Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6945
Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões sobre o enriquecimento do léxico discente
Título(s) alternativo(s): Reflexions sur l enrichissement du lexique d'étudiant
Autor: Ferreira, Debora da Silva 
Primeiro orientador: Simões, Darcilia Marindir Pinto
Primeiro membro da banca: Perim, Regina Silva Michelli
Segundo membro da banca: Martins, Aira Suzana Ribeiro
Resumo: A presente dissertação faz uma análise do léxico em diferentes versões do conto Chapeuzinho Vermelho a fim de verificar se as leituras das versões clássicas traria maior contribuição para o léxico discente do que versões modernas. Com base na análise computacional a partir do programa Wordsmith Tools 6.0, foi verificado que o texto mais rico, isto é, o que apresentava menor repetição de palavras, era a versão contemporânea Fita Verde no Cabeço . No entanto, em nenhuma análise com o programa foi possível determinar que texto teria o maior potencial de enriquecer o léxico do aluno, de modo que foi necessário partir para a pesquisa em campo, que demonstrou a riqueza do texto e ainda ofereceu parâmetros para a seleção de textos visando a ampliação do vocabulário discente.
Abstract: La présente dissertation analyse le lexique dans différentes versions de la petite histoire "Le Petit Chaperon Rouge" afin de vérifier si la lecture des versions classiques apporterait une plus grande contribution au lexique étudiant que les versions modernes. Sur la base de l'analyse de calcul du programme Wordsmith Tools 6.0, on a vérifié que le texte le plus riche, c'est-à-dire celui avec le moins de répétition de mots, était la version contemporaine Fita Verde no Cabelo . Cependant, en aucune analyse avec le programme, il était possible de déterminer quel texte aurait le plus grand potentiel pour enrichir le lexique de l'élève, de sorte qu'il fallait partir pour la recherche sur le terrain, qui a démontré la richesse du texte et a également offert des paramètres de sélection de textes visant à élargir le vocabulaire de l'élève
Palavras-chave: Acquisition lexical
Lecture
Texte classique
Littérature pour enfants et mineurs
Aquisição lexical
Leitura
Texto clássico
Literatura infantil e juvenil
Aquisição de linguagem
Contos infantojuvenis
Textos
Crianças - Linguagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FERREIRA, Debora da Silva. Reflexões sobre o enriquecimento do léxico discente. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6945
Data de defesa: 29-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Debora da Silva Ferreira_Dissertacao.pdf605,57 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.