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Tipo do documento: Dissertação
Título: Construção curricular da educação de jovens e adultos de Duas Barras: uma análise da participação de professores e diretores
Título(s) alternativo(s): Curricular construction of the education of young and adults of Duas Barras: an analysis of the participation of teachers and directors
Autor: Siqueira, Wesley Damasio 
Primeiro orientador: Fernandes, Andrea da Paixão
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Lima, Rita de Cássia Pereira
Terceiro membro da banca: Silva, Lincoln Tavares
Quarto membro da banca: Santos, Enio José Serra dos
Resumo: Nesta dissertação realizamos uma análise aprofundada sobre o debate ocorrido em 2013 que levou à construção do currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Duas Barras RJ. Esse processo de discussão culminou na organização do documento norteador da modalidade e gerou um conjunto de inquietações que direcionaram essa pesquisa no sentido de investigar a importância do debate para os professores e diretores, as múltiplas noções de currículo com o objetivo de apontar os avanços e retrocessos pertinentes à proposta e suas possibilidades de transformação. Pesquisamos a legislação, a proposta curricular de 2001, diários escolares dentre outras fontes documentais no sentido de relacionar construção sócio-histórica da modalidade com o campo do currículo, destacando a intencionalidade das políticas públicas. A partir das leituras de Gramsci (1978), Frigotto (2010), Manacorda (2010) e Fernandez (1993) discutimos as relações de poder que se estabelecem no campo da educação colocando em conflito propostas hegemônicas e contra-hegemônicas na disputa pela formação da classe trabalhadora. Reconhecemos neste trabalho a necessidade de fomentar uma revisão do currículo da EJA no município, considerando o conceito de diálogo discutido por Freire e de educação omnilateral proposto por Marx e sistematizado por Manacorda (2010), como princípios fundamentais para uma Educação de Jovens e Adultos que empodere a classe trabalhadora bibarrense. Trabalhamos, ainda, com o campo teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais (TRS) a partir de Moscovici (2003) e com a técnica de Análise de Conteúdo conforme Bardin (1977) e Franco (2005), para fundamentar e analisar os questionários que aplicamos para professores e diretores que atuaram nas duas escolas municipais que oferecem a modalidade EJA, considerando se o período entre 2013 e 2015.
Abstract: In this dissertation, we conducted an in-depth analysis of the debate that occurred in 2013 that led to the construction of the Youth and Adult Education (EJA) curriculum in Duas Barras - RJ. This process of discussion culminated in the organization of the document guiding the modality and generated a set of concerns that directed this research in order to investigate the importance of the debate for teachers and directors and the concept of curriculum in order to point out the relevant advances and setbacks To the proposal and its possibilities of transformation. We researched the legislation, the curricular proposal of 2001, school diaries among other documentary sources in the sense of relating social-historical construction of the modality with the field of curriculum, highlighting the intentionality of public policies. From Gramsci's (1978) readings, Frigotto (2010), Manacorda (2010) and Fernandez (1993) discuss the power relations established in the field of education, putting in conflict hegemonic and counter-hegemonic proposals in the struggle for the formation of the working class. We recognize in this work the need to foster a revision of the EJA curriculum in the municipality considering the concept of dialogue discussed by Freire and of omnilateral education proposed by Marx and systematized by Manacorda (2010) as fundamental principles for a Youth and Adult Education that empowers The bibarrense working class. The technique of Content Analysis trimmed by Bardin (1977) and Franco (2005), in order to base and analyze the questionnaires that we apply to the subject, are based on the theoretical-methodological field of the Theory of Social Representations (TRS) with Moscovici (2003). Teachers and directors who worked in the two municipal schools that offer the modality between 2013 and 2015.
Palavras-chave: Curriculum
Youth and adult education
Job
Social representations
Currículo
Educação de jovens e adultos
Trabalho
Representações sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: SIQUEIRA, Wesley Damasio. Construção curricular da educação de jovens e adultos de Duas Barras: uma análise da participação de professores e diretores. 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7171
Data de defesa: 1-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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