Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7170
Tipo do documento: Dissertação
Título: Inovações e experimentos no ensino de Ciências da Natureza para estudantes do 5º ano do ensino fundamental: a aprendizagem significativa em questão que proporciona a alfabetização científica
Título(s) alternativo(s): Innovations and experiments in Natural Sciences teaching for students of the 5th grade of elementary school: the meaningful learning in question provides that the scientific literacy
Autor: Almeida, Carla Vater de 
Primeiro orientador: Porto, Maria Beatriz Dias da Silva Maia
Primeiro membro da banca: Santos, Maria Cristina Ferreira dos
Segundo membro da banca: Maia, Cristina de Oliveira
Resumo: Este trabalho versa sobre as temáticas da Aprendizagem Significativa e Alfabetização Científica e tem como objetivo principal oferecer a inserção de aulas práticas, com material de baixo custo, nas aulas de Ciências dos educandos das três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública, situada em uma região bastante carente do município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. A proposta do estudo aqui desenvolvido consiste em avaliar em que medida a inserção das aulas práticas, inovadoras na Escola, contribuem para uma aprendizagem realmente significativa dos conteúdos abordados, com vistas à Alfabetização Científica dos estudantes. A metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho foi a da Pesquisa-Ação, metodologia que possui um caráter essencialmente participativo e tende a contribuir com mudanças sociais. A pesquisa realizada utiliza predominantemente a ferramenta didática conhecida como Mapa Conceitual e para análise dos dados coletados são utilizadas a Análise de Conteúdo e os Indicadores da Alfabetização Científica. Dentre os conteúdos abordados com atividades práticas, destacam-se as células animal e vegetal, o Sistema Respiratório, o Sistema Circulatório, o Sistema Reprodutor e o Sistema Digestório. Para cada um destes temas os estudantes realizam Mapas Conceituais com concepções prévias, recebem aula teórica sobre os temas, esculpem os Sistemas com massa de modelar e realizam Mapas Conceituais Finais, Individuais e Colaborativos. São abordados também os temas da Fotossíntese, da Luz, da Bússola e Noções de Magnetismo, todos com atividades experimentais e com a realização de Mapas Conceituais. A pesquisadora, além de trabalhar com os temas de Ciências, explora noções de ortografia, coordenação motora fina, capacidade de trabalhar em grupo, cooperação e procura enfatizar as etapas do Método Científico, buscando promover a curiosidade e a organização do pensamento dos estudantes. São aplicados questionários às professoras regentes das turmas e aos alunos participantes da pesquisa, para a avaliação do trabalho em geral. Constata-se que as atividades práticas contribuem fortemente para a Aprendizagem Significativa. O produto resultante deste trabalho é um manual com os roteiros das atividades desenvolvidas, todas as montagens envolvendo seres vivos em biscuit e os demais experimentos em materiais diversos, para acervo do laboratório de Ciências da Escola.
Abstract: This work deals with the themes of Meaningful Learning and Scientific Literacy and has as its primary objective the inclusion of practical classes, utilizing low cost material, on science courses of three classes of the 5th grade of a public elementary school located in a very poor region of the city of Niterói, at the state of Rio de Janeiro. The proposal here developed consists in evaluating in what extent the inclusion of practical and innovative classes contributes to a truly meaningful learning process, intended for scientific literacy of the students. The research methodology adopted is the Action Research, a methodology that has an essentially participatory nature and tends to contribute to social change. The research developed here predominantly uses a didactic tool known as Conceptual Map and the Content Analysis as well as the Indicators of Scientific Literacy are used in order to analyze the collected data. Among the issues covered with practical activities, there are, for instance, animal and plant cells, the respiratory system, the circulatory system, the reproductive system and the digestive system. For each of these themes the students first do conceptual maps with their preconceptions, and then, afterwards, receive classroom instruction, sculpt these systems with modeling clay and perform final conceptual maps, both individually and collaboratively. The themes of Photosynthesis, Light, Compass and Magnetism Notions are also treated, all of them with experimental activities and the realization of conceptual maps. The researcher, in addition to working with the Sciences themes, explores spelling notions, fine motor skills, the ability to work in groups, and also seeks to emphasize the steps of the Scientific Method, trying to promote students curiosity and thought organization. Questionnaires are applied to the classes regent teachers and to the students participating on the research, so as to evaluate the work as a whole. We can observe that the practical activities greatly contribute to meaningful learning. The resulting products of this work are a manual with the scripts of the activities, all the assembled creations involving living beings in biscuit and other experiments in various materials intended for the School s science laboratory.
Palavras-chave: Meaningful learning
Scientific literacy
Conceptual maps
Aprendizagem significativa
Alfabetização científica
Mapas conceituais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: ALMEIDA, Carla Vater de. Inovações e experimentos no ensino de Ciências da Natureza para estudantes do 5º ano do ensino fundamental: a aprendizagem significativa em questão que proporciona a alfabetização científica. 2016. 208 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7170
Data de defesa: 28-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_Carla.pdf3,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.