Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6925
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Máquina hermenêutica: a anamorfose eloquente do signo fraturado nos sermões de Antônio Vieira |
Título(s) alternativo(s): | Hermeneutic machine: the eloquent anamorphosis of the fractured sign in the sermons of Antonio Vieira |
Autor: | Silva, Felipe Lima da |
Primeiro orientador: | Oliveira, Ana Lúcia Machado de |
Primeiro membro da banca: | Lima, Fernanda Lemos de |
Segundo membro da banca: | Daher, Andrea Viana |
Resumo: | O objetivo central do presente trabalho é o de realizar um exame do corpus sermonístico do jesuíta português Antônio Vieira por meio dos instrumentos que simbolizavam as forças viabilizadoras do discurso, no século XVII: a retórica e a poética. Partindo de um mapeamento da noção de alegoria de ordem pagã e medieval, procuraremos alcançar um vislumbre desse conceito, recorrentemente explorado nos escritos retórico-poéticos de tratadistas dos séculos XVI e XVII, de modo a fazer um balanço das matizes que dão tonalidade às diferentes fases da concepção alegórica do discurso da Antiguidade à época de Contrarreforma. Para tanto, caberá, igualmente, examinar a operacionalidade do conceito, de maneira que seja possível, assim, apreender como na obra de Antônio Vieira a instituição de uma "retórica das imagens" daria forma e conteúdo a outro conceito, o de mística plástica , terreno no qual se encontrariam em plena fusão e concordância as razões políticas e teológicas que atuam na obra do jesuíta, sem desconsiderar, por seu turno, as retóricas enquanto instituições do discurso que dão forma às manifestantes prédicas do Padre Antônio Vieira. Não pretendemos deixar passar em silêncio, ainda, um ponto crucial de toda questão que move este trabalho, que consistiria no fato de que, em momento algum, a prédica de Vieira, assentada na mística plástica, recair-se-ia em exaltação artística, mas sempre como programa discursivo a serviço da atuante participação jesuítica no xadrez político-teológico de seu tempo, assim como peça oratória que age a serviço da hermenêutica bíblica que explora a iconicidade do discurso para destilar sentidos figurais de natureza místico-teológicas através do signo fraturado desde o episódio da Queda adâmica |
Abstract: | The main purpose of this monograph is to realize an exam over the sermon corpus of the Portuguese Jesuit Antônio Vieira, by the instruments that symbolize the enabling forces of the discourse in the seventeenth century: the rhetoric and poetics. Stem from mapping the notion of allegory, both in pagan and medieval context, we will reach a glimpse of this concept recurrently explored in the rhetorical and poetic writings of sixteenth and seventeenth centuries' writers. We intend to analyze in this way in order to balance the shades that give tones to the different phases of the allegoric conception of the Discourse in Antiquity during the Counter-Reformation time. For this purpose, equally, we will examine the operability of the concept; so that it can be possible, in this way, learn how the author institutes a so-called "imagery rhetoric". This imagery shapes and gives substance to another concept, the "plastic mystics, a ground in which both political and theological reasons active in the Jesuit opera would merge and agree; on the other hand, this wouldn't ignore the rhetoric as discourse institutions that shape the preach manifestations of Antonio Vieira. We will not silence, however, a crucial point in the driving force of the whole question. This consists in the fact that, in any moment, Vieira's preach, based on the plastic mystics, rests on an artistic glorification, but as a discursive program operating the Jesuitical participation in the political and theological chess of his time. In the same way, it acts as an oratorical part over the biblical hermeneutics, which explores the iconicity of the discourse to distill figurative senses of theological and mystic nature by the fractured sign since the Adamic fall |
Palavras-chave: | Rhetorics Plastic mystics Fractured sign Vieira, Antonio, 1608-1697 - Crítica e interpretação Vieira, Antonio, 1608-1697 - Simbolismo Alegoria Análise do discurso literário Hermenêutica (Religião) Antônio Vieira Retórica Mística plástica Signo fraturado |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SILVA, Felipe Lima da. Máquina hermenêutica: a anamorfose eloquente do signo fraturado nos sermões de Antônio Vieira. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6925 |
Data de defesa: | 17-Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Felipe Lima da Silva_Dissertacao.pdf | 827,29 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.