Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6986
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de Português como língua estrangeira para aprendizes hispanófonos: imagens do empresário neoliberal de sucesso em material didático
Título(s) alternativo(s): Enseñanza de Portugués como lengua extranjera para aprendices hispanohablantes: imágenes del empresario neoliberal exitoso en material didáctico
Autor: Rosinek, Ana Patrícia 
Primeiro orientador: Rocha, Décio Orlando Soares da
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Isabel Cristina
Segundo membro da banca: Vargens, Dayala Paiva de Medeiros
Resumo: Nossa pesquisa nasce a partir da reflexão sobre nossa prática profissional, em um curso de português como língua estrangeira, na modalidade negócios, ministrado dentro de empresas em Santiago do Chile. Nesse curso, chamado Português básico para negócios , utilizava-se um material didático especificamente confeccionado para ele, e um dos pontos recorrentes encontrados nesse manual é que, em diversos textos e atividades propostas, aparecia sempre a figura do empresário bem-sucedido. Assim, selecionamos os textos presentes no material didático que trazem a figura desse empresário/executivo. A partir daí, buscamos na Análise do Discurso francesa conceitos que pudessem orientar-nos em possíveis leituras desse material. Nossa análise se desenvolve com base nas ideias de cenografia (MAINGUENEAU, 2013) e produção de subjetividade (MIRANDA; SOARES, 2014). Maingueneau (2013) nos fala sobre as três cenas enunciativas: cenografia, cena genérica e cena englobante. Nesse material propomos duas perspectivas de análise diferentes para as três cenas: uma delas considera os aspectos relativos ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa, e a outra, promove a circulação de ideias relativas ao empresário de sucesso, uma vez que ele é recorrente em nosso material. Observamos também a produção de subjetividade, apoiados nos personagens encontrados, e intuímos que eles corroboram a ideia de gestor de si mesmo (GAULEJAC, 2007), que emerge a partir das ideias neoliberais. De acordo com esse sistema, o trabalhador passa a ser ele mesmo responsável por seu trabalho e por conseguir nele se manter, já que, nesse novo modelo, não há emprego para todos. Também observamos a configuração de uma subjetividade luxo (ROLNIK, 2007) para o empresário, onde se produz um modelo a seguir para se conquistar o sucesso.
Abstract: Nuestra investigación nace a partir de las reflexiones acerca de nuestra práctica profesional, en un curso de portugués como lengua extranjera, en la modalidad negocios, ministrado al interior de empresas en Santiago de Chile. En ese curso, llamado Portugués básico para negocios , se utilizaba un material didáctico específicamente confeccionado para él, y uno de los puntos recurrentes encontrados en ese manual es que, en diversos textos y actividades propuestas, aparecía siempre la figura del empresario exitoso. Así, seleccionamos los textos presentes en el material didáctico que traen la figura de ese empresario/ejecutivo. A partir de ahí, buscamos en el Análisis del Discurso francés conceptos que pudiesen orientarnos en posibles lecturas de nuestro material. Nuestro análisis se desarrolla basado en las ideas de escenografía (MAINGUENEAU, 2013) y la producción de subjetividad (MIRANDA; SOARES, 2014). Mainguenau (2013) nos habla acerca de las tres escenas enunciativas: escenografía, escena genérica y escena englobante. En este material proponemos dos perspectivas de análisis diferentes para las tres escenas: una de ellas considera los aspectos relativos a la enseñanza-aprendizaje de la lengua portuguesa, y la otra promueve la circulación de ideas relativas al empresario exitoso, una vez que él es recurrente en nuestro material. Observamos también la producción de subjetividad, con base en los personajes encontrados, e intuimos que ellos corroboran la idea de gestor de sí mismo (GAULEJAC, 2007), que emerge a partir de las ideas neoliberales. De acuerdo con ese sistema el trabajador pasa a ser él mismo responsable por su trabajo y por conseguir mantenerse en él, ya que, en ese nuevo modelo, no hay empleo para todos. También observamos la configuración de una subjetividad lujo (ROLNIK, 2007) para el empresario, donde se produce un modelo a seguir para conquistar el éxito.
Palavras-chave: Portugués como lengua extranjera para negocios
Escenografía
Producción de subjetividad
Português como língua estrangeira para negócios
Cenografia
Produção de subjetividade
Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Língua portuguesa Compêndios para estrangeiros Espanhol
Língua portuguesa Português comercial
Negócios
Subjetividade
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6986
Data de defesa: 28-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Patricia Rosinek - Dissertacao.pdf1,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.