Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6985
Tipo do documento: Dissertação
Título: O pacto ambíguo em O irmão alemão: uma autoficção de Chico Buarque
Título(s) alternativo(s): The ambiguous pact in The German brother: an autofiction of Chico Buarque
Autor: Silva, Jhonatan Rodrigues Peixoto da 
Primeiro orientador: Santos, Ana Cristina dos
Primeiro membro da banca: Lopez, Anna Faedrich Martins
Segundo membro da banca: Batista, Ceila Maria Ferreira
Resumo: As obras literárias autoficcionais se proliferam no cenário coevo da produção literária, elevando a autoficção ao patamar de tendência narrativa da atualidade. Contudo, os estudos que se voltam para seu discurso não são consensuais em suas exposições e as teorizações em torno da autoficção geralmente não são confluentes. As teorias não raras vezes são antitéticas, estando algumas perspectivas teóricas acerca da autoficção em posições infensas. O estudo do fenômeno estético autoficcional ainda se desdobra em, pelo menos, duas correntes de pensamento que visam entender a autoficção: a perspectiva estrita, embasada pelas ideias de Serge Doubrovsky, e a perspectiva ampla, alicerçada nos estudos de Vincent Colonna. Imbuída de tantas controvérsias e incertezas, a narrativa autoficcional é uma das temáticas mais aporéticas da Teoria da Literatura contemporânea. Levando em consideração a complexidade das representações autoficcionais, este trabalho visa analisar O irmão alemão (2014), de Chico Buarque, assinalando e pondo em destaque a sua natureza autoficcional: uma obra literária que coaduna deliberadamente elementos ficcionais e elementos factuais e exige um peculiar contrato de leitura estabelecido e selado pelo pacto ambíguo. Em suma, além de um estudo analítico acerca da teoria da autoficção, pretende-se depreender o fenômeno estético autoficcional em sua manifestação na obra O irmão alemão. Pensando na hibridez e na ambiguidade inerentes ao discurso autoficcional, a irrupção de problemas teóricos é inevitável: qual é a especificidade da autoficção? Quais são os discursos que a compõem? Como ela se manifesta como fenômeno estético em uma obra literária contemporânea, especificamente em O irmão alemão? A fim de dirimir tais questionamentos, com base, principalmente, em Manuel Alberca (2007), Anna Faedrich (2014), Philippe Lejeune (2014), Vincent Colonna (2014), Serge Doubrovsky (2014) e Jacques Lecarme (2014), analisa-se criticamente a teoria da autoficção e a sua complexidade. Tal análise não relega a observação do fenômeno em si, posto que o romance O irmão alemão é imbuído de uma estrutura narrativa salpicada de recortes biográficos de Chico Buarque, configurando-se como um fecundo objeto de análise do discurso autoficcional. A análise do romance em si e dos vestígios biográficos inseridos nele foi embasada nas obras teóricas de Regina Zappa (2011), Rinaldo de Fernandes (2013) e Andréa Delmaschio (2014). Verifica-se, ao longo deste trabalho, que o gênero autoficção possui especificidades estéticas em seu discurso, tais como a relação de identidade onomástica, o pacto ambíguo e os fragmentos de existência, que o distinguem de outras formas de escritas de si, sobretudo, da ficção autobiográfica. Também se observa que a obra literária O irmão alemão pertence ao conjunto de obras denominadas autoficcionais, visto que é possível identificar em sua tessitura textual as características essenciais do gênero autoficcional, incluindo a deliberada autorrepresentação por parte do autor, engendrando, ao mesclar dados factuais a elementos ficcionais, o efeito de ambiguidade que reverbera por toda a obra e caracteriza o pacto ambíguo
Abstract: The autofictional literary works proliferate in the actual scenario of literary production, elevating the autofiction to the level of narrative tendency of the present time. However, studies that turn to their discourse are not consensual in their expositions and theorizations around autofiction are generally not confluent. Theories are often antithetical, with some theoretical perspectives on autofiction in inflected positions. The study of the auto-functional aesthetic phenomenon still unfolds in at least two streams of thought aimed at understanding autofiction: the strict perspective, based on the ideas of Serge Doubrovsky, and the broad perspective, grounded in the studies of Vincent Colonna. Imbued with so many controversies and uncertainties, the autofictional narrative is one of the most aesthetic themes of Contemporary Theory of Literature. Taking into account the complexity of autofictional representations, this paper aims to analyze Chico Buarque's The German Brother (2014), highlighting and highlighting his auto-functional nature: a literary work that deliberately fits fictional elements and factual elements and requires a peculiar contract established and sealed by the ambiguous pact. In short, in addition to an analytical study on the theory of autofiction, we intend to understand the auto-functional aesthetic phenomenon in its manifestation in the work The German brother. Thinking about the hybridity and ambiguity inherent in the autofictional discourse, the irruption of theoretical problems is inevitable: what is the specificity of autofiction? What are the speeches that comprise it? How does it manifest itself as an aesthetic phenomenon in a contemporary literary work, specifically in The German Brother? In order to resolve such questions, based mainly on Manuel Alberca (2007), Anna Faedrich (2014), Philippe Lejeune (2014), Vincent Colonna (2014), Serge Doubrovsky (2014) and Jacques Lecarme (2014), analyzes the theory of autofiction and its complexity. This analysis does not relegate the observation of the phenomenon itself, since the novel The German brother is imbued with a narrative structure peppered with biographical clippings by Chico Buarque, becoming a fecund object of analysis of the autoficcional discourse. The analysis of the novel itself and of the biographical traces inserted in it was based on the theoretical works of Regina Zappa (2011), Rinaldo de Fernandes (2013) and Andréa Delmaschio (2014). Throughout this work, the autofiction genre has aesthetic specificities in its discourse, such as the relation of onomastic identity, the ambiguous pact and fragments of existence, which distinguish it from other forms of self-writing, of autobiographical fiction. It is also observed that the literary work The German brother belongs to the set of works denominated autoficcional, since it is possible to identify in its textual tessitura the essential characteristics of the autoficcional genre, including the deliberate autorrepresentation on the part of the author, engendering, when merging factual data to fictional elements, the effect of ambiguity that reverberates throughout the work and characterizes the ambiguous pact
Palavras-chave: Autofiction
Buarque, Chico, 1944- Crítica e interpretação
Buarque, Chico, 1944-. O irmão alemão
Memória autobiográfica Ficção
Autobiografia
Análise do discurso narrativo
Autoficção
Chico Buarque
O irmão alemão
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Jhonatan Rodrigues Peixoto da. O pacto ambíguo em O irmão alemão: uma autoficção de Chico Buarque. 2018. 145 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6985
Data de defesa: 24-Jan-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jhonatan Rodrigues Peixoto da Silva Dissertacao.pdf907,72 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.