Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6964
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estudos sobre produção escrita em português como segunda língua para surdos: o que revelam as pesquisas |
Título(s) alternativo(s): | Studies on written production in Portuguese as a second language for the deaf: what researches reveal |
Autor: | Protasio, Carla Alves Brazil ![]() |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Alexandre do Amaral |
Primeiro membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Segundo membro da banca: | Meyer, Rosa Marina de Brito |
Resumo: | Atualmente muito se tem discutido sobre inclusão na sociedade e na escola. Nesse cenário, observam-se como questões centrais em torno das quais as discussões vêm se organizando, quando se trata da surdez, as relacionadas à adoção de uma perspectiva bilíngue de ensino e, sobretudo, ao ensino do português escrito. Por ser a inclusão de alunos surdos nas salas de aula regulares, de certa forma recente, é possível perceber as relações entre a Língua Brasileira de Sinais e a língua portuguesa como um campo de tensão. E, nesse sentido, por afetar direta ou indiretamente todos os níveis e graus de ensino, torna-se um campo produtivo tanto de investigação quanto de produção e divulgação de conhecimento. Nesta perspectiva, o presente estudo se propõe mapear, caracterizar e analisar a produção acadêmica brasileira das últimas décadas - de 1987 a 2016, na Produção textual em língua portuguesa como segunda língua para surdos, que tenha como foco a articulação entre surdez, técnicas e processos de aprendizagem da produção textual em português escrito por alunos surdos. Tomando como base a natureza descritiva da pesquisa, inspirada nos princípios da pesquisa do tipo estado da arte, este estudo se apoia, para tratar da surdez e da aquisição da língua portuguesa por surdos, nas contribuições de autores como Fernandes (2003), Quadros (1997), Skliar (1997); sobre a importância do signo para o estabelecimento da língua, se apoia em Peirce (1980), Vygotsky (1989) e Pottier (1978). Como fonte principal para a coleta de dados, utilizou-se a plataforma CAPES. Os dados e resultados revelam que boa parte da produção acadêmica sobre surdez e produção escrita de/para surdos se concentra na região sudeste. Chama a atenção o fato de a maioria das produções dos últimos anos estarem na área da Educação. É também evidente a necessidade do contexto bilíngue para a aprendizagem da língua portuguesa escrita como segunda língua para os alunos surdos, e uma formação de professores mais coerente com as necessidades desses sujeitos, sobretudo no que se refere à organização de experiências de aprendizagem mais significativas. Para isso, o uso de aparatos visuais, bem como, de novas tecnologias, aplicativos precisam ser mais bem explorados no ensino de português escrito para surdos. |
Abstract: | Much has been discussed about inclusion in society and at school. In this scenario, the central issues around which the discussions are organized, when it comes to deafness, are related to the adoption of a bilingual perspective of teaching and, above all, to the teaching of written Portuguese. In a way, the inclusion of deaf students in regular classrooms is recent and controversial that´s why is possible feeling a tension space when one thinks the relations between the Brazilian Sign Language and the Portuguese language. And in this sense, because it affects directly or indirectly all levels and degrees of education, that´s why it becomes a productive field for both research and production and dissemination of knowledge. In this perspective, the present study aims to map, characterize and analyze the Brazilian academic production of the last decades - from 1987 to 2016, in the textual production in Portuguese as a second language for the deaf, focusing on the articulation between deafness, techniques and processes of textual production in Portuguese written by deaf students. Based on the descriptive nature of the research, inspired by the principles of state - of - the - art research, this study is based on the contributions of authors such as Fernandes (2003), Quadros 1997), Skliar (1997); on the importance of the sign for the establishment of the language, is based on Peirce (1980), Vygotsky (1989) and Pottier (1978). As the main source for data collection, the CAPES platform was used. The data and results show that much of the academic production on deafness and written / deaf production is concentrated in the Southeast region. It is striking that most of the productions of the last years are in the education area. It is also evident the need of the bilingual context for learning the Portuguese language written as a second language for deaf students, and also the need of a teacher training more coherent with the needs of these subjects, especially regarding the organization of more meaningful learning experiences. For this, the use of visual devices, as well as new technologies, applications need to be better explored in teaching Portuguese written for the deaf. |
Palavras-chave: | Written portuguese Deafness Text Português escrito Surdez Texto Surdos - Estudo e ensino Aquisição da segunda língua Língua portuguesa - Escrita |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | PROTASIO, Carla Alves Brazil. Estudos sobre produção escrita em português como segunda língua para surdos: o que revelam as pesquisas. 2017. 77 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6964 |
Data de defesa: | 26-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Carla Alves Brazil Protasio Dissertacao Completa.pdf | 531,36 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.