Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7174
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação integral da rede Municipal de ensino de Petrópolis: sentidos atribuídos por diferentes atores
Título(s) alternativo(s): Integral education of the Petrópolis Municipal school network: meanings attributed by different actors
Autor: Mateus, Elaine Silva 
Primeiro orientador: Silva, Lincoln Tavares
Primeiro membro da banca: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Segundo membro da banca: Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa
Resumo: A pesquisa de mestrado intitulada Educação Integral da rede municipal de ensino de Petrópolis: sentidos atribuídos pelos diferentes atores apresenta uma questão discutida no âmbito educacional a adoção da educação integral, visto que havia uma Política Educacional municipal que apontava para uma pluralidade de modelos de educação em tempo integral que se apresentam como possibilidades variadas de construção deste tipo de educação. A relevância do presente trabalho está em proporcionar uma reflexão sobre o entendimento de sua implementação a partir da análise de como se processou a efetivação dessa Política neste município, bem como, os sentidos atribuídos à educação integral pelos beneficiários envolvidos: discentes e suas famílias, em escolas da rede municipal de ensino que praticam a educação integral em tempo integral. Os objetivos foram: investigar quais são os modelos propostos de educação integral no município de Petrópolis; descrever, caracterizar e diferenciar cada um dos modelos; indiciar possíveis impactos das cooperações educacionais nas ações de educação integral realizadas neste município e que se fizeram no período de 2014 a 2017; como também, analisar os entendimentos e os impactos das diferentes propostas na concepção pedagógica das escolas a partir das interpretações e representações advindas dos atores envolvidos. Pensando o campo educacional em sua totalidade (JODELET, 2007), a proposta metodológica é de cunho qualitativo, fundamentada na abordagem teórica das representações sociais (MOSCOVICI, 2003), que se baseia em produções simbólicas que se adaptam mais à complexidade e às dinâmicas da vida e assumem características específicas de acordo com o contexto dos grupos sociais, permitindo desta forma, explicações e compreensões mais profundas dos fenômenos sociais a partir da escuta dos envolvidos no processo em questão. As considerações finais apontam para a desresponsabilização do poder público, pois revelaram um distanciamento entre a Política Pública planejada e a ação desenvolvida no interior das escolas.
Abstract: The master's research entitled Integral Education of the Petrópolis municipal school network: meanings attributed by the different actors presents a question discussed in the educational scope - the adoption of integral education, since there was a Municipal Educational Policy that pointed to a plurality of models of education full-time opportunities that present themselves as varied possibilities of construction of this type of education. The relevance of the present work is to provide a reflection on the understanding of its implementation based on the analysis of how the Policy was implemented in this municipality, as well as the meanings attributed to integral education by the beneficiaries involved: students and their families, in municipal schools that practice full-time integral education. The objectives were: to investigate the proposed models of integral education in the municipality of Petrópolis; describe, characterize and differentiate each of the models; to indicate possible impacts of educational cooperation on the actions of integral education carried out in this municipality and that were made in the period from 2014 to 2017; as well as to analyze the understandings and impacts of the different proposals in the pedagogical conception of the schools based on the interpretations and representations coming from the actors involved. Considering the educational field in its totality (JODELET, 2007), the methodological proposal is qualitative, based on the theoretical approach of social representations (MOSCOVICI, 2003), which are based on symbolic productions that are more adaptable to the complexity and dynamics of life and assume specific characteristics according to the context of social groups, thus allowing deeper explanations and understandings of social phenomena from listening to those involved in the process in question. The final considerations point to the lack of accountability of the public power, since they reveal a distancing between the planned Public Policy and the action developed within the schools.
Palavras-chave: Integral education
Social representations
School practices
Educação integral
Representações sociais
Práticas escolares
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: MATEUS, Elaine Silva. Educação integral da rede Municipal de ensino de Petrópolis: sentidos atribuídos por diferentes atores. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7174
Data de defesa: 27-Out-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_Elaine.pdf1,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.