Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6927
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A leitura no computador, no tablet e no smartphone: um estudo de caso exploratório do processo leitor mediado pelas TICs |
Título(s) alternativo(s): | La lectura en el computador, en el tablet y en el smartphone: un estudio de caso exploratorio del proceso lector mediado por las TICs |
Autor: | Paula, Kisye Cristina Silva de ![]() |
Primeiro orientador: | Junger, Cristina de Souza Vergnano |
Primeiro membro da banca: | Cardoso, Janaina da Silva |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Rita de Cássia Rodrigues |
Resumo: | A presente dissertação é um estudo de caso com caráter exploratório (RAMPAZO, 2005). A investigação apresenta como objetivo acompanhar e analisar o processo leitor de um sujeito-informante em ambiente virtual e em diferentes suportes (computador, tablet e smartphone). O objetivo citado tem a função de nortear o problema de pesquisa, a saber: há mudança de estratégia de leitura quando o sujeito informante lê em suporte fixo (computador) e suporte móvel (tablet e smartphone). Nesse sentido, propusemos gravações de sessões de leitura com um aluno do quarto período do curso de Letras português/espanhol de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro em ambiente virtual. A pesquisa está pautada no uso de instrumentos de coleta de dados sobre o sujeito, em três sessões de leitura e em uma entrevista de confrontação. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: protocolos de registro de leitura livre, ficha do sujeito-informante, gravações de sessões de leitura por meio de dois programas informáticos, Recordable e GTK RecorMyDesktop. Como referencial teórico, consideramos os modelos de leitura e as estratégias utilizadas no processo leitor (KLEIMAN, 2012 e 2011; VERGNANO-JUNGER, 2010; NUNES, 2005; MOITA LOPES, 1996; MAINGUENEAU, 1996; KATO, 1999; KOCH & ELIAS, 2013); hipertexto (COSCARELLI & RIBEIRO, 2005; PINHEIRO, 2005; KOCH, 2007) e suporte (MARCUSCHI, 2008; TÁVORA, 2008; BONINI, 2011, DONATO, 2014) |
Abstract: | El presente trabajo de investigación es un estudio de caso caracterizado como exploratorio (RAMPAZO 2005). La investigación presenta como objetivo acompañar y analizar el proceso lector de un sujeto-informante en ambiente virtual y en distintos soportes (ordenador, tablet y smartphone). El objetivo apuntado tiene la función de nortear el problema de pesquisa, a saber: hay cambios de estrategia de lectura cuando el sujeto informante lee en soporte fijo (ordenador) y soporte móvil (tablet y smartphone). En ese sentido, propusimos grabaciones de sesiones de lectura con un alumno del cuarto periodo del curso de Letras portugués/español de una Institución de Enseñanza Superior (IES) del Estado de Río de Janeiro en ambiente virtual. La pesquisa está pautada en el uso de instrumentos de colecta de dados sobre el sujeto, en tres sesiones de lectura y en una entrevista de confrontación. Los instrumentos de colecta de dados utilizados fueron: protocolos de registro de lectura libre, ficha del sujeto-informante, grabaciones de sesiones de lectura a través de dos programas informáticos, Recordable y GTK RecorMyDesktop. Como referencial teórico, consideramos los modelos de lectura y las estrategias utilizadas en el proceso lector (KLEIMAN, 2012 y 2011; VERGNANO-JUNGER, 2010; NUNES, 2005; MOITA LOPES, 1996; MAINGUENEAU, 1996; KATO, 1999; KOCH y ELIAS, 2013); hipertexto (COSCARELLI y RIBEIRO, 2005; PINHEIRO, 2005; KOCH, 2007) y soporte (MARCUSCHI, 2008; TÁVORA, 2008; BONINI, 2011, DONATO, 2014) |
Palavras-chave: | Lectura Soporte fijo y móvil Leitura Suporte fixo e móvel Ambiente digital Tablet (Computadores) Smartphones Computadores |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6927 |
Data de defesa: | 7-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Kisye Cristina Silva de Paula_Dissertacao.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.