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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6924
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O lugar do ensino-aprendizagem do inglês na atualidade: uma investigação |
Título(s) alternativo(s): | The teaching-learning of English at present: an investigation |
Autor: | Fonseca, Marissol Rodrigues Mendonça da ![]() |
Primeiro orientador: | Cardoso, Janaina da Silva |
Primeiro membro da banca: | Arantes, Poliana Coeli Costa |
Segundo membro da banca: | Miller, Inés Kayon de |
Resumo: | A preocupação com uma possível rejeição à disciplina de Língua Inglesa em um colégio público federal foi a motivação e o ponto de partida da presente pesquisa. O fenômeno da não-escolha do inglês nesse contexto nos levou a levantar hipóteses que justificassem tal evento. Questões relacionadas à leitura na atualidade, ao hipertexto on-line e à abordagem instrumental no ensino de inglês foram inicialmente propostas como possíveis causas para esse fenômeno. Após a coleta de dados, o foco da investigação passou a ser o lugar da língua inglesa na atualidade, tanto no Brasil quanto globalmente. Ao analisarmos as tendências globais e locais do ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira/ língua franca, buscamos esclarecer em que medida elas afetam o grupo pesquisado. Também passamos a pesquisar sobre a teoria do caos e da complexidade aplicada a aquisição de línguas e especialmente os conceitos de motivação e percepções. Através da compreensão dos motivos que levaram à baixa procura por essa língua em nosso contexto, objetivamos estimular oportunidades de reflexão e ação sobre os processos de ensino-aprendizagem de línguas não só no contexto pesquisado, mas também em outros contextos que envolvam a aquisição de línguas |
Abstract: | The concern with a possible rejection to the English subject in a federal public school was the motivation and starting point of the present research. The phenomenon of not choosing English in this context led us to raise hypotheses that justified such event. Issues related to reading in the present day, the online hypertext and ESP (English for specific purposes) were initially proposed as possible causes for this phenomenon. After the data collection, the research focus shifted to the role of the English language nowadays, both in Brazil and globally. When analyzing the global and local trends in the teaching and learning of English as a foreign language/ lingua franca, we try to clarify the extent to which they affect the group being studied. We also resorted to the chaos and complexity theory applied to language acquisition, and especially to the concepts of motivation and perceptions. Through the understanding of the reasons that led to the low demand for this language in our context, we aim to stimulate opportunities for reflection and action on the teaching-learning processes of languages, not only in the context researched but also in other contexts that involve the acquisition of langua |
Palavras-chave: | English at present Reading ESP (English for specific purposes) Complexity theory Motivation and perceptions Inglês na atualidade Leitura LINFE (Línguas para fins específicos) Teoria da complexidade Motivação e percepções Língua inglesa - Estudo e ensino Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português Aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6924 |
Data de defesa: | 15-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Marissol Rodrigues Mendonca da Fonseca Dissertacao 0108.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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