Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7185
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Bilinguismo nas escolas públicas municipais: os sentidos produzidos pelos sujeitos sobre o ensino da língua inglesa no Complexo do Alemão |
Título(s) alternativo(s): | Bilingualism in public schools: the senses produced by the subjects on the teaching of English in Complexo do Alemão |
Autor: | Gonçalves, Bárbara de Britto Terra Nova |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Andrea da Silva Marques |
Primeiro membro da banca: | Silva, Lincoln Tavares |
Segundo membro da banca: | Franco, Claudio de Paiva |
Resumo: | O mundo se caracteriza num contexto globalizado onde os progressos científicos e os avanços tecnológicos definem novas exigências para os cidadãos. Nesse cenário, o ensino da língua inglesa torna-se relevante, pois favorece o encontro entre as culturas, o estreitamento entre as fronteiras e a fragmentação e reconstrução das identidades. Assim, a presente pesquisa busca compreender o que/como pensam os sujeitos, alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, sobre o ensino da língua inglesa no Complexo do Alemão, a partir da abordagem teórico-metodológica das representações sociais fundamentada por Moscovici (2000, 2003, 2004), Jodelet (1989, 1996, 1997, 2001, 2003), Abric (1994, 2000, 2001, 2003), Sá (1996, 1998), De Rosa (1998) e outros, porque compreendemos que as representações e práticas estabelecidas pelos pesquisados inserem-se em tempos-espaços não cristalizados, sujeitos às dinâmicas socioculturais que ora seguem, ora modificam, ora transgridem as regras estabelecidas e institucionalizadas. Para tanto, a pesquisa tem abordagem qualitativa de abordagem interpretativista para captar a forma como esses sujeitos se percebem nesse contexto que é construído socialmente, mas faz uso de dados quantitativos, situando-se em um continuo qualitativo quantitativo conforme entende Brown (2004). Com a aplicação de questionários e realização de entrevistas, buscamos captar os aspectos aventados pelos alunos sobre o ensino de inglês, delineando seus processos centrais e periféricos, de acordo com a visão de Abric (1994) ,contextualizar e nos aproximar de discursos, ações, contradições e percepções sobre o ensino da língua inglesa no Complexo do Alemão. Os resultados apontam as seis palavras que compõem o núcleo central: aprender, professor, turismo, estudo, futuro e língua. Através dos termos evocados e distribuídos nos quadrantes (VERGÈS, 1999), de acordo com a combinação das frequências e das ordens de evocações, constatamos uma centralidade de representações da palavra aprender. As palavras representativas do núcleo central foram submetidas a Análise de Palavras Principais (APP) e, destacaram-se as palavras professor e futuro, como organizadoras dessa representação nos discursos dos sujeitos, o que sugere que o professor está intrinsecamente ligado ao futuro desses sujeitos por corresponder o elo ou fonte de prospecção no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Apresentamos como produto final um Jornal Bilíngue impresso, Class News, que visa dar voz aos sujeitos da pesquisa sobre o ensino da língua inglesa. |
Abstract: | The world is characterized in a global context where the scientific progress and technological advancements define the new demands from citizens. In this scenario, the teaching of English language becomes relevant because it promotes the encounter among cultures, the narrowing across borders as well as the fragmentation and reconstruction of identities. Thus, this research aims at understanding what/ how the subjects, 4th and 5th grade students, think about the teaching of English in Complexo do Alemão, from the theoretical and methodological approach of social representations as understood by Moscovici (2000, 2003, 2004), Jodelet (1989, 1996, 1997, 2001, 2003), Abric (1994, 2000, 2001, 2003), Sá (1996, 1998), De Rosa (1998), among others, because we consider that the representations and practices established by the subjects are inserted in time-spaces that are not crystallized and dependent on the socio-cultural dynamics that now follow , sometimes change , sometimes transgress the established and institutionalized rules . Therefore, this research has a qualitative approach of interpretative nature to capture the way these subjects perceive themselves in this context that is socially constructed, but makes use of quantitative data , situated in a quail quanti continuum (BROWN, 2004). By means of questionnaires and interviews, we aimed at capturing the aspects about the teaching of English brought by students, outlining the central and peripheral processes according to Abric (1994), contextualizing and approaching speeches , actions, contradictions and perceptions about the teaching of English in Complexo do Alemão. The results indicate six words that compose the central core: learning, teacher, tourism, study, future and language. Through the mentioned terms, distributed in the quadrants (VERGÈS, 1999), and according to the combination of the frequencies and the mentioning order, we noticed the centrality of representations of the word learn. The representative words of the central core were submitted to Analysis of Key Words e the words teacher and future were highlighted, as organizers of the representation in the subjects discourse, which suggests that the teacher is intrinsically related to their future for corresponding to the link or source of prospection in the teaching and learning process of the English language. As a final product, a printed Bilingual newspaper, entitled Class News, was produced so that the subjects involved in the research could give voice to their points of view in relation to the teaching of English. |
Palavras-chave: | Social representations English teaching Identity Bilingualism. Representações sociais Ensino de inglês Identidade Bilinguismo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | GONÇALVES, Bárbara de Britto Terra Nova. Bilinguismo nas escolas públicas municipais: os sentidos produzidos pelos sujeitos sobre o ensino da língua inglesa no Complexo do Alemão. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7185 |
Data de defesa: | 17-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Barbara_Dissertacao.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.