Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6984
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem de segunda língua por meio da educação online aberta: o uso de tecnologias digitais, gamificação e autodidatismo no processo de aquisição linguística
Título(s) alternativo(s): Second language learning through open online education: the use of digital technologies, gamification and autodidacticism in the process of linguistic acquisition
Autor: Corrêa, Cláudio Ricardo 
Primeiro orientador: Cardoso, Janaina da Silva
Primeiro membro da banca: Rabello, Cíntia Regina Lacerda
Segundo membro da banca: Arantes, Poliana Coeli Costa
Resumo: Este estudo aborda como ocorre o ensino/aprendizagem de segunda língua por meio da educação online aberta tendo como viés o uso de tecnologias digitais (em especial as de acesso à internet). Entre os temas abordados estão: gamificação, tecnologias de informação e comunicação (TICs), ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), educação a distância (EAD), cibercultura, autodidatismo, autonomia, pensamento crítico, autoria, inclusão e democratização do acesso à aprendizagem. Para isso optou-se pelos cursos, aplicativos e sites de ensino/aprendizagem de segunda língua gratuitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa para a qual foram selecionados participantes adultos falantes nativos de língua portuguesa, que não tiveram instrução formal da língua-alvo , que fizeram testes de nivelamento comparativos (iniciais e finais), com o propósito de averiguar a aprendizagem. O curso-base escolhido para os participantes foi o Duolingo. Também foram agregados outros meios digitais de educação aberta, disponíveis para prática, interação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de competência linguística. Como suporte teórico contou-se com o embasamento de diversos autores, entre eles: ALARCÃO (1996); CARDOSO (2005, 2010, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017); CIMINO (2007); COSCARELLI (2011, 2016); DEMO (2008, 2009, 2011, 2013); DICKINSON (1992); ELLIS (1985, 2003); FREIRE (1996); KENSKI (1998, 2012, 2013); KAPP (2012); KUMARAVADIVELU (2003, 2009); McGONIGAL (2012); MORAN (2000, 2013); LÊDO (2013); LEFFA (1988, 1999, 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2012, 2016); LÉVY (1993, 2010); MIRANDA (2007); OLIVEIRA (2014); O MALLEY e CHAMOT (1990); OXFORD (1990); PAIVA (2002, 2005, 2006, 2014); POZO (1999, 2002, 2007); PRENSKY (2001); SANCHO (2010); SANTOS (2010); SILVA (2000, 2008); VALENTE (2017) e VYGOTSKY (1991)
Abstract: This study approaches how second language teaching/learning occurs in open online education by making use of digital technologies (specially those with internet access). Among the topics covered are: gamification, information and communication technologies (ICTs), virtual learning environments (VLEs), distance education, cyberculture, self-learning, autonomy, critical thinking, authorship, inclusion and democratization of access to learning. In order to do that, free courses, applications and second language teaching/learning sites were chosen. This is a qualitative research in which adult participants native speakers of Portuguese language, who did not have formal instruction in the target language were selected and did comparative (initial and final) placement tests tests, with the purpose of ascertaining learning. The basic course chosen for the participants was Duolingo. Other digital sources of open online education, available for practice, interaction, improvement and development of linguistic competence, were also added. As a theoretical support, several authors were researched, among them: ALARCÃO (1996); CARDOSO (2005, 2010, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017); CIMINO (2007); COSCARELLI (2011, 2016); DEMO (2008, 2009, 2011, 2013); DICKINSON (1992); ELLIS (1985, 2003); FREIRE (1996); KENSKI (1998, 2012, 2013); KAPP (2012); KUMARAVADIVELU (2003, 2009); McGONIGAL (2012); MORAN (2000, 2013); LÊDO (2013); LEFFA (1988, 1999, 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2012, 2016); LÉVY (1993, 2010); MIRANDA (2007); OLIVEIRA (2014); O MALLEY e CHAMOT (1990); OXFORD (1990); PAIVA (2002, 2005, 2006, 2014); POZO (1999, 2002, 2007); PRENSKY (2001); SANCHO (2010); SANTOS (2010); SILVA (2000, 2008); VALENTE (2017) e VYGOTSKY (1991)
Palavras-chave: Autodidacticism
Second language teaching / learning
Open online education
Gamification
Digital technologies
Autodidatismo
Ensino / aprendizagem de segunda língua
Ensino online aberto
Gamificação
Tecnologias digitais
Aquisição de segunda língua
Ensino via Web
Tecnologia educacional
Ensino à distância
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CORRÊA, Cláudio Ricardo. Aprendizagem de segunda língua por meio da educação online aberta: o uso de tecnologias digitais, gamificação e autodidatismo no processo de aquisição linguística. 2018. 182 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6984
Data de defesa: 26-Mai-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Claudio Ricardo Correa - Dissertacao.pdf5,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.