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Tipo do documento: Dissertação
Título: A aprendizagem do softwareScratch como atividade colaborativa na formação continuada de professores de Inglês
Título(s) alternativo(s): Learning Scratch software as collaborative activity in the continuing education of English teachers
Autor: Bastos, Viviane da Costa 
Primeiro orientador: Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Primeiro membro da banca: Andrade, Claudia Cristina dos Santos
Segundo membro da banca: Tavares, Kátia Cristina do Amaral
Resumo: O presente trabalho apresentado ao Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica PPGEB, Mestrado Profissional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na área de concentração: Cotidiano e Currículo, linha de pesquisa Ensino Fundamental II, visa ampliar estudos sobre o uso de novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (doravante TICs) em diversas linguagens. Considerando que as TICs são ferramentas presentes no cotidiano escolar, se expandem em diversas áreas da sociedade e podem ser instrumentos mediadores e geradores de espaços interacionais em diferentes contextos educacionais, esta pesquisa busca investigar o desenvolvimento da aprendizagem do software Scratch como atividade colaborativa na formação continuada dos professores de inglês que atuam em uma escola pública municipal bilíngue (Português/ Inglês), no Complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro. O embasamento teórico envolveu estudos sobre o uso de novas tecnologias na Educação (LEVY, 2010; MORAN, 2010; entre outros), a formação continuada docente (NÓVOA, 2009; SCHON, 1997; entre outros) e a Teoria da Atividade (doravante TA) fundamentada por Engeström (1999, 2000, 2007) como abordagem teórico-metodológica, por esta possibilitar a análise da atividade coletiva e as suas relações com outros sistemas de atividade. A partir da TA, tendo em vista o contexto de investigação como uma rede de atividades, este estudo compreende a aprendizagem do software Scratch como um sistema de atividade central relacionado à realização de atividades para o ensino de língua inglesa e desenho do produto final. A análise dos componentes do sistema de atividade central buscou compreender como o processo de aprendizagem do Scratch foi realizado e transformado ao longo da atividade, o que os participantes aprenderam, as divisões de trabalho, os conflitos e as regras estabelecidas. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva-interpretativista (GATTI, 2005),como intuito de obter e ampliar conhecimentos sobre uma determinada realidade, utilizei outros instrumentos de pesquisa como entrevistas abertas compostas por questões semiestruturadas, oficinas presenciais e grupo focal, que não só colaboraram para a análise dos dados, mas também por reunir subsídios para a construção do produto: um curso online elaborado com a colaboração dos professores de língua inglesa. Os resultados apontam a relevância do envolvimento dos sujeitos, a divisão do trabalho, a exploração do programa, a troca de experiências, a busca de novos saberes, a reflexão, a autoria dos alunos e o trabalho em colaboração como atividades responsáveis pela promoção do domínio do Scratch e a formação continuada docente.
Abstract: This dissertation presented to the Graduate Program of Teaching in Basic Education - PPGEB, Professional Master of Universidade do Estado do Rio de Janeiro, in the concentration area: Daily life and Curriculum, research line Primary Education II, aims to expand studies on the Use of new Communication and Information Technologies (ICTs) in different languages. Therefore, considering that ICTs are tools present in school life, expand in several areas of society and can be mediating instruments and generators of interactive spaces in different educational contexts, this research seeks to investigate the development of learning the software Scratch as a collaborative activity in training (Portuguese / English), in Complexo do Alemão, in the city of Rio de Janeiro. Theoretical background involved studies on the use of new technologies in Education (LEVY, 2010, MORAN, 2010, among others), continuing teacher education (NÓVOA, 2009, SCHON, 1997, among others) and Activity Theory) Based on Engeström (1999, 2000,2007) as a theoretical-methodological approach, for this to enable the analysis of collective activity and its relations with other systems of activity. From TA, considering the research context as a network of activities, this study comprises the learning of Scratch software as a central activity system related to the accomplishment of activities for the teaching of English language and the design tor the final product: an online course. The analysis of the components of the central activity system sought to understand how the Scratch learning process was carried out and transformed throughout the activity, what the participants learned, the work divisions, the conflicts and the established rules. Also, because it is a qualitative research of a descriptive-interpretative approach (GATTI, 2005), with the purpose of obtaining and expanding knowledge about a certain reality, I have used other research instruments such as open interviews composed of semi-structured questions, And the focus group, which not only collaborated to analyze the data, but also to gather subsidies for the construction of the product, a course elaborated with the collaboration of the English-speaking teachers. The results point to the relevance of the subjects' involvement, the division of labor, the exploration of the program, the exchange of experiences, the search for new knowledge, reflection, the authorship of the students and the collaborative work as activities responsible for promoting the domain Scratch and continuing teacher education.
Palavras-chave: Scratch
Teacher´s continued formation
Activity theory
Colaborative learning
English language teaching
Scratch
Formação continuada docente
Teoria da atividade
Aprendizagem colaborativa
Ensino da língua inglesa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: BASTOS, Viviane da Costa. A aprendizagem do softwareScratch como atividade colaborativa na formação continuada de professores de Inglês. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7187
Data de defesa: 14-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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