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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7180
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História |
Título(s) alternativo(s): | Stories revealed in hidden waters: an intercultural bridge between social demands and the Teaching of History |
Autor: | Silva, Maria de Fátima Barbosa da ![]() |
Primeiro orientador: | Lima, Patricia Ferreira de Souza |
Primeiro membro da banca: | Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk |
Segundo membro da banca: | Araújo, Cinthia Monteiro de |
Resumo: | Esta pesquisa desenvolveu metodologias para a efetivação da Lei 11.645-08, a qual reforça a obrigatoriedade da temática cultural africana, e também da indígena, em nossos currículos. As abordagens propostas empenham-se em focalizá-las com base nas realidades locais inseridas em tessituras amplas. A localidade de Niterói-RJ exemplifica estes espelhamentos, como estudo de caso, para a criação/constatação dos contextos educativos relacionais , conforme Reinaldo Fleuri, e o entendimento da cidade, como um lugar propício às hibridações culturais, como propõe Néstor Canclini. Estas duas premissas foram apresentadas aos estudantes da Escola Municipal Altivo César, situada no campo empírico em análise, através de situações-problemas, em aulas oficinas com base no trabalho de Isabel Barca, o que possibilitou a experimentação das metodologias elaboradas, as quais entre outros resultados, contribuíram para despertar a alteridade, a curiosidade e atuação dos sujeitos envolvidos nesta pesquisa. |
Abstract: | This research has developed methodologies to carry out the Brazilian law number 11.645-08 that reinforces the compulsory nature about the African Culture theme, including the indian, in our curriculum. The proposal these approaches strive to focus it based on local realities within a wide context. The locality of Niteroi, RJ, exemplifies this mirrors with a case study, towards the elaboration to notice the educational, contexts related , in argument with Reinaldo Fleuri, and the understanding of the city as a proper place to the cultural interbreeding, according to Néstor Canclini. These two premises were presented to the students of the Municipal School Altivo César, situated on the empirical field in analysis, through problematical situations, in workshops based on Isabel Barca s work, wich among others results, have contributed to arouse acknowledge, curiosity and the performance of the subjects involved in this research. |
Palavras-chave: | History teaching Intercultural and Brazilian Law number 11.645-08 Ensino de História Interculturalidade Lei 11.645-08 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | SILVA, Maria de Fátima Barbosa da. Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7180 |
Data de defesa: | 21-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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