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Tipo do documento: Dissertação
Título: O letramento crítico no ensino-aprendizagem de língua inglesa em busca de uma práxis libertadora
Título(s) alternativo(s): Critical literacy in english teaching-learning in a pursuit of a liberating práxis
Autor: Brito, Rafael Silva 
Primeiro orientador: Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Primeiro membro da banca: Andrade, Claudia Cristina dos Santos
Segundo membro da banca: Beato-canato, Ana Paula
Resumo: A cidade do Rio de Janeiro reafirma a língua Inglesa como instrumento de comunicação entre nações em um momento em que são realizados os dois maiores eventos internacionais na cidade: a Copa do mundo e as Olímpiadas. Nesse cenário, reconhecendo a precariedade histórica no ensino de línguas e buscando pela eficiência, a prefeitura da cidade efetua uma parceira privada com um curso de idiomas para a adoção de materiais específicos em sala de aula e encontros de formação para professores. Neste momento histórico de uma suposta internacionalização da cidade e investimentos no ensino de Inglês, julga-se necessário (re)pensar práticas pedagógicas no ensino de línguas que visem a criticidade e o empoderamento dos sujeitos envolvidos em uma visão discursiva e dialógica da linguagem. Na perspectiva da pedagogia crítica de Paulo Freire (1967, 1979, 1980, 2005, 2011, 2014a, 2014b e 2014c), considerando a historicidade dialógica dos sujeitos envolvidos na sala de aula na visão bakhtiniana (2014), investigo o jogo discursivo produzido em minha prática de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa sob o viés do Letramento Crítico em uma abordagem qualitativa de natureza descritiva e interpretativista com o uso de instrumentos etnográficos. A proposta envolveu alunos do oitavo ano de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, em um total de oito aulas direcionadas sob a perspectiva crítica. Diante dos dados gerados a partir do jogo discursivo, identifiquei maior motivação e engajamento dos alunos às atividades propostas. Da mesma forma, tive a oportunidade de conhecer diferentes saberes e vivências trazidas pelos próprios alunos. No entanto, não posso deixar de mencionar as dificuldades enfrentadas na superação da concepção bancária da educação ainda presente, que dificulta o desenvolvimento de práticas verdadeiramente cidadãs. Como produto desta pesquisa, propõe-se um caderno de atividades baseado em diretrizes teóricas do Letramento Crítico presentes nesta dissertação.
Abstract: The city of Rio de Janeiro reaffirms the English language as an instrument of communication between nations at a time when major international events are held in the city, the World Cup and the Olympics. In addition, recognizing the historical precariousness in foreign language teaching, and in a pursuit for efficiency, the local government establishes a partnership with a private language institution for the adoption of specific materials in the classroom and training meetings for teachers. In this historical moment of a supposed internationalization of the city, and investments in the teaching of English, as a teacher, I believe it is necessary to (re) think pedagogical practices in the teaching of languages that aim at the criticality and the empowerment of the subjects involved in a discursive and dialogic vision of the language. From the perspective of Freire's critical pedagogy (1967, 1979, 1980, 2005, 2011, 2014a, 2014b e 2014c). considering the dialogical historicity of the subjects involved in the classroom in a Bakhtinian view (2014), I investigate the discourse produced in my teaching-learning English practice in the framework of Critical Literacy in a qualitative research approach of descriptive and interpretative nature using ethnographic instruments. The study involved eighth grade students from public municipal school in the city of Rio de Janeiro, during eight classes based on this critical perspective. According to the data generated from these discourse, I identified greater motivation and engagement of the students in the proposed activities. In the same way, I had the opportunity to perceive different knowledge and experiences brought by the students. However, I identified in overcoming the still present school banking culture that hinders the development of truly citizen practices. As a product of this research, I propose a workbook based on combines theoretical guidelines of Critical Literacy.
Palavras-chave: Critical pedagogy
Critical literacy
Interaction
Public school
Activity book
Pedagogia crítica
Ensino-aprendizagem de língua inglesa
Letramento crítico
Jogo discursivo
Escola pública
Caderno de atividades.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: BRITO, Rafael Silva. O letramento crítico no ensino-aprendizagem de língua inglesa em busca de uma práxis libertadora. 2017. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7168
Data de defesa: 31-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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