Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6923
Tipo do documento: Dissertação
Título: A organização temática nas redações do Enem: uma abordagem sistêmico-funcional
Título(s) alternativo(s): Thematic organization In the essayes of the Enem: a systemic-functional approach
Autor: Santos, Ane Caroline Souza dos 
Primeiro orientador: Dutra, Vania Lúcia Rodrigues
Primeiro membro da banca: Schlee, Magda Bahia
Segundo membro da banca: Martins, Ana Lúcia Monteiro Ramalho Poltronieri
Resumo: É notório o crescimento da discussão acerca do ensino de Língua Portuguesa no meio acadêmico, e o cerne dessa discussão tem sido a preocupação de muitos professores para que haja, na escola, atividades voltadas para a leitura e para a escrita do aluno, valorizando a língua em uso. Por isso, pretende-se, nesta dissertação, ir além das aulas de produção de texto que privilegiam a estrutura dissertativo-argumentativa básica, de forma padronizada e superficial. A partir da abordagem sistêmico-funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), o objetivo deste trabalho é, considerando a metafunção textual, analisar os tipos de Tema que aparecem em redações produzidas por vinte alunos já concluintes do Ensino Médio e participantes do Exame Nacional do Ensino Médio Enem. Estas serão divididas em dois grupos: as que obtiveram nota final entre 500 e 700 pontos e aquelas que alcançaram uma nota a partir de 900 pontos. Com base nisso, será possível avaliar se a qualidade desses textos, marcada nas notas obtidas no certame, tem relação direta com a predominância dos tipos de Tema empregados pelos autores em suas redações. Portanto, fica claro que este trabalho tem uma contribuição importante a dar aos docentes os quais buscam um ensino mais produtivo no que tange à produção de textos na escola, pois permite ao aluno entender a funcionalidade de suas escolhas lexicogramaticais no amplo leque que a língua lhe oferece
Abstract: There is a noted discussion around the teaching of the Portuguese Language in the Academic field that is centered on the teachers concern that schools activities are focused on reading and writing where the language in use is valued. Therefore, the present thesis intends to go further than writing development classes that privileges the basic dissertative/argumentative structure, in a standardized and superficial way. Thus, the aim of this work is to adopt the Functional Systemic Approach (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004) and, taking into consideration the textual metafunction, analyze the types of Theme that occur in essays written by 20 students that have already graduated High School and are presently taking the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). The essays are divided into two groups; those who scored 500 to 700 points and those who score 900 points or more. Then, it will be possible to analyze if the quality if these essays which is expressed here by their high score is related to the type of Themes used by the students in their essays. Henceforth, this thesis may provide an important contribution to teachers and professors that are engaged in a more productive writing development class in school once it helps students understand the functionality of their lexicogramatical choices
Palavras-chave: Systemic-Functional Linguistics
Portuguese Language teaching
Text production
Linguística Sistêmico-Funcional
Ensino de Língua Portuguesa
Produção de textos
Prosa escolar brasileira
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Língua portuguesa - Português escrito
Língua portuguesa (Ensino médio) - Estudo e ensino
Linguística
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SANTOS, Ane Caroline Souza dos. A organização temática nas redações do Enem: uma abordagem sistêmico-funcional. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6923
Data de defesa: 26-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.