Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7169
Tipo do documento: Dissertação
Título: Bullying: a percepção dos praticantes
Título(s) alternativo(s): Bullying: the perception of the practitioners
Autor: Reis, Katarina Pereira dos 
Primeiro orientador: Vianna, Jose Antonio
Primeiro membro da banca: Sonco, Cláudia Hernandez Barreiros
Segundo membro da banca: Lovisolo, Hugo Rodolfo
Resumo: O objetivo deste estudo de casos, ex post facto, qualitativo, foi investigar as racionalidades dos sujeitos considerados praticantes de bullying através das suas oralidades, sob a ótica da sociologia do desvio. Para tal, lançamos mão de duas técnicas de coletas de dados: análise documental dos cadernos de ocorrência de práticas violentas, do 6º ao 9º ano do E.F., entre os anos de 2013 e 2016 e entrevistas em grupos focais de 19 sujeitos (6 meninas e 13 meninos) identificados como praticantes de bullying em uma escola estadual no município de Duque de Caxias. A observação dos resultados coletados, através destes instrumentos, possibilitou o cruzamento dos dados sobre o bullying e a violência escolar pelos registros realizados pela escola e dos olhares dos considerados praticantes. Os resultados encontrados apontam que, para os praticantes, o bullying é uma prática divertida , recíproca, natural e cotidiana. Faz parte do processo de socialização entre os estudantes e está extremamente relacionado a outras práticas indisciplinares. É estimulada pelos expectadores e praticada por 66,6% de sujeitos do gênero masculino. Este estudo também abordou a carreira desviante, o processo de aprendizagem, a influência dos controles sociais e os olhares dos considerados outsiders. A diferença entre praticantes e vitimizados está na capacidade de resolução dos conflitos.
Abstract: The purpose of this qualitative case study, ex post facto, was to investigate the rationales of subjects considered bullying practitioners through their orality, from the point of view of the sociology of deviation. To do this, we used two techniques of data collection: documentary analysis of the violent practices recorded in the notebooks of occurrences, from the 6th to the 9th year of the E.F., between 2013-2016 and interviews in focus group of 19 subjects (6 girls and 13 boys) identified as bullies at the state school in the municipality of Duque de Caxias. The observation of the results collected through these instruments, made it possible to cross data on bullying and school violence through the records made by the school and also through the eyes of the considered practitioners. The results show that, for practitioners, bullying is a "fun", reciprocal, natural and everyday practice, important in the process of socialization among students. Bullying is extremely related to other undisciplined practices, stimulated by the spectators and practiced by 66.6 % of male subjects. This study also addressed the deviant career, the learning process, the influence of social controls and the looks of those considered outsiders. The difference between practitioners and victims is the ability to resolve conflicts.
Palavras-chave: Bullying
School violence
Outsiders
Bullying
Violência escolar
Sociologia do desvio
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: REIS, Katarina Pereira dos. Bullying: a percepção dos praticantes. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7169
Data de defesa: 1-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_Katarina.pdf1,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.