Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7182
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A utilização dos exergames nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental I como um instrumento de promoção da saúde |
Título(s) alternativo(s): | The use of exergames in Physical Education classes of Elementary Education I as a health promotion tool |
Autor: | Rodrigues, Flavia Helena Barbosa ![]() |
Primeiro orientador: | Sá, Ilydio Pereira de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Esequiel Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Carlos Vitor de Alencar |
Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar como os exergames podem contribuir nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental I para a promoção da saúde. Neste sentido, são analisadas as possíveis relações entre a disciplina Educação Física e as novas tecnologias através do uso dos exergames como forma lúdica de aplicação de atividades físicas que estimulem hábitos saudáveis. Os objetivos que norteiam o estudo são: investigar os efeitos da utilização dos exergames e suas funções educativas nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I; compreender a importância dos jogos como elemento de socialização nas aulas de Educação Física e como instrumento potencialmente lúdico e de auxílio na aquisição de valores de cooperação. Trata-se de uma investigação quali/quantitativa, que apresenta dados numéricos obtidos na aplicação de atividade lúdica proposta com o uso de um tipo específico de exergame, bem como a observação da participação individual e coletiva dos envolvidos na atividade. Como resultado da pesquisa, é possível considerar que somente a prática de atividades físicas não gera mudanças significativas nos hábitos saudáveis; se faz necessária a intervenção de outros profissionais de saúde e da família para agregar valor à aplicação de novas tecnologias como diferencial as aulas de Educação Física. |
Abstract: | This study aims to analyze how exergames can contribute in Physical Education from elementary school to promote health. In this sense, we analyze the possible relations between Physical Education and new technologies through the use of exergames as playful way of application of physical activities that encourage healthy habits. The objectives that guide the study are to investigate the effects of the use of exergames and their educational functions in physical education classes in elementary school; understand the importance of games like socializing element in physical education classes and as potentially playful tool and aid in the acquisition of cooperative values. This is a qualitative/quantitative research, presenting numerical data from the use of playful proposed activity with the use of a specific type of exergame as well as the observation of individual and collective participation of those involved in the activity. As a result of research, it is possible to consider only the physical activity does not generate significant changes in health habits; It is needed the intervention of other health professionals and family to add value to the application of new technologies such as differential the physical education classes. |
Palavras-chave: | Physical education Technology Exergames Healthy Educação física Tecnologia Exergames Saúde |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | RODRIGUES, Flavia Helena Barbosa. A utilização dos exergames nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental I como um instrumento de promoção da saúde. 2016. 75 f. Dissertação(Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7182 |
Data de defesa: | 12-Abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao_Flavia.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.