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Tipo do documento: Dissertação
Título: Bullying e educação: uma análise da produção cientifica disponível no banco de teses e dissertações da CAPES (2014-2016)
Título(s) alternativo(s): Bullying and education: an analysis of the scientific production available in the thesis and dissertations database of CAPES (2014-2016)
Autor: Pires, Mariana Rocha 
Primeiro orientador: Sonco, Cláudia Hernandez Barreiros
Primeiro membro da banca: Esteves, Pâmela Suélli da Motta
Segundo membro da banca: Maia, Eline Deccache
Resumo: Entendemos que, nos dias de hoje, há um fenômeno escolar digno de nossa preocupação que vem aumentando em incidência e ampliando suas conseqüências nas vidas dos estudantes, especialmente de educação básica: o bullying. Mais que um estrangeirismo, este consiste num processo em que ocorre abuso de poder físico e/ou psicológico entre pares, que frequentam o mesmo ambiente (em nosso caso, a escola), estabelecendo uma forte relação de poder, dominação, humilhação e conformismo. Os sentimentos provocados por essas ações sobre a pessoa alvo levam à crença na impossibilidade de desviar-se das ações de vitimização, raiva, medo, baixa autoestima, entre outros. Considerando a importância de encontrarmos formas de enfrentamento desse problema no interior das escolas, a presente pesquisa se propôs a investigar a produção acadêmica dos programas de pós-graduação Scrito Sensu do Brasil nos anos de 2014 a 2016 disponíveis na base de dados da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), visando identificar dissertações e/ou teses que abordassem como tema, estratégias de intervenção e ações de prevenção acerca do bullying no ambiente escolar de modo a buscar instrumentos propostos que pudessem ser potentes para qualificar a formação dos profissionais de ensino para o enfrentamento desse problema nas escolas. Para isso, utilizamos como descritor o termo bullying. Em seguida, para o refinamento dos dados delimitamos ano (2014, 2015 e 2016), grande área de conhecimento (Ciências Humanas) e área de conhecimento (Educação). A partir disso, encontramos um total de 30 estudos. Desses 30 estudos consideramos como critérios de inclusão para a nossa pesquisa estudos que tivessem os termos: bullying ou violência no título e a presença de pelo menos dois dos termos: educação , escola , escolar e prevenção no resumo, chegando a 7 (sete) dissertações e 6 (seis) teses. Como resultado da pesquisa, afirmamos que todos os trabalhos analisados demonstram preocupação com o enfrentamento desse problema no interior das escolas. No entanto, um deles, toma um caráter mais propositivo em acordo com a Lei 13.185/2015 que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying) no âmbito do Ministério da Educação, nas secretarias estaduais e municipais e nos estabelecimentos escolares. Desse modo, tomando este estudo como roteiro, cotejamos as contribuições dos demais elencando nove conjuntos de ações que podem ser implementadas pelas políticas escolares, no âmbito das secretarias e pelo MEC: ações de informação, conscientização e sensibilização; de identificação: o diagnóstico da realidade escolar; que incidem nas relações interpessoais; que incidem no desenvolvimento emocional e na autoestima dos alunos; que enfatizam o uso do diálogo; para o ensino de valores sociomorais; relacionadas a mudança de comportamento através do controle de contingências; que incidem sobre regras; que envolvem mudança de estrutura funcional ou física da escola; de capacitação profissional; e de denúncia.
Abstract: We understand that, today, there is a school phenomenon worthy of our concern that is increasing in incidence and increasing its consequences in the lives of students, especially basic education: bullying. More than a foreigner, this is a process in which abuse of physical and / or psychological power occurs between peers, who attend the same environment (in our case, the school), establishing a strong relation of power, domination, humiliation and conformism. The feelings of these actions on the target person lead to a belief in the inability to deviate from the actions of victimization, anger, fear, low self-esteem, among others. Considering the importance of finding ways of coping with this problem within schools, this research aimed to investigate the academic production of Stricto Sensu postgraduate programs in Brazil from 2014 to 2016 available in the database of the Commission for Improvement (CAPES), aiming to identify dissertations and / or theses that addressed as a theme, intervention strategies and prevention actions about bullying in the school environment in order to find proposed instruments that could be powerful to qualify the training of professionals to address this problem in schools. For this, we use as a descriptor the term bullying. Then, for the refinement of the data we delimit year (2014, 2015 and 2016), great area of knowledge (Human Sciences) and area of knowledge (Education). From this, we find a total of 30 studies. Of these 30 studies, we considered as inclusion criteria for our study studies that had the terms: bullying or violence in the title and the presence of at least two of the terms "education", "school", "school" and "prevention" in the abstract , arriving at 7 (seven) dissertations and 6 (six) theses. As a result of the research, we affirm that all the analyzed works demonstrate concern with the confrontation of this problem inside the schools. However, one of them is more proactive in accordance with Law 13.185 / 2015 that establishes the Program to Combat Systematic Intimidation (bullying) within the scope of the Ministry of Education, in the state and municipal secretariats and in schools. Thus, taking this study as a guide, we compare the contributions of the others by listing nine sets of actions that can be implemented by school policies, within the secretariats and the MEC: information, awareness and awareness actions; identification: the diagnosis of the school reality; which affect interpersonal relationships; which affect the students' emotional development and self-esteem; which emphasize the use of dialogue; for the teaching of sociomoral values; related to behavior change through the control of contingencies; rules; which involve changes in the school's functional or physical structure; training; and denunciation.
Palavras-chave: Bullying
School violence
Teacher training
Bullying
Violência escolar
Formação de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: PIRES, Mariana Rocha. Bullying e educação: uma análise da produção cientifica disponível no banco de teses e dissertações da CAPES (2014-2016). 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7176
Data de defesa: 28-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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