Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7189
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aventuras e descobertas em São João de Meriti: fotografia e arte de meninas e meninos na escola
Título(s) alternativo(s): Adventures and discoveries in São João de Meriti: photography and art of girls and boys in school
Autor: Sobreiro, Rosana dos Santos 
Primeiro orientador: Oliveira, Esequiel Rodrigues
Primeiro membro da banca: Lima, Patricia Ferreira de Souza
Segundo membro da banca: Pereira, José Valter
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar as potencialidades da imagem na formação escolar e no ensino de arte. Investigar através da produção fotográfica dos estudantes a possibilidade de construção de conhecimento nas aulas de Arte. A fundamentação teórica se estrutura em torno de três eixos. O primeiro eixo se organiza em torno do conceito de arte e sua relação com o conhecimento em geral e conhecimento escolar. O segundo discute sobre a fotografia na perspectiva da arte e a contribuição da produção fotográfica ao processo ensinoaprendizagem e, ainda, apresenta uma reflexão sobre a didática do ver. O terceiro eixo aborda alteridade e identidade, buscando no interior desses conceitos as relações com o outro e a noção de patrimônio nos processos de formação humana. A metodologia com ênfase qualitativa teve como sujeitos, estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental de escola em São João de Meriti. A amostra resultou de encontros semanais com atividades relacionadas à fotografia, que ocorreram no horário das aulas de arte, saídas de campo, exposição do material produzido e entrevistas com os participantes. Através das narrativas, dos diálogos estabelecidos durante o processo e das entrevistas, a percepção da relevância do protagonismo discente, ativador da autoestima, consolidado através da autoria na produção fotográfica e das trocas estabelecidas em cada atividade realizada.
Abstract: This work aims to verify the potentialities of the image in the formation school and art education. Investigate through the photographic production of students the possibility of building knowledge in art classes. The theoretical basis is structured around three axes. The first axis organized around the concept of art and its relationship with knowledge in general and school knowledge. The second discusses photography in the perspective of art and the contribution of photographic production to the teaching-learning process and, presents a reflection on the didactics of seeing. The third axis deals with otherness and identity, seeking within these concepts the relations with another and the notion of patrimony in the processes of human formation. The methodology with emphasis qualitative study had as subjects, students of the seventh year of elementary school in São João de Meriti. The sample was the result of weekly meetings with activities related to photography, which occurred at the time of art classes, field trips, exposure of the material produced and interviews with the participants. Through the narratives, the dialogues established during the process and the interviews, the perception of the relevance of the student protagonism, activator of the self-esteem, consolidated through authorship in photographic production and established in each activity carried out.
Palavras-chave: Everyday school
Photography
Teaching of art
Cotidiano escolar
Fotografia
Ensino de arte
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: SOBREIRO, Rosana dos Santos. Aventuras e descobertas em São João de Meriti: fotografia e arte de meninas e meninos na escola. 2017. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7189
Data de defesa: 30-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_ Rosana.pdf2,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.