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Tipo do documento: Dissertação
Título: Flexibilizações curriculares e aluno com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental: um caso de consultoria colaborativa no município de Itatiaia/RJ
Título(s) alternativo(s): Curricular flexibilizations and students with intellectual disabilities in the initial years of primary education: a case of collaborative consulting in the municipality of Itatiaia/RJ
Autor: Santos, Caroline Vieira de Campos Gonzalez dos 
Primeiro orientador: Braun, Patricia
Primeiro membro da banca: Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Resumo: Nas últimas décadas o Brasil passou por avanços na educação, a partir das conquistas de direitos sobre o acesso à educação básica de alunos com necessidades educacionais especiais. Porém, ainda se observa que é latente a demanda de estudos sobre a compreensão e organização de um currículo que proveja a participação e aprendizagem de todos no espaço escolar. No roll que engloba a categoria deficiência , o desenvolvimento do aluno acometido pela deficiência intelectual tem suscitado dúvidas sobre a organização e estruturação do currículo escolar. Nesse contexto, esse estudo analisou e refletiu, a partir de um programa de consultoria colaborativa, sobre os aspectos que envolvem a organização e estrutura de uma proposta de currículo para os anos iniciais de Ensino Fundamental, considerando a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual, em uma escola da rede pública municipal de Itatiaia/ RJ. A fundamentação teórica do estudo abarcou o eixo deficiência intelectual/ currículo/ flexibilizações curriculares/ inclusão escolar, a partir da concepção histórico-cultural e da defesa da diversidade e equidade no que tange o acesso ao currículo escolar. O estudo foi organizado em duas etapas, a partir da abordagem qualitativa de caráter exploratório e participativo. Teve como método a pesquisa-ação colaborativa e como estratégia a consultoria colaborativa focada na formação de professores. Foram participantes primários da etapa 1: 4 professores do núcleo comum, o professor de Atendimento Educacional Especializado - AEE e coordenador dos anos iniciais. Na etapa 2: 3 professores do núcleo comum e o professor de AEE. Participantes secundários: 3 alunos com deficiência intelectual. A análise dos dados foi desenvolvida a partir de categorias de codificação. Foi possível constatar contradições na forma com que o currículo escolar é previsto e aplicado, bem como perceber os desafios considerando o processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual e vislumbrar concepções, práticas que contribuíram para elucidar os aspectos que envolvem a organização e flexibilização do currículo e as possibilidades no processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Como produto foi elaborado um Livrete Pedagógico que orienta professores na utilização de estratégias de flexibilização curricular para o aluno com deficiência intelectual.
Abstract: In the last decades Brazil has made advances in education, based on the achievement of rights on access to basic education for students with special educational needs. However, still a latent demand for studies on the understanding and organization of a curriculum that provides the participation and learning of all people in the school space. In the place that includes the category "deficiency", the development of the student are affected by intellectual disability raising doubts about the organization and structuring of the school curriculum. In this context, this study analyzed and reflected, by a collaborative consulting program, on the aspects that involves the organization and structure of a curriculum proposal from the initial years of Elementary School, considering the inclusion of students with intellectual disability, In a municipal public school of Itatiaia / RJ. The theoretical basis of this study covered the idea of intellectual disability/ curriculum/ curriculum flexibilizations/ school inclusion, based on the historical-cultural conception and the defense of diversity and equity in what concerns the access to the school curriculum. The study was organized in two stages, based on a qualitative exploratory and participatory approach. Collaborative action research and collaborative consulting focused on teacher education were used as a strategy. There were primary participants of stage 1: 4 common core teachers, the Specialized Educational Service - ESA teacher and coordinator of the initial years. In step 2: 3 common core teachers and the ESA teacher. Secondary participants, 3 students with intellectual disabilities. The data analysis was developed from coding categories. It was possible to verify contradictions in the way the school curriculum is foreseen and applied, as well as to perceive the challenges considering the process of inclusion of the student with Intellectual Disability - ID and to envision conceptions, practices that contributed to elucidate the aspects that involve the organization and flexibility of the curriculum and all the possibilities in the process of how learning the students with intellectual disabilities. As a final product, a Pedagogical Booklet was developed that should guide teachers in the strategies of curriculum flexibilization for students with intellectual disabilities.
Palavras-chave: Intellectual disability
School inclusion
Curricular flexibilization
Collaborative consulting
Deficiência intelectual
Inclusão escolar
Flexibilizações curriculares
Consultoria colaborativa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: SANTOS, Caroline Vieira de Campos Gonzalez dos. Flexibilizações curriculares e aluno com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental: um caso de consultoria colaborativa no município de Itatiaia/RJ. 2017. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7191
Data de defesa: 24-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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