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Tipo do documento: Dissertação
Título: A preposição de no ensino de português como segunda língua para estrangeiros
Título(s) alternativo(s): The preposition de in the teaching Portuguese as a second language process
Autor: Souza, Luciere Luiza de 
Primeiro orientador: Ribeiro, Alexandre do Amaral
Primeiro membro da banca: Schlee, Magda Bahia
Segundo membro da banca: Meyer, Rosa Marina de Brito
Resumo: A preposição é um dos temas que oferece especial dificuldade aos aprendizes de português como segunda língua devido à natureza polissêmica que muitos de seus elementos possuem, sobretudo os morfologicamente simples. Dentre a classe em questão, a preposição de tem sido objeto de muitas pesquisas talvez por ser uma das mais frequentes e de uso mais variado nas línguas românicas. A maneira como essa classe gramatical é apresentada nos livros didáticos pode reforçar sua dificuldade de compreensão, tanto por alunos nativos quanto por alunos de língua estrangeira, uma vez que a abordagem da temática é pautada exclusivamente na gramática normativa. Além disso, existe uma dificuldade perceptível na elaboração e aplicação de materiais didáticos de auxílio e fixação de conteúdo que representem apropriadamente a variedade semântica que as preposições e seus empregos podem ter. Isso faz com que o tratamento dado a estes elementos, em grande parte dos livros de PL2E, pareça inadequado e insuficiente. Com base nessas informações esse trabalho apresenta como proposta de pesquisa analisar o caráter sintático-semântico da preposição de no âmbito do ensino de português como língua materna (PLM) e no ensino de português como segunda língua (PL2E), observar se a preposição de é contemplada ou não como conteúdo explícito e de que forma esse conteúdo é apresentado nos livros de PLM e PL2E, respectivamente. Como amostra, foram selecionados quatro livros didáticos sendo dois livros de PLM (Linguagem Nova 5ª Série e Gramática Reflexiva 7º ano) e dois de PL2E (Terra Brasil e Muito Prazer). A motivação da escolha pela análise dos livros didáticos foi a de investigar em que ano de escolaridade e, principalmente, como o conteúdo preposição de é apresentado. E, a partir dos dados resultantes dessa análise, buscar identificar possíveis aproximações com as formas de abordagem da preposição de em livros de PL2E. Este trabalho elegeu a abordagem descritivo-documental de pesquisa em uma perspectiva qualitativa de análise e tratamento dos dados como a mais adequada ao seu objeto e objetivos propostos. O resultado do trabalho mostra que o tratamento da preposição de em livros didáticos de PLM e PL2E é diferente, e que os livros didáticos de PL2E não trazem uma abordagem eficaz, satisfatória e significativa da preposição em questão.
Abstract: Prepositions are one of the subjects that offer special difficulty to learners of Portuguese as a second language, due to the polysemic nature inherent to many of its elements, mainly morphologically simple ones. Among its class, the preposition de has been the object of many researches, probably because it is one of the most frequent and varied in romanic languages. The way this gramatical class is showed in textbooks can reinforce its difficulty, both by native and foreign language students, since the approach of the subject is based exclusively on normative grammar. In addition, there is a noticeable difficulty in the design and application of didactic materials and content fixation that appropriately represent the semantic variety that prepositions and their uses may have. This makes the treatment given to these elements, in most PL2E books, inadequate and insufficient. Based on this information, this work presents as a research proposal to analyze the syntactical-semantical character of the preposition de both in the teaching of Portuguese as a mother tongue (PLM) and the teaching of Portuguese as a second language (PL2E), to observe whether the preposition de is contemplated as an explicit content and in what form this content is presented in the PLM and PL2E books, respectively. As a sample, four textbooks were selected two PLM books (Linguagem Nova - 5th Grade and Reflective Grammar - 7th grade) and two PL2E (Terra Brasil and Muito Prazer). The choice for investigating textbooks was motivated by the author s curiosity regarding when and how, in school curricula, the preposition de is introduced. And, from the data resulting from this analysis, seek to identify possible approximations with the approaches of the preposition de in PL2E books. This work chose the descriptive-documental approach of research in a qualitative perspective of data analysis and treatment as the most adequate to its object and proposed objectives. The result of the work shows that the treatment of the preposition of PLM and PL2E textbooks is different, and that PL2E textbooks do not bring an effective, satisfactory and meaningful approach to the preposition in question
Palavras-chave: PL2E teaching
Preposition
Textbook
Ensino de PL2E
Preposição
Livro didático
Língua portuguesa - Preposições
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Livros didáticos - Avaliação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SOUZA, Luciere Luiza de. A preposição de no ensino de português como segunda língua para estrangeiros. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6960
Data de defesa: 25-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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