Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6981
Tipo do documento: Dissertação
Título: A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização
Título(s) alternativo(s): The pilgrim soul of the literary text and the challenges of its schooling
Autor: Vargas, Mariana Vidal de 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Novaes, Ana Maria Pires
Resumo: A pesquisa realizada resulta da vontade de garantir o amplo acesso ao texto literário. Entende-se amplo acesso não apenas como a obtenção do objeto livro, mas também como o direito ao desenvolvimento das habilidades e competências linguístico-cognitivas para o entendimento e a apreciação desse tipo de texto. Historicamente, isso é prerrogativa de apenas uma parcela da sociedade. Considerando isso, promoveram-se ações de aproximação dos jovens leitores à Literatura, sem recorrer ao argumento da obrigatoriedade ou da obtenção de nota. No intuito de reduzir ao máximo a influência da escolarização na recepção dos textos literários, aplicou-se o método testado por Fernanda Farias de Freiras na sua tese de Doutorado (2013), e o Clube dos Leitores foi aplicado em uma escola da cidade de Araruama. Paralelamente a isso, na mesma escola, nas situações em que a escolarização tradicional era inevitável, optou-se, nas aulas de Língua Portuguesa, por constantes e reiteradas leituras literárias, apresentando-se estas acrescidas de outras leituras que estabeleciam diálogo direto ou indireto entre si. Observados os resultados e obstáculos descritos, acredita-se que outros colegas compartilhem de experiências semelhantes e possam usufruir de uma ou outra reflexão aqui exposta
Abstract: The research carried out results from the desire to guarantee the broad access to the literary text. Broad access understood not only as the obtaining of the book object, but also as the guarantee of the development of the linguistic-cognitive skills and competences for the understanding and appreciation of this type of text. Historically, this is only guaranteed for a portion of society. Considering this, actions were taken to aproach young readers closer to Literature, without resorting to the argument of compulsion or of obtaining a note. In order to reduce as much as possible the influence of schooling on the reception of literary texts, the method tested by Fernanda Farias de Freiras in her doctorate degree thesis was applied, and the "Club of Readers" was applied in a school in the city of Araruama. Parallel to this, in the same school, in situations where traditional schooling was unavoidable, it was decided, in Portuguese Language Classes, by constant and reiterated literary readings, presenting themselves with other readings that established direct or indirect dialogue between them. With the results and obstacles described, it is believed that other colleagues share similar experiences and can take advantage of one or another of the reflections presented here
Palavras-chave: Reading
Literature
Portuguese language teaching
Schooling
Leitura
Literatura
Ensino de Língua portuguesa
Escolarização
Leitura Estudo e ensino
Língua portuguesa Estudo e ensino
Compreensão na leitura
Leitores
Livros e leitura na literatura
Letramento
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: VARGAS, Mariana Vidal de. A alma peregrina do texto literário e os desafios da sua escolarização. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6981
Data de defesa: 27-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Mariana Vidal de Vargas_Dissertacao.pdf898,32 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.