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Tipo do documento: Dissertação
Título: Normas, renormalizações e imagens de ensino e de professor de PLE em situação de trabalho em ambientes empresariais
Título(s) alternativo(s): Norms, renormalizations and images of teaching and teachers of PLE in a work situation in business environments
Autor: Fernandes, Danielle Couto 
Primeiro orientador: Sant'anna, Vera Lucia de Albuquerque
Primeiro membro da banca: Arantes, Poliana Coeli Costa
Segundo membro da banca: Giorgi, Maria Cristina
Resumo: Este estudo parte dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso e das Ciências do Trabalho com foco na linguagem. Quanto aos fundamentos teóricos utilizados, partimos da concepção apontada pela AD francesa, sobre conceber os sujeitos a partir de sua heterogeneidade e através de processos de subjetividade, e procedemos à reflexão sobre imagens dos sujeitos da pesquisa. Para tanto, baseamo-nos em Maingueneau (1997, 2004, 2005, 2006) e, com relação às Ciências do trabalho, na abordagem ergonômica de Daniellou (2002) e na Ergologia de Schwartz (2010 e 2011). Observamos a linguagem sobre a atividade do professor de português como língua estrangeira realizada em ambientes empresariais, com base nas prescrições, os atravessamentos do sujeito em e por sua prática. Vale lembrar que esta pesquisa advém de debates entre colegas docentes que ratificam dificuldades encontradas quanto à heterogeneidade inerente à língua ensinada e à situação de trabalho docente em empresas. O que implica em recorrentes (re)posicionamentos do professor para adequar-se às necessidades específicas dos discentes, sobretudo no que se refere aos sentidos da língua aprendida. Esta investigação justifica-se assim, pela necessidade de se valorizar as singularidades dos professores de PLE como parte essencial de sua formação, para atenuar inquietações diante de poucas ou a falta de prescrições sobre sua atividade. O objetivo geral desta pesquisa é evidenciar percursos metodológicos constituintes do espaço e situação de trabalho do docente. Especificamente, apreendemos da palavra dos sujeitos (atravessada por suas experiências), elementos essenciais de sua produção de subjetividade(s). Assim, propusemos os seguintes questionamentos: que normas ou renormalizações sobre sua atividade de trabalho emergem nas falas dos professores de PLE, que atuam em ambientes empresariais? Que elementos dessas normas/renormalizações remetem a imagens de si que marcam sua subjetividade e o identificam como professor de PLE em ambiente empresarial? Que elementos da heterogeneidade (inter)discursiva emergem das falas dos professores como participantes da construção da sua experiência como professor de PLE em ambiente empresarial? Finalmente, conferindo protagonismo aos professores, realizamos a dinâmica da Instrução ao Sósia a partir da qual selecionamos fragmentos de enunciados que constituem o corpus desta pesquisa e analisamos marcas discursivas que remetem à procedência das regras encontradas
Abstract: This study comprises the theoretical assumption of the Analysis of the Discourse and the Labor Sciences focused on language. Regarding the theoretical groundings used, we start from the notion pointed out by French AD, about devising the subjects from their heterogeneity and by means of processes of subjectivity, carrying into the reflection about images of the subjects of survey. For so, we underlie on Maingueneau (1997, 2004, 2005, 2006) and in the ergonomic approach of Daniellou (2002) and Ergology of Schwartz (2010 and 2011) regarding Labor Sciences. The language on the Portuguese teacher\professor activity as foreign language carried out in corporate environments was observed, based on the requirements, the subject crossing in and by its practice. It is worth remembering that this survey results from debates among colleagues from teaching staff who ratify difficulties found out concerning heterogeneity inherent to language taught and the work from teaching staff status in company. What implies in constant (re)positioning of the teacher\professor to match the student´s specific needs, mainly concerning the meanings of the language learned. Such investigation is then justified by the need of valuing the singularities of the PLE teachers\professors as essential part of their training, to soften concerns before few or absence of requirements about their activity. The general aim of this survey is to underline methodological paths which are part of space and teaching staff status. Specifically, we learn essential elements of their production of subjectivity from the words of the subjects (crossed by their experiences). Thus, the following queries were proposed: that norms or renormalizations arise in the speeches of the PLE professors, who act in corporative environments? What elements of those norms/renormalization forward to the images of themselves and from themselves to third parties highlighting its subjectivity identifying them as PLE teacher\professor in business environment? What elements emerge from the teaching staff experience that happens to contribute with the training and the professional enhancement? At last, providing prominence to professors, the dynamics of the Training to Counterpart was carried out from which fragments of outlines were selected composing the corpus of this survey and analysis of discursive models that lead to the origin of the norms found out
Palavras-chave: Processes of subjectivities
Heterogeneities
Labor
Experience
Norms
Renormalizations
Processos de subjetividades
Heterogeneidades
Trabalho
Experiência
Normas
Renormalizações
Professores de português
Linguagem e línguas Estudo e ensino
Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Subjetividade
Normalização
Empresas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FERNANDES, Danielle Couto. Normas, renormalizações e imagens de ensino e de professor de PLE em situação de trabalho em ambientes empresariais. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6955
Data de defesa: 30-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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