Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6970
Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA)
Título(s) alternativo(s): Reflections on teaching practice in the development of oral production in French as Additional Language (FLA)
Autor: Fonseca, Priscila Rodrigues Cardoso 
Primeiro orientador: Cardoso, Janaina da Silva
Primeiro membro da banca: Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
Segundo membro da banca: Fellows, Maria Ruth Machado
Resumo: Este trabalho tem por finalidade ser uma pesquisa-ação que objetiva oferecer dispositivos que façam os professores repensarem sua prática docente. Assim, pretende-se apresentar o processo atual da aquisição e da prática de Produção Oral (PO) em docentes de instituições privadas de ensino de Francês como Língua Adicional (FLA) do estado do Rio de Janeiro à luz das estratégias de aprendizagem, cunhadas por Oxford (1989). Ademais, há o intuito de identificar e estruturar as principais dificuldades dos professores em seu percurso de formação, tendo como fontes teóricas a Sociolinguística, o Construtivismo e a formação de professores. A coleta de dados dá-se em duas fases, mediante questionários de múltiplas escolhas e aplicação de entrevistas. Esta investigação tem como norte responder às seguintes questões: Qual é o papel da universidade na formação dos professores de FLA? Como o processo de ensino-aprendizagem influencia a prática e a formação contínua dos professores de FLA? Quais são as principais estratégias de aprendizagem ligadas à aquisição da PO na visão desses educadores?
Abstract: This paper aims to present an action research that proposes devices that lead teachers to rethink their teaching practices. Thus, it is intended here to demonstrate the current process of acquisition and practice in Oral Production by teachers from private institutions teaching French as Additional Language (FAL) in the state of Rio de Janeiro by the learning strategies by Oxford (1989). Moreover, this study intends to identify and structure teacher's main difficulties during in their formation route. Its theoretical background includes Sociolinguistic, Constructivism and FAL teaching. The data is collected through multiple-choice questionnaires and interviews. This research aims to answer the following questions: What is the role of the university in the FAL s teachers formation? How does teaching-learning process influence the FAL teacher s practice and their continuous formation? What are the main learning strategies related to the acquisition of PO in the vision of FAL s teachers?
Palavras-chave: Language acquisition
FAL
Oral production
Teaching practice
Teacher training
Língua francesa Estudo e ensino
Professores de línguas Formação
Aquisição de segunda língua
Prática de ensino
Aquisição de linguagem
Francês como Língua Adicional
Produção oral
Prática docente
Formação de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FONSECA, Priscila Rodrigues Cardoso. Reflexões sobre a prática docente no desenvolvimento da Produção Oral em Francês como Língua Adicional (FLA). 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6970
Data de defesa: 22-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca - Dissertacao.pdf1,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.