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Tipo do documento: Dissertação
Título: Na trama das determinações discursivas: o surdo e o cidadão nacional no Compendio para o ensino dos surdos-mudos
Título(s) alternativo(s): Dans le tissu de les déterminations discursives: les sourd et le citoyen national dans le Compendio para o ensino dos surdos-mudos
Autor: Barbosa, Priscila Costa Lemos 
Primeiro orientador: Baalbaki, Angela Correa Ferreira
Primeiro membro da banca: Caldas, Beatriz Fernandes
Segundo membro da banca: Medeiros, Vanise Gomes de
Resumo: O presente trabalho, por meio de uma pesquisa de cunho teórico, foi norteado pela seguinte pergunta de pesquisa: Qual o surdo que se quer identificável no Compendio para o Ensino dos Surdos-Mudos, a partir da trama das determinações discursivas depreendidas de seu capítulo II, observando-se esse compêndio como um meio eleito para instrução dos sujeitos surdos? Para tentar responder a essa pergunta, a discussão toma como referencial teórico a Análise do Discurso de linha francesa (Pêcheux 1990, 1995, 1997, 2006); (Foucault 1975, 2008, 2010); (Orlandi 1990, 1994, 2002, 2011, 2015); (Haroche 1992); (Courtine 1981), em confluência com a História das Ideias Linguísticas (Guimarães 1994, 1996, 1997); (Auroux 1992); (Zoppi-Fontana 2009), para investigar o deslocamento da imagem do sujeito surdo no processo educacional do Brasil do século XIX, tomando como corpus principal de análise o capítulo II do Compendio para o Ensino dos Surdos-Mudos, doravante CPESM. Sob a concepção de sujeito como aquele que é atravessado pela linguagem e pela história, portanto sendo identificado a partir dessa relação, parte-se da ideia de que a identidade do surdo se desloca, a partir do imbricamento das determinações discursivas, desconstruindo um tipo de sujeito o surdo, para criar um novo sujeito o cidadão. Para as considerações sobre silenciamento, constitutivo no processo de educação de surdos no Brasil, as concepções teóricas advindas de Orlandi (2007) trouxeram importante contribuição para o presente trabalho. De igual maneira, verificou-se nas observações teóricas de Caldas (2009) e Bassnett (1998) sobre os movimentos da tradução do objeto de análise em questão. Na construção das análises, a noção de formações imaginárias desenvolvido por Pêcheux (1975) foi de fundamental importância para compreender como as posições discursivas nas quais os sujeitos se posicionam interfere na imagem do surdo e na imagem de língua. Para os conceitos teóricos sobre língua, utilizou-se de Milner (1987), Nunes (2013); Pagotto (1998); para falar sobre o surdo, referiu-se a Rocha (1997); Silva (2012). A partir das análises das sequências discursivas, depreenderam-se as determinações discursivas que operam sobre o sujeito surdo, quando relacionadas a instâncias sociais, bem como as formações discursivas a que se filia cada determinação. Para a noção de determinação discursiva, utilizou-se de Haroche (1992), e de Pêcheux (1975) para a noção de formação discursiva. Tais análises focalizam a distinção entre duas categorias: surdo-mudo instruido e surdo-mudo sem instrucção , em uma relação com os meios de compreensão destinados a cada uma dessas categorias. Portanto, essa dissertação apresenta o CPESM como um discurso fundador (Orlandi, 2003), estabelecendo, assim, um deslocamento (Pêcheux, 1990) de sentido. Por isso, o surdo silenciado, apagado, tem sua imagem instituída no CPESM como um sujeito de direitos e deveres, falante da língua portuguesa
Abstract: Ce document, par une théorie, la recherche a été guidé par la question de recherche suivante: Qu'est-ce que les sourds qui veulent identifiables dans le Compendium pour l'éducation des sourds-muets (Compendio para o Ensino dos Surdos-Mudos), à partir du tracé de déterminations discursives présumées du chapitre II , en observant ce recueil comme un moyen élu à l'éducation des personnes sourdes? Pour tenter de répondre à cette question, la discussion prend comme cadre théorique l'Analyse du Discours français (Pêcheux 1990, 1995, 1997, 2006); (Foucault 1975, 2008, 2010); (Orlandi 1990, 1994, 2002, 2011, 2015); (Haroche 1992); (Courtine 1981), en confluence avec l'Histoire des Idées Linguistiques (Guimarães 1994, 1996, 1997); (Auroux 1992); (Zoppi Fontana 2009), d'enquêter sur le décalage de l'image des sujet sourds du processus éducatif du XIXe siècle au Brésil, en prenant comme corpus d'analyse principale le chapitre II du Compendium pour l'éducation des sourds-muets (Compendio para o Ensino dos Surdos-Mudos), maintenant CPESM. En vertu de la conception du sujet comme celui qui est traversé par la langue et pour l'histoire, étant ainsi identifié à partir de cette relation, il part de l'idée que l'identité des sourds se déplace de l'imbrication des déterminations discursives, déconstruisant un type de sujet - les sourds, pour créer un nouveau sujet - le citoyen. Pour des considérations de silence, constitutifs dans le processus de l'éducation des sourds au Brésil, les conceptions théoriques découlant de Orlandi (2007) ont apporté importante contribution à ce travail. De même, il a été trouvé dans les observations théoriques Caldas (2009) Bassnett (1998) sur les mouvements de translation de l'objet d'analyse en question. Dans la construction de l'analyse, la notion de formations imaginaires développés par Pêcheux (1975) était d'une importance fondamentale pour comprendre comment les positions discursives dans lesquelles les sujets sont placés interfèrent avec l'image sourds et de l'image de la langue. Pour les concepts théoriques de la langue, nous avons utilisé Milner (1987), Nunes (2013); Pagotto (1998); pour parler du sujet sourd, appelé Rocha (1997); Silva (2012). De l'analyse des séquences discursives, une enquête est les déterminations discursives fonctionnent sur le sujet sourd, lorsqu'elles se rapportent à des niveaux sociaux, ainsi que les formations discursives qui se joint chaque détermination. Pour la notion de détermination discursive, nous avons utilisé pour Haroche (1992), et Pêcheux (1975) à la notion de formation discursive. Ces analyses portent sur la distinction entre deux catégories: « sourds-muets instruits» et «sourds-muets sans instruction» dans une relation avec la compréhension des moyens pour chacune de ces catégories. Par conséquent, ce travail présente le CPESM comme un discours fondateur (Orlandi 2003), fournissant ainsi un décalage (Pêcheux, 1990) du sens. Par conséquent, le sourd-muet, supprimé, a établi son image dans CPESM comme sujet de droits et de devoirs, président de la langue portugaise
Palavras-chave: Détermination discursive
Education
Langue portugais
Sujet sourd
Surdos - Educação - Brasil
Análise do discurso
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Surdos - Linguagem
Determinação discursiva
Educação
Língua portuguesa
Sujeito surdo
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BARBOSA, Priscila Costa Lemos. Na trama das determinações discursivas: o surdo e o cidadão nacional no Compendio para o ensino dos surdos-mudos. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6932
Data de defesa: 21-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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