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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias discursivas de persuasão no discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus: uma análise sistêmico funcional
Título(s) alternativo(s): Strategies of persuasion in the religious discourse of the Universal church of the kingdom of God : a systemic functional analysis
Autor: Moreira, Ana Paula 
Primeiro orientador: Balocco, Anna Elizabeth
Primeiro membro da banca: Shepherd, Tania Maria Granja
Segundo membro da banca: Vian Junior, Orlando
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar as estratégias persuasivas utilizadas pelos líderes religiosos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) para atrair e manter seus fiéis. O quadro teórico adotado é o da Linguística sistêmico-funcional, mais especificamente, o Sistema da Avaliatividade - com foco no subssistema do Engajamento. O corpus de pesquisa selecionado é composto por dez mensagens escritas e publicadas no jornal Folha Universal e nos sites associados à igreja, a partir de recorte de gênero. Na primeira etapa da pesquisa, buscou-se caracterizar os textos do corpus do ponto de vista genérico, a partir de proposta de Brinton (1995 apud CIPRIANI, 2002) para a caracterização de sermões : foram identificados movimentos retóricos e outras marcas de sermão nas mensagens analisadas. Em seguida, foram identificadas e analisadas as estratégias persuasivas que são usadas nas referidas mensagens, assim como o tipo de imagem construída discursivamente pelo líder religioso, tanto para si próprio quanto para seu interlocutor o fiel/membro/futuro membro da IURD e como o subssistema do Engajamento contribui na construção dessas imagens. Nesta etapa da pesquisa, com apoio do quadro teórico, foram analisados os fenômenos linguísticos de contração e expansão dialógica. Percebe-se, nos textos da amostra, uma tensão constante entre a construção discursiva de uma figura de autoridade para o locutor (que é porta-voz de Deus) e, ao mesmo tempo, uma tentativa de aproximação desta figura com o seu interlocutor, o fiel ou fiel em potencial. No que diz respeito à figura de autoridade, há o apagamento do locutor, que atribui a Deus e aos profetas e apóstolos mencionados pela Bíblia seu discurso. O líder é o porta-voz de Deus e único autorizado a falar em nome dEle. Além disso, a mensagem publicada é uma voz institucional, e por isso é menos afetada por traços pessoais do pregador, que se propõe a falar em nome de todos. Isto se realiza lexicogramaticalmente, no corpus, como uma predominância de Atribuição, que vem sempre acompanhada do Endosso, e não acata novas linhas de pensamento a respeito do mesmo tema, como é de praxe no discurso religioso. Por outro lado, além de usar recursos para autorizar o seu discurso, há também uma tentativa do Bispo de aproximar-se do seu fiel, dos seus pontos de vista, de suas dificuldades no acesso à religião. Este movimento de aproximação materializa-se lexicogramaticalmente através das categorias da Expectativa Confirmada, da Negação e da Contra-expectativa, que dialogam com dizeres anteriores que podem ser entendidos como sendo parte do universo discursivo do fiel. Pretende-se que este trabalho sirva não apenas para o enriquecimento acadêmico de pesquisadores e estudiosos da área, mas também como ponto de partida para estudos futuros, uma vez que tanto o discurso religioso quanto o Sistema da Avaliatividade oferecem amplos horizontes no tocante a futuros enfoques
Abstract: The purpose of this dissertation is to identify persuasive strategies used by religious leaders of the Universal Church of the Kingdom of God (IURD, in Portuguese) to attract and maintain its members. The theory adopted is Systemic Functional Linguistics (SFL), more specifically, the system of Appraisal and its focus is on Engagement. The selected corpus is made up of 10 texts written and published in Folha Universal News and on web sites managed by the church. Our first aim was to classify the selected texts from a generic point of view, drawing on Brinton s (1995) analytical categories for the characterization of sermons. Rhetorical movements and other features of the genre sermon were identified in the corpus. Our next step was to identify and classify, drawing on analytical categories from the Engagement sub-system, the persuasive strategies used in the corpus, by means of which the religious leader discursively constructs a representation of himself and of his interlocutor the member / future member. Our focus was on dialogistic positioning, more specifically on strategies of dialogic expansion and contraction. Analysis of the corpus suggests a constant tension between the construction of authority for the speaker (who mediates between God and members of the church) and an attempt, on the part of the religious leader, at building solidarity with members or prospective members of the church. This translates, in the corpus, as strategies of speaker deletion and a predominance of Attribution, whereby the religious leader authorizes his discourse, drawing on the voices of God, prophets and the Bible. Another characteristic of the corpus is that Attribution is always endorsed, and thus does not allow for alternative discursive positions to be entertained, as tends to be the case in discourses with a high degree of extravocalization. As far as solidarity is concerned, the religious leader tries to involve members or prospective members, acknowledging their points of view and their particular ways of understanding religious matters. These strategies of involvement are actualized, in the texts of the corpus, as instances of the categories of Concurrence, Negation and Counter-expectation, which interact with previous utterances that are part of the discursive universe of members or prospective members of the church. This dissertation is intended as a contribution not only to the System of Appraisal within SFL, but also to studies of religious discourse
Palavras-chave: Religious discourse
The Universal Church of the Kingdom of God
Appraisal Theory
Engagement
Discurso religioso
Igreja Universal do Reino de Deus
Sistema da Avaliatividade
Engajamento
Análise do discurso
Persuasão (Retórica)
Análise linguística
Funcionalismo (Linguística)
Sociolinguística
Igreja Universal do Reino de Deus
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MOREIRA, Ana Paula. Estratégias discursivas de persuasão no discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus: uma análise sistêmico funcional. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6950
Data de defesa: 31-Mar-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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