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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6988
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Crenças no ensino-aprendizagem do Português como Língua de Herança: problematizações acerca da aula de PLH como espaço de letramento, atravessamento e constituição social |
Título(s) alternativo(s): | Beliefs in portuguese as a heritage language teaching and learning: probelmtizations about the PHL class as place of literacy, crossings and social constitutions |
Autor: | Spitz, Cláudia de Andrade ![]() |
Primeiro orientador: | Saliés, Tânia Mara Gastão |
Primeiro membro da banca: | Miller, Inés Kayon de |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Alexandre do Amaral |
Resumo: | Esta dissertação tem como tema central as crenças dos professores de português como língua de herança. Nela, problematizo os entendimentos emergentes sobre a aula de PLH a partir dos múltiplos espaços que ela pode ocupar segundo meu próprio entendimento: de letramento, de atravessamento e de constituição social. O aporte teórico que possibilitou a presente investigação vem da Linguística Aplicada indisciplinar (Moita Lopes, 2006) e transgressiva (Pennycook, 2006), de estudos em Língua de Herança (Valdés, 2001; Van Deusenscholl, 2003; Carrera, 2004,2014; Polinsky e Kagan, 2007; Flores; Pfeifer, 2014), bem como de abordagens recentes na investigação de crenças (Bracelos, 2000, 2001,2004; Kalaja, 2006; Kalaja e Barcelos, 2008, Herrmann, 2012) e também do PLH (Mota, 2004; Lico, 2011; Mendes, 2012; Ortiz, 2014; Moroni, 2015; Boruchowski, 2015). Apropriei-me do aporte metodológico da pesquisa qualitativa (Guba e Lincoln, 1989; Denzin e Lincoln, 2006) de caráter interpretativista (Ribeiro e Garcez, 2002) para, a partir do entendimento de que a língua emerge na socialização e na negociação de sentidos (Van Lier, 2002, 2008; Paiva, 2009) e da visão sociocultural de linguagem (Vygostsky, 1978; Bruner, 1996; Lantolf, 2007), problematizar o Sistema de Crenças (SC) dos professores e demais envolvidos sobre as aulas de PLH . Os procedimentos metodológicos utilizados na investigação incluíram: (i) questionários on-line; (ii) entrevista gravada em áudio; (iii) observação direta e notas de campo. Os dados analisados sugerem que (1) os professores e demais envolvidos com o PLH não percebem as atividades lúdicas que desenvolvem como aulas e que (2) o ensino sistemático da língua, embora apontado como um fim nos objetivos, não aparece nas atividades pedagógicas. Os entendimentos corroboram ainda com achados de estudos anteriores e indicam uma (3) representação estereotipada do aluno e (4) a influência do SC na maneira como o professor constrói seu lugar e o lugar do aprendiz de PLH. Observou-se também que a história de vida dos envolvidos com o ensino-aprendizagem do PLH se mistura com suas práticas e acaba por resultar em falta de clareza quanto aos seus objetivos e expectativas em relação aos alunos. Se por um lado os programas de PLH investigados parecem cumprir com excelência as funções não linguísticas que caberiam às escolas em LH, por outro o espaço da aula como letramento parece receber menor atenção. Finalmente, ressalto que os programas de PLH ocupam um papel de destaque na manutenção do português brasileiro na diáspora e que, tanto as crenças quanto os valores e objetivos atribuídos ao ensino-aprendizagem do PLH podem convergir ou divergir dentro dos programas investigados. |
Abstract: | This dissertation discusses the beliefs of teachers of Portuguese as a Heritage Language. It critically reflects about the PHL class from the multiple spaces that it can occupy according to my own understanding: the literacy, crossing and social constitution spaces. The following theoretical framework inspired me to generate and interpret data: Undisciplined (Moita Lopes,2006) and transgressive(Pennycook,2006) critical applied linguistics; studies in Heritage Languages (Valdés, 2001; Van Deusenscholl, 2003; Carrera, 2004,2014; Polinsky e Kagan, 2007; Flores; Pfeifer, 2014); teacher s beliefs (Bracelos, 2000, 2001, 2004; Kalaja, 2006; Kalaja e Barcelos, 2008, Herrmann, 2013) as well as studies in PHL (Mota, 2004; Lico, 2011; Mendes, 2012; Ortiz, 2014; Moroni, 2015; Boruchowski,2015). Furthermore, I relied on a qualitative (Guba e Lincoln, 1989; Denzin e Lincoln, 2006) and interpretative methodological approach (Ribeiro e Garcez, 2002), on the understanding that language emerges in the socialization and negotiation of meanings (Van Lier, 2002, 2008; Paiva, 2009) and on a sociocultural view of language (Vygostsky, 1978; Bruner, 1996; Lantolf, 2007) to critically reflect about the participants Belief Systems (BS) particularly their views of "PLH classes". The specific procedures used in this investigation included: (i) online questionnaires; (ii) interview, recorded in audio; (iii) observations and field notes. The data suggest that (1) teachers and others involved with PLH do not perceive playful activities as regular classes and (2) formal language teaching, although pointed as an end, does not appear in their pedagogical practices. Data also suggest that (3) there is a stereotyped view of the learner and (4) that the BS influences the way teachers construct their place and the place of PHL learners corroborated findings of previous studies. In addition, I also observed that the life sotries of HL teachers related with their practices, which suggests lack of clarity about their goals and expectations they have for learners. On one hand, the PHL programs investigated aim to fulfill the non-linguistic functions that would better fit schools inHL, on the other, the the PHL programs investigated demonstrated less concern with the HL class as a space for literacy development. Finally, it should be emphasized that PHL programs play a prominent role in the maintenance of Brazilian Portuguese in the diaspora and that both the beliefs and values and objectives attributed to PHL teaching and learning can converge or diverge within the investigated programs. |
Palavras-chave: | Portuguese as a Heritage Language, BS Heritage language Second language learning Português como Língua de Herança, SC Ensino de segunda língua |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SPITZ, Cláudia de Andrade. Crenças no ensino-aprendizagem do Português como Língua de Herança: problematizações acerca da aula de PLH como espaço de letramento, atravessamento e constituição social. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6988 |
Data de defesa: | 12-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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