Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6976
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Imagem-nação, nação imaginada: história, memória e identidade em Os Memoráveis, de Lídia Jorge |
Título(s) alternativo(s): | Image-nation, imagined nation: history, memory and identity in Os Memoráveis, by Lídia Jorge |
Autor: | Silva, Ariane de Andrade da ![]() |
Primeiro orientador: | Amorim, Claudia Maria de Souza |
Primeiro membro da banca: | Gonda, Gumercinda Nascimento |
Segundo membro da banca: | Vasconcelos, Viviane da Silva |
Resumo: | Esta dissertação analisa o romance "Os Memoráveis" (2014), da autora portuguesa Lídia Jorge, através da relação que este estabelece com a Revolução de 25 de Abril de 1974 e seus desdobramentos. No que toca à revisitação desse marco histórico da nação portuguesa, discute-se a interlocução entre o discurso historiográfico e o discurso (meta) ficcional, principalmente, com vistas a repensar de que formas o quadro político-social português foi, no período revolucionário, entremeado por forte intervenção norte-americana, assim como quais foram (são) os reflexos disso em Portugal. Essa reflexão é iluminada pela análise de elementos que norteiam a busca pelo passado, nesse sentido, repensa-se a História através da memória tanto de objetos guardados, quanto de sujeitos testemunhais. Diante do despertar para as margens da história, reavalia-se o caminhar de três jovens jornalistas portugueses afetados que são pelo confronto geracional que protagonizam e por um percurso que os obriga a ler a História a contrapelo. Ainda, ao percebermos a recuperação ficcionalizada de ícones do período revolucionário, discutem-se os processos que levam tais sujeitos em exílio a encontrarem nas memórias do passado, nesse tempo fraturado, um local de pertencimento, desenraizando-se do presente. Percebe-se, ainda, que a personagem Ana Machado, ao retornar ao seu país de origem, estará posicionada em um tempo de interrogações, em que pesa a necessidade de confrontar-se com a figura de seu pai e, ao mesmo tempo, reavaliar os laços afetivos que mantém com sua pátria. A par dessa relação, investiga-se, finalmente, a emergência de uma narração fragmentada, que se submete à memória de seus interlocutores na recomposição daquilo que foi relegado às sombras da história. |
Abstract: | This work analyzes the novel Os Memoraveis (2014) written by Portuguese writer Lidia Jorge, in the light of its connection with the 25th of April 1974 and the aftermath of the revolution. The idea behind revisiting this remarkable event in the history of the Portuguese nation is to discuss the interlocution between the historiographic discourse and the (meta)fictional discourse. The main goal is to rethink both the ways in which the Portuguese social-political scenario was, during the revolutionary period, permeated by a strong North American intervention and the consequences of such influence over Portugal, which linger on to this day. This reflection is enlightened by the analysis of elements with serve as a north in the search for the past, rethinking History through memory imprinted on mementos and testimonial subjects. In the face of the awakening to the margins of history, the journey of three young Portuguese journalists is reevaluated. The analysis considers how they are affected by the generational confrontations and the road they take, which forces them to read History in a counter-hegemonic way. Moreover, the examination of the fictionalized recovery of icons from the revolutionary period allows for a discussion around the processes which lead these exiled subjects to find in the memories of the past a place of belonging. It is by uprooting themselves from the present, in this fractured time, that they reach a sense of self. In addition, it is also noticeable that the character Ana Machado, upon returning to her country of origin, finds herself in a space and time of questioning which evokes the need to confront her father and, at the same time, to reassess the affective ties she has with her homeland. Taking into consideration these relations, this thesis investigates the emergence of a fragmented narration that is bound to the memory of its interlocutors in the reconstruction of events which have been relegated to the shadows of history. |
Palavras-chave: | History Memory Revolution Narration História Memória Revolução Narração Jorge, Lídia, 1946- - Crítica e interpretação Jorge, Lídia, 1946-. Os memoráveis Memória na literatura Portugal História Revolução, 1974 - Ficção Análise do discurso narrativo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6976 |
Data de defesa: | 27-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ariane de Andrade da Silva_Dissertacao.pdf | 436,04 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.