Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7181
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tudo muda, o tempo todo no mundo: E o tempo das crianças, ele muda? Como se dá a construção da Noção de Tempo no 5ª ano do Ensino Fundamental?
Título(s) alternativo(s): The weather changes all the time in the world: And the time of the children, it changes? How is the construction of Time Notion in the 5th year of elementary school?
Autor: Silva, Virginia Salustiano da 
Primeiro orientador: Araújo, Helena Maria Marques
Primeiro membro da banca: Lins, Mônica Regina Ferreira
Segundo membro da banca: Souza, Marcelo Gustavo Andrade de
Resumo: Neste trabalho foi realizada uma pesquisa que aplicou uma avaliação diagnóstica, que objetivou investigar a noção de tempo de 26 crianças, entre 9 e 11 anos, cursando o 5º ano do Ensino Fundamental, nos anos de 2015 e 2016, em 2 escolas, na rede privada de ensino na região metropolitana do Rio de Janeiro. A escolha desse tipo de instrumento de pesquisa visou observar como ocorre a construção e o domínio operatório da noção de tempo em crianças por meio de atividades que apresentavam as noções de ordem ou sucessão, de duração ou simultaneidade. Vale ressaltar que a noção de tempo infantil tem como referência o tempo vivido pela criança. O principal autor de nosso estudo foi Piaget. Portanto, é essencial e importante o trabalho da noção de tempo com as crianças do Ensino Fundamental I, pois ele permitirá ao aluno o domínio do tempo e dos espaços vividos no presente, ocasionando a compreensão histórica de outros tempos de forma significativa.
Abstract: In this work a survey was conducted that applied a diagnostic evaluation, which aimed to investigate the notion of time of 26 children between 9 and 11 years, attending the 5th grade of elementary school in the years 2015 and 2016 in two schools in the network private schools in the metropolitan area of Rio de Janeiro. The choice of this type of research tool aimed at observing how is the construction and the operating area of the notion of time in children through activities that had the notions of order or succession, duration and simultaneity. It is noteworthy that the notion of children's time has reference to the time spent by the child. The lead author of this study was Piaget. Therefore, it is essential and important work of time notion with children's elementary school, since it allows the student the time domain and space lived in the present, leading to the historical understanding of other times significantly.
Palavras-chave: History
Time notion
History teaching
História
Noção de tempo
Ensino de história
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: SILVA, Virginia Salustiano da. Tudo muda, o tempo todo no mundo: E o tempo das crianças, ele muda? Como se dá a construção da Noção de Tempo no 5ª ano do Ensino Fundamental?. 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7181
Data de defesa: 13-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_Virginia.pdf1,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.