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Tipo do documento: Dissertação
Título: I take my heart in my hand,/ o my god, o my god,/ my broken heart in my hand : two aspects of female broken-heartedness in Christina Rossetti s poetry
Título(s) alternativo(s): I take my heart in my hand,/ O my God, O my God,/ My broken heart in my hand : Two Aspects of Female Broken-Heartedness in Christina Rossetti s Poetry
Autor: Paula, Marcos David Bastos de 
Primeiro orientador: Guedes, Peonia Viana
Primeiro membro da banca: Cruz, Tarso do Amaral de Souza
Segundo membro da banca: Oliveira, Luiz Manoel da Silva
Resumo: Estudos críticos sobre Christina Georgina Rossetti (1830-1894) tem sofrido geralmente com a tendência de igualar sua poesia com intensa morbidez religiosa, por um lado, e, por outro, com denúncias pouco convincentes do assim-chamado amor romântico, pondo em dúvida a validade literária dos seus versos de natureza devocional, especialmente. Algumas críticas feministas têm se esforçado na tentativa de investigar a poesia de Rossetti em busca de evidências de opressão patriarcal em forma de tropos de repressão sexual feminina disfarçados de piedosas afirmações religiosas. Em minha pesquisa tentarei demonstrar, entre outras coisas, que Christina Rossetti não foi nem uma mártir nem tampouco uma rebelde. Em vez disso, ela desenvolveu por si mesma um modo poético que se transformou mais e mais estritamente seu próprio à medida que o tempo passou. Em sua fase madura, especialmente, Rossetti foi adotada por seus contemporâneos, tanto leitores quanto críticos, como uma ilustração viva do dito de John Milton, segundo o qual a vida do poeta deveria ser ela mesma um bom poema. Focalizando especial atenção sobre os versos devocionais de Rossetti, espero poder mostrar que em seus poemas religiosos, ainda mais do que em seus versos de teor secular, Rossetti se debate para encontrar alguma coesão tanto em relação às demandas da vida madura, quanto, também, as largas vistas filosóficas que se abrem quando se vê face a face com seus próprios medos e dúvidas acerca dos possíveis limites da finitude humana. Antes que uma rota de fuga, a fé que inspirava tanto a vida íntima quanto a poesia de Christina Rossetti deu a ela um ponto de referência de onde ela pôde se engajar bravamente com a vida e seu tempo
Abstract: Critical study of Christina Rossetti (1830-1894) has long suffered from a persistent tendency to equate her poetry with a morbid religiosity, on the one hand, and facile denunciations of romantic love, on the other. Some feminist critics such as Gilbert and Gubar, for example, have even attempted to investigate Rossetti s poetry in search of evidence of patriarchal oppression shaped as dark tropes of female sexual starvation that lie hidden behind pious religious statements. In my research, I will try to show that Rossetti was neither a martyr nor a rebel. Instead, she developed a poetic mode that became ever more her own as time passed, and, as mature age approached, Rossetti was embraced by her contemporaries as a living example of John Milton s dictum that the good poet s life should itself be a good poem. By focusing particular attention on her devotional verse, I will contend that in her religious poems, more than in her secular ones, Rossetti struggles to come to grips with both the demands of adult life and the vast philosophical vistas that open up when one grapples with one s innermost doubts and fears concerning the prospects of one s own human finitude. Rather than a route of escape, Rossetti s religious faith gave her a vantage-point from which she bravely engaged with life
Palavras-chave: Victorian poetry
19th Century
Christina Rossetti
Poesia vitoriana
Século XIX
Rossetti, Christina Georgina, 1830-1894 - Crítica e interpretação
Literatura inglesa - História e crítica
Poesia inglesa - Séc. XIX
Poesia religiosa inglesa
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PAULA, Marcos David Bastos de. I take my heart in my hand,/ o my god, o my god,/ my broken heart in my hand : two aspects of female broken-heartedness in Christina Rossetti s poetry. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6956
Data de defesa: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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