Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6973
Tipo do documento: Dissertação
Título: WebQuest e letramento na cibercultura: uma estratégia para a aprendizagem colaborativa
Título(s) alternativo(s): WebQuest and literacy in cyberculture: a strategy for collaborative learning
Autor: Zanoni, Rafaela Capitanio 
Primeiro orientador: Santos, Denise Salim
Primeiro membro da banca: Pimentel, Carmen
Segundo membro da banca: Barbosa, Flávio de Aguiar
Resumo: A WebQuest, tecnologia educacional criada por Bernie Dodge em 1995, pode estimular a aquisição de letramentos digitais durante a formação básica, promovendo o uso da leitura e da escrita no ciberespaço e atuando na construção de cidadãos críticos multiletrados que consigam se posicionar, de modo consciente e construtivo, em diversas esferas. Segundo seu criador, essa metodologia é vantajosa, por ser acessível e sem custos aos docentes e à escola, e pode transformar o ambiente de ensino tradicional em um contexto mais dinâmico e estimulante ao aprendizado. Sendo assim, esta dissertação tem por objetivo verificar a aplicabilidade dessa ferramenta no ensino de Língua Portuguesa. Analisamos 343 WebQuests de Língua Portuguesa disponibilizadas no site WebQuest Fácil, baseando-nos nos aportes teóricos de Kenski (2012), Ribeiro (2012), Rojo (2013), Coscarelli (2016), Delors et. al (1998), Kleiman (1995), Soares (2003), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Bakhtin (2011), Araújo e Leffa (2016), Dodge (1995), Rocha (2007), Abar e Barbosa (2008). Os resultados indicaram que a metodologia de ensino está sendo subutilizada em sala de aula, pois apenas uma pequena parcela segue as orientações de Dodge. Concluímos, então, que é preciso rever como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) estão sendo inseridas em sala de aula, pois se elas não conseguirem fazer com que o aluno transforme a informação em conhecimento não estão cumprindo adequadamente a sua função educacional.
Abstract: WebQuest, an educational technology created by Bernie Dodge in 1995, can stimulate the acquisition of digital literacies during basic education, encouraging the use of reading and writing in cyberspace and taking action on the education of critical multiliterate citizens who are able to think and act, in a conscious and constructive manner, in several areas. According to its creator, this methodology has advantages, as it is accessible and incurs no costs to teachers and schools, potentially transforming the traditional teaching environment into a more dynamic and stimulating setting for learning. Therefore, the objective of this master s thesis is to verify the applicability of this tool in Portuguese language teaching. Three hundred forty-three Portuguese Language WebQuests available at the WebQuest Fácil website were analyzed based on the theoretical contributions of Kenski (2012), Ribeiro (2012), Rojo (2013), Coscarelli (2016), Delors et al. (1998), Kleiman (1995), Soares (2003), Dudeney, Hockly and Pegrum (2016), Bakhtin (2011), Araújo and Leffa (2016), Dodge (1995), Rocha (2007), Abar and Barbosa (2008). The results indicated that this teaching methodology is being underused in classrooms, since only a small part of the analyzed WebQuests follow the instructions of Dodge. Thus, it was concluded that there is a need to reconsider how New Technologies of Information and Communication (NTICs) are being included in classes, because, if they cannot make the student transform information into knowledge, they are not fulfilling their educational function appropriately.
Palavras-chave: Digital literacy
WebQuest
Writing and reading
Letramento digital
WebQuest
Escrita e leitura
Ensino Meios auxiliares
Tecnologia educacional
Língua portuguesa Estudo e ensino
Leitura Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ZANONI, Rafaela Capitanio. WebQuest e letramento na cibercultura: uma estratégia para a aprendizagem colaborativa. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6973
Data de defesa: 21-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rafaela Capitanio Zanoni - Dissertacao.pdf15,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.