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Tipo do documento: Dissertação
Título: Humanização e desumanização na escola: o que dizem os gostos e desgostos na tecitura complexa dos sentidos produzidos sobre as práticas escolares
Título(s) alternativo(s): Humanization and dehumanization in school: what they say about the likes and dislikes in the complex tecitura of the senses produced about school practices
Autor: Caetano, Vitor Nunes 
Primeiro orientador: Silva, Lincoln Tavares
Primeiro membro da banca: Fernandes, Andrea da Paixão
Segundo membro da banca: Lima, Rogério Mendes de
Resumo: A presente dissertação, tendo como tema central a humanização, entendida em sua complexidade, objetiva captar os sentidos que estudantes e professores atribuem às práticas humanizantes que realizam e as que se submetem ou são submetidos nas relações de convivência dentro do cotidiano escolar. Para isto, tomamos como arcabouço teórico-metodológico as contribuições feitas a temática humanização desenvolvidas por Paulo Freire no campo da Educação, e Suely Ferreira Deslandes, para o campo da Saúde, complementada por outros autores. A esta discussão trouxemos também as ideias de Complexidade de Edgar Morin, que nos permitiu caracterizar a humanização e seu contraposto, a desumanização, como fios que compõem a tecitura de um fenômeno complexo. Relativamente aos processos de entendimento e análise dos sentidos humanizantes e desumanizantes captados dos atores pesquisados, nos utilizaremos do campo das Representações Sociais, que formulada inicialmente por Serge Moscovici, é desenvolvida por diversos pesquisadores. Entre os caminhos possíveis que poderíamos escolher para revelar os fios dessa trama complexa, optamos por apurar junto aos estudantes do 5º e 9º anos, pertencentes a uma escola da rede pública municipal do Rio de janeiro, que sentidos são produzidos sobre as praticas que comumente fazem no cotidiano escolar, seja por gosto ou não, em que possamos reconhecer aspectos humanizantes e desumanizantes. Aquilo que foi evocado, somado às justificativas dadas ao que mais gostavam e mais desgostavam, nos possibilitou organizar núcleos de sentido em torno do que lhes causa encanto, lhes dando gosto, motivando, despertando o desejo de estar na escola. Mas também conhecer o seu contraditório o que gera neles sentimentos de angústia, desinteresse, sofrimento ou mesmo indiferença. E não sendo esta uma investigação sobre a detecção do nível de satisfação dos estudantes com a escola, nos interessamos em apurar, sobre o que manifestaram gostar ou não, sentidos que apontariam indícios da ocorrência de situações, que podemos interpretar como humanizantes e desumanizantes, relacionando-as às práticas que ocorrem dentro do ambiente escolar. Também revelando impactos sobre a convivência entre estes atores.
Abstract: The present dissertation, having the humanization as its main theme, understood in it complexity, has the objective of collect senses that students and teachers assign to humanizing practices that they perform and those they undergo or are submitted daily in the educational environment. In order to achieve this, we used as teoretic-metodological scaffold the contributions to humanization theme developed by Paulo Freire, in the educational field, and Suely Ferreira Deslandes, in the health field, complemented by others authors. In addition to the discussion, we also brought the ideas of complexity by Edgar Morin, wich allowed us to characterize humanization e his antagonist, dehumanization, as strings that compose the fabric of a compex phenomenon. Relatively to the processes of knowledge and analysis of humanizing senses achived from the reasearched actors, we will use the Social Representations field, initially created by Serge Moscovici and post developed by several authors. Between the possibles paths that we could choose to reveal the strings of this complex plot, we choose to investigate with students from 5th to 9th years, belonging to a school from the municipal public network of Rio de Janeiro, wich senses are produced over the practices done daily in school, whatever they like it or not, in wich we could recognize humanizing and dehumanizing aspects. Everything that was evoked, added to the justificative of what the like more or less, enabled us to organize senses nucleus around what enchant them, motivating and unleashing pleasure to be in school. It also enabled us to know wich things generates feellings of anguish, disenterest, suffering or even indifference. In addition, not being this a research about the detection of the level of satisfaction of the students with the school, we care to investigate, in the things they expressed to like it or not, senses that could point to happening situations, taht we could interpret as humanizing or dehumanizing, relating it to the practices that occur in the school environment, Also revealing impacts over the acquantanceship of those actors.
Palavras-chave: Humanization
Social representations
Education
Humanização
Representações sociais
Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: CAETANO, Vitor Nunes. Humanização e desumanização na escola: o que dizem os gostos e desgostos na tecitura complexa dos sentidos produzidos sobre as práticas escolares. 2016. 277 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7186
Data de defesa: 9-Set-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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