativo(s): Géneros textuales en ambiente digital: el fanfiction y sus caminos de lectura
Autor: Martorelli, Cristina Maria da Silva Grilo 
Primeiro orientador: Junger, Cristina de Souza Vergnano
Primeiro membro da banca: Cardoso, Janaina da Silva
Segundo membro da banca: Silva Júnior, Antonio Ferreira da
Resumo: Esse estudo tem como motivação nossa atuação como docente de língua estrangeira e a busca por um gênero textual atrativo a nosso alunado, composto por adolescentes do Ensino Médio. Surge a partir da necessidade de aperfeiçoar o trabalho de leitura com eles. Descobrimos, durante essas buscas, sites com textos chamados fanfictions, contudo, antes de aplicarmos atividades em sala de aula sobre tal gênero, consideramos necessário averiguá-lo na teoria e caracterizá-lo. Nosso trabalho visa, assim, estudar a fanfiction segundo suas características como gênero textual em meio digital e possíveis projeções para seu processo leitor. Também, considerando o fato de que elas são, em si, fruto de um processo leitor, refletir sobre conhecimentos, habilidades e procedimentos demandados em leitura, levantando possíveis contribuições no concernente à leitura e à construção de sentidos. Por fim, discutir como esse conhecimento teórico sobre o gênero poderia dialogar com premissas da aprendizagem de línguas. Com base no exposto, portanto, nossas duas perguntas de pesquisa são: (a) o que caracteriza a fanfiction como um gênero textual em ambiente digital; e (b) como as características desse gênero e de seu suporte se relacionam com conhecimentos, estratégias e procedimentos demandados por uma leitura entendida, teoricamente, como processamento multidirecional. O tema é tratado seguindo a linha teórica da Linguística Sociocognitiva, em um estudo documental qualitativo e interpretativo, tomando como corpora a ficção-mãe A culpa é das estrelas , a fanfic A culpa ainda é das estrelas e os comentários de leitores fãs sobre esta última. Para tal, consideramos as concepções sobre fanfiction de Rodríguez (2007), Miranda (2009) e Martos Núñez (2013); gêneros de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2002; 2004; 2008); leitura de Vergnano-Junger (2009; 2010; 2015), Colomer e Camps (2000) e Kleiman (2013); letramento de Cerutti-Rizzatti (2012); estratégias de leitura de Colomer e Camps (2000) e Romero e González (2001); e conhecimentos mobilizados para o processamento textual de Koch (2014; 2015a; 2015b) e de Koch e Elias (2014), entre outros. Nossas análises mostram a possibilidade de caracterizar a fanfiction como gênero e nos levam a pistas textuais na fanfiction e suas notas, mas, principalmente, nos comentários sobre ela, do uso de estratégias de leitura. Concluímos que a fanfic caracteriza-se por ser um texto de estrutura hipertextual, cuja função comunicativa principal é a fruição estética, devido à intertextualidade entre seu tema e o de sua ficção-mãe. Sua leitura é multidirecional e hipertextual, integrando suas informações com as sobre sua ficção-mãe, com os conhecimentos, estratégias e habilidades do leitor empregados na leitura de ambas as obras e com os comentários dos leitores-fãs à ficwriter. Vimos, assim, a possibilidade de trabalharmos questões de leitura no ensino de línguas, a partir das fanfics, para a formação de leitores
Abstract: Esa investigación tiene como motivación nuestra actuación como docente de lengua extranjera y la búsqueda por un género textual atractivo a nuestro alumnado, compuesto por adolescentes de la secundaria. Surge a partir de la necesidad de perfeccionar el trabajo de lectura con ellos. Descubrimos, durante esas búsquedas, sitios de Internet con textos llamados fanfictions, sin embargo, antes de que realicemos actividades en clase sobre tal género, consideramos necesario averiguarlo en la teoría y caracterizarlo. Nuestro trabajo reta, luego, estudiar el fanfiction según sus características como género textual en ambiente digital y posibles proyecciones para su proceso lector. Además, considerando el hecho de que son, en sí, resultado de un proceso lector, reflexionar sobre conocimientos, habilidades y procedimientos demandados en lectura, levantando posibles contribuciones en lo relativo a la lectura y a la construcción de sentidos. Por fin, discutir cómo ese conocimiento teórico sobre el género podría dialogar con premisas del aprendizaje de lenguas. Con base en lo expuesto, por lo tanto, nuestras dos cuestiones de investigación son: (a) qué caracteriza el fanfiction como un género textual en ambiente digital; y (b) cómo las características de ese género y de su soporte se relacionan con conocimientos, estrategias y procedimientos demandados por una lectura entendida, teóricamente, como procesamiento multidireccional. El tema es tratado siguiendo la línea teórica de la Linguística Sociocognitiva, en un estudio documental cualitativo e interpretativo, tomando como corpora la ficción-base A culpa é das estrelas , el fanfic A culpa ainda é das estrelas y los comentarios de lectores fanes sobre esta última. Para ello, consideramos las concepciones sobre fanfiction de Rodríguez (2007), Miranda (2009) y Martos Núñez (2013); géneros de Bakhtin (2003) y Marcuschi (2002; 2004; 2008); lectura de Vergnano-Junger (2009; 2010; 2015), Colomer y Camps (2000) y Kleiman (2013); alfabetismo de Cerutti-Rizzatti (2012); estrategias de lectura de Colomer y Camps (2000) y Romero y González (2001); y conocimientos movilizados para el procesamiento textual de Koch (2014; 2015a; 2015b) y de Koch y Elias (2014), entre otros. Nuestros análisis muestran la posibilidad de caracterizar el fanfiction como género y nos llevan a huellas en el fanfiction, en sus notas, y, principalmente, en los comentarios sobre él, del uso de estrategias de lectura. Concluimos que el fanfic se caracteriza por ser un texto de estructura hipertextual, cuya función comunicativa principal es la fruición estética, debido a la intertextualidad entre su tema y el de su ficción base. Su lectura es multidirecional e hipertextual, integrando sus informaciones con las acerca de su texto base, con los conocimientos, estrategias y habilidades del lector empleados en la lectura de ambas obras y con los comentarios de los lectores fans a la ficwriter. Vimos, pues, la posibilidad de que trabajemos con lectura en la enseñanza de lenguas, a partir de los fanfics, para la formación de lectores
Palavras-chave: Género textual
Lectura
Estrategia de lectura
Alfabetismo
Fanfiction
Gênero textual
Leitura
Estratégia de leitura
Letramento
Gêneros literários
Literatura digital
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MARTORELLI, Cristina Maria da Silva Grilo. Gêneros textuais em ambiente digital: a fanfiction e seus caminhos de leitura. 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6917
Data de defesa: 19-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cristina Maria da Silva Grilo Martorelli_Dissertacao.pdf6,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.