Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6945
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Reflexões sobre o enriquecimento do léxico discente |
Título(s) alternativo(s): | Reflexions sur l enrichissement du lexique d'étudiant |
Autor: | Ferreira, Debora da Silva |
Primeiro orientador: | Simões, Darcilia Marindir Pinto |
Primeiro membro da banca: | Perim, Regina Silva Michelli |
Segundo membro da banca: | Martins, Aira Suzana Ribeiro |
Resumo: | A presente dissertação faz uma análise do léxico em diferentes versões do conto Chapeuzinho Vermelho a fim de verificar se as leituras das versões clássicas traria maior contribuição para o léxico discente do que versões modernas. Com base na análise computacional a partir do programa Wordsmith Tools 6.0, foi verificado que o texto mais rico, isto é, o que apresentava menor repetição de palavras, era a versão contemporânea Fita Verde no Cabeço . No entanto, em nenhuma análise com o programa foi possível determinar que texto teria o maior potencial de enriquecer o léxico do aluno, de modo que foi necessário partir para a pesquisa em campo, que demonstrou a riqueza do texto e ainda ofereceu parâmetros para a seleção de textos visando a ampliação do vocabulário discente. |
Abstract: | La présente dissertation analyse le lexique dans différentes versions de la petite histoire "Le Petit Chaperon Rouge" afin de vérifier si la lecture des versions classiques apporterait une plus grande contribution au lexique étudiant que les versions modernes. Sur la base de l'analyse de calcul du programme Wordsmith Tools 6.0, on a vérifié que le texte le plus riche, c'est-à-dire celui avec le moins de répétition de mots, était la version contemporaine Fita Verde no Cabelo . Cependant, en aucune analyse avec le programme, il était possible de déterminer quel texte aurait le plus grand potentiel pour enrichir le lexique de l'élève, de sorte qu'il fallait partir pour la recherche sur le terrain, qui a démontré la richesse du texte et a également offert des paramètres de sélection de textes visant à élargir le vocabulaire de l'élève |
Palavras-chave: | Acquisition lexical Lecture Texte classique Littérature pour enfants et mineurs Aquisição lexical Leitura Texto clássico Literatura infantil e juvenil Aquisição de linguagem Contos infantojuvenis Textos Crianças - Linguagem |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | FERREIRA, Debora da Silva. Reflexões sobre o enriquecimento do léxico discente. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6945 |
Data de defesa: | 29-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Debora da Silva Ferreira_Dissertacao.pdf | 605,57 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.