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Tipo do documento: Dissertação
Título: Na batalha do mercado, eles lutam pra vencer, elas lutam pra entrar: uma análise discursiva do sujeito profissional em NOVA e VOCÊ S.A
Título(s) alternativo(s): Dans la bataille du marché , ils luttent pour vaincre, elles se battent pour y entrer: une analyse discoursive du sujet « professionnel » dans NOVA et VOCÊ S.A
Autor: Dias, Virgínia Carollo da Costa 
Primeiro orientador: Baalbaki, Angela Correa Ferreira
Primeiro membro da banca: Rocha, Décio Orlando Soares da
Segundo membro da banca: Silva, Silmara Cristina Dela da
Resumo: Tendo como base o arcabouço teórico da Análise de Discurso Materialista, o presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos de sentidos produzidos para os sujeitos profissional e profissional-mulher em reportagens de caráter prescritivo, retiradas das revistas VOCÊ S.A e NOVA/COSMOPOLITAN, sobre comportamento no ambiente corporativo. Busca-se mais especificamente identificar que imagem de mulher atrelada ao sujeito profissional-mulher em cada uma das revistas e, também, identificar se a posição profissional em VOCÊ S.A é atravessada por alguma formação discursiva gendrada. A partir do conceito de trajeto temático, organiza-se o corpus em três grupos: chefia , comunicação virtual e medo/insegurança . Cada grupo é composto por duas matérias de mesmo tema, uma tendo o sujeito profissional ocupando a posição de formação imaginária leitor e a outra o sujeito profissional-mulher . Nos trajetos temáticos chefia e comunicação virtual faz-se uma análise comparativa entre as matérias de NOVA/COSMOPOLITAN, destinadas a profissionais-mulheres , e de VOCÊ S.A, destinada a profissionais . Já no trajeto temático medo/insegurança , comparam-se duas matérias de VOCÊ S.A, sendo uma destinada a profissionais e outra a profissionais-mulheres . No decorrer das análises observa-se que, mesmo nas matérias de VOCÊ S.A que possuem como formação imaginária o sujeito profissional , encontra-se uma imagem de profissional-mulher atravessando o discurso. Constata-se que, para todas as matérias analisadas de ambas as revistas, a imagem de mulher que constitui o sujeito profissional-mulher se inscreve em uma formação discursiva sexista e que, o sujeito profissional de VOCÊ S.A se inscreve nessa mesma formação discursiva como sujeito homem . Além disso, também é possível observar que, enquanto o sujeito profissional-mulher se mantém na posição sujeito-leitora de NOVA/COSMOPOLITAN, ou seja, como um sujeito-leitor de revista feminina, o discurso sexista funciona produzindo e determinando sentidos para mulher como se fosse único, de forma pacífica, sem estabelecer relação de tensão com outros discursos. Entretanto, quando o sujeito profissional-mulher se desloca para ocupar a posição de sujeito-leitor de VOCÊ S.A, isto é, quando esse sujeito passa a ocupar a posição de profissional , observa-se que o discurso sexista da revista estabelece uma relação de tensão com os elementos de saber de uma formação discursiva antagônica, a formação discursiva feminista. Como considerações finais, tem-se que, no discurso das matérias analisadas, o homem é sempre-já sujeito profissional , destino a ele determinado como condição natural pelo discurso sexista. Já o sujeito profissional-mulher é um sujeito que está em condição de tornar-se profissional , e para isso precisa superar sua condição de mulher. Entretanto, quando o profissional-mulher se reivindica como profissional em uma condição de igualdade, o discurso feminista funciona de forma a coloca-la novamente em seu lugar natural , o de mãe e esposa.
Abstract: À partir de la théorie de l'Analyse du Discours Matérialiste, ce travail a pour but d'analyser des différents effets de sens produits pour les sujets «professionnel» et «femme professionnel» dans des articles retirés des magazines NOVA et VOCÊ S.A traitant des règles de conduite et du comportement dans le milieu corporatif. Il s'agit ici d'identifier quelle est l'image de «femme» liée au sujet «femme professionnelle» dans chaque magazine et de vérifier si la position de sujet «professionnel» dans VOCÊ S.A est traversée par une formation discursive genrée. Ayant pour base le concept de trajet thématique, on organise le corpus en trois catégories, selon les thèmes : «leadership», «communication virtuelle» et « peur/insécurité». Chaque catégorie est composée de deux articles traitant d'un même thème, mais, dans un article de chaque catégorie, la position imaginaire de «lecteur» est occupée par le sujet «professionnel» ; dans l'autre article, c'est le sujet «femme professionnelle» qui constitue l image de «lecteur». Pendant que dans les trajets thématiques «leadership» et « communication virtuelle» on fait une analyse comparative entre les articles de NOVA/COSMOPOLITAN, destinés aux «femmes professionnelles», et ceux de VOCÊ S.A, destinés aux «professionnels», dans le trajet thématique «peur/insécurité» on a comparé deux articles de la même magazine, VOCÊ S.A, l'un étant destiné aux «professionnels» et l'autre étant destiné aux «femmes professionnelles». On constate que même les articles de VOCÊ S.A, qui ont le sujet «professionnel» comme formation imaginaire de «lecteur», présentent une image de «femme professionnelle» traversant le discours. On constate encore que, dans tous les articles analysés l'image de «femme» constituant le sujet «femme professionnelle» s'inscrit dans une formation discursive sexiste, et que le sujet « professionnel » de VOCÊ S.A s'inscrit aussi dans cette même formation discursive sexiste en tant que sujet «homme». D'ailleurs, on observe que, tandis que le sujet «femme-professionnelle» se maintient dans la position «sujet-lectrice» de NOVA/COSMOPOLITAN , le fonctionnement du discours sexiste consiste à produire et à déterminer des sens pour «femme» présentés comme uniques n'établissant pas des relations de tension avec d'autres discours. Pourtant, lorsque le sujet «femme professionnelle» se déplace et occupe la position de «sujet-lecteur» de VOCÊ S.A on observe que le discours sexiste établit une relation de tension avec les éléments de savoir d'une formation discursive antagoniste : la formation discursive féministe. Pour conclusion, on a que, dans le discours des articles analysés, d'un côté, l'«homme» est le «toujours déjà-là» sujet «professionnel», cette position étant attribuée à lui comme une condition naturelle par le discours sexiste ; d'autre côté, le sujet «femme-professionnelle» est un sujet en train de «devenir professionnel». Mais pour que le sujet «femme professionnelle» devienne «professionnel», il lui faudrait surmonter la condition de «femme». Cependant, au moment où la «femme professionnelle» revendique la position de sujet «professionnel» sur un pied d'égalité avec les hommes, le discours féministe fonctionne de manière à la mettre de nouveau à sa place «naturelle» de mère et épouse.
Palavras-chave: Analyse du discours
Genre
Professionnel(le)
Magazines
Análise crítica do discurso
Mulheres Aspectos sociais
Periódicos para mulheres
Análise do discurso
Gênero
Profissional
Revistas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: DIAS, Virgínia Carollo da Costa. Na batalha do mercado, eles lutam pra vencer, elas lutam pra entrar: uma análise discursiva do sujeito profissional em NOVA e VOCÊ S.A. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6972
Data de defesa: 27-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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