Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7190
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Recursos tecnológicos: estratégias na perspectiva pedagógica para alunos com autismo |
Título(s) alternativo(s): | Technological resources: strategies in the pedagogical perspective for students with autism |
Autor: | Nascimento, Fabiana Ferreira do ![]() |
Primeiro orientador: | Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da |
Primeiro membro da banca: | Braun, Patricia |
Segundo membro da banca: | Monteiro, Angélica Maria Reis |
Resumo: | Esta investigação tem por objetivo analisar o uso de recursos tecnológicos, através do PowerPoint e do acesso à internet, no processo de ensino e aprendizagem de duas crianças com diagnóstico de Autismo matriculadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nossos objetivos foram identificar primeiro quais recursos pedagógicos e/ou tecnológicos eram utilizados em contexto escolar e de que maneira estes recursos poderiam tornar os conteúdos escolares mais acessíveis para estes alunos; em segundo, propor e/ou sugerir com as professoras das turmas (dos alunos observados), atividades que utilizassem os recursos tecnológicos de forma a promover acessibilidade curricular; e por último elaborar um produto que pudesse contribuir para a adaptação de atividades curriculares. De acordo com o DSM-5 (APA, 2013), o Autismo engloba todos aqueles sujeitos diagnosticados com o Transtorno Autista, Transtorno de Asperger e Transtorno Invasivo do desenvolvimento sem outra especificação, podendo se apresentar com diferentes graus de severidade. Estudos indicam que intervenções precoces adequadas podem favorecer o desenvolvimento da linguagem, interação social e diminuir problemas de comportamento. A presente pesquisa se trata de uma investigação exploratória de cunho descritivo e explicativo. A metodologia utilizou os pressupostos qualitativos com base na pesquisa participante, empregando critérios da pesquisa-ação critico colaborativa. Foram utilizados como instrumentos: entrevistas semiestruturadas, gravações de voz, diário de campo e fotografias. Concluímos que as tecnologias fazem parte do contexto social dos alunos. Eles acessam celulares, computadores e tablets. Fazem busca na internet e no YouTube. O uso da tecnologia touch se mostrou viável ao contrário do mouse que nos pareceu pouco intuitivo. Além disso percebemos que o uso de recursos tecnológicos tornou o conteúdo mais atraente, promoveu a autonomia do aluno e o desenvolvimento de habilidades sociais mediados pelos aparelhos culturais existentes em seu contexto, no nesso caso, o computador. Diante disso, nos parece muito racional levar para o contexto escolar essas linguagens, transformando-as em instrumentos culturais de aprendizagem, e possibilitando que os conteúdos curriculares fiquem mais acessíveis. |
Abstract: | The aim of the present study was to analyze the use of technological resources through PowerPoint and Internet access in the teaching and learning process of two children diagnosed with Autism enrolled in the initial grades of Elementary School. At first, our objectives were to identify the pedagogic and the technologic resources used in the school context and how those resources could make the school contents more accessible for the students; secondly, show up and suggest activities to the teachers that use the technological resources in order to promote curricular accessibility. And, finally, elaborate a product that could contribute to adapt the curricular activities. According to the DSM-5 (APA, 2013), Autism encompasses all those subjects diagnosed with Autism Disorder, Asperger's Disorder and Invasive Developmental Disorder without any other specification, and it may introduce different degrees of Autism severity. Studies indicate that adequate early interventions may develop language, social interaction and decrease behavioral problems. The present research is an exploratory investigation of a descriptive and explanatory nature. The methodology used the qualitative assumptions based on participant research, using collaborative critical research-action criteria. Semi-structured interviews, voice recordings, field diaries and photographs were used as instruments. We conclude that technologies are part of the students' social context. They access cell phones, computers and tablets. They search the internet and YouTube. The use of touch technology proved viable unlike the mouse that seemed to us unintuitive. In addition, we realized that the use of technological resources made the content more attractive, promoted the student's autonomy and the development of social skills mediated by the cultural apparatuses existing in their context, in the case, by the computer. So, it seems very rational to take these languages into the school context, transforming them into cultural learning instruments, and making curricular contents more accessible. |
Palavras-chave: | Educational and technological resources Autism spectrum disorder Education Inclusion Recursos pedagógicos e tecnológicos Transtorno do espectro do autismo Educação Inclusão |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | NASCIMENTO, Fabiana Ferreira do. Recursos tecnológicos: estratégias na perspectiva pedagógica para alunos com autismo. 2017. 182 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7190 |
Data de defesa: | 3-Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao_Fabiana.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.