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Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: estudo de um caso
Título(s) alternativo(s): Inclusion processes of students with special educational needs: a case study
Autor: Chianello, Nathália Wanderley 
Primeiro orientador: Sonco, Cláudia Hernandez Barreiros
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Fernandes, Edicléa Mascarenhas
Resumo: Esta pesquisa se deu em uma instituição particular de ensino, na zona Norte do Rio de Janeiro, localizada no bairro da Tijuca, que abarca, em seu interior, possíveis interfaces que dialogam com a prática de uma educação inclusiva. O estudo contou com observações no cotidiano de duas turmas do ensino fundamental I, além de entrevistas com as professoras, tanto regentes quanto auxiliares e coordenadoras pedagógicas. Contando com uma inspiração etnográfica, procurou-se, num primeiro momento, compreender o conceito de educação inclusiva que rege as práticas da instituição em questão. No segundo momento, então, iniciou-se a observação das práticas pedagógicas que são direcionadas aos alunos com necessidades educacionais especiais, foco central desta dissertação. A partir daí, em consonância com os conhecimentos construídos pelas professoras, optou-se por trabalhar com autores que dialogam com a temática da pedagogia da diferença no contexto educacional, trazendo uma visão mais humana na construção das identidades e da reflexão da sala de aula como um espaço de possibilidades. Desta forma, Carlos Skliar e Peter McLaren, corroboram a reflexão no contexto das diferenças; Phillippe Perrenoud, Vera Candau e Senna na construção do exercício de situações problemas vivenciadas pelo professor, ou seja, na reflexão sobre a prática pedagógica em sala de aula e as possíveis atribuições que lhe são direcionadas. Percebeu-se, no decorrer deste estudo, que o conceito de inclusão congrega variados sentidos, e que alguns deles estão sendo enfrentados pelas professoras em suas atividades docentes. Observou-se que práticas curriculares abertas e flexíveis mostram-se mais potentes para o acolhimento de crianças com NEE. Acredita-se que a formação docente ainda necessita de um investimento significativo.
Abstract: This research was carried out in a private teaching institution in the northern area of Rio de Janeiro, located in the Tijuca neighborhood, which includes in its interior possible interfaces that dialogue with the practice of inclusive education. The study included observations in the daily life of two classes of elementary school I, in addition to interviews with teachers, both regents and auxiliaries and pedagogical coordinators. With an ethnographic inspiration, it was sought, at first, to understand the concept of inclusive education that governs the practices of the institution in question. In the second moment, we began to observe the pedagogical practices that are directed to the students with special educational needs, central focus of this dissertation. From then on, in consonance with the knowledge built by the teachers, it was decided to work with authors who dialogue with the pedagogy of difference in the educational context, bringing a more human vision in the construction of identities and the reflection of the classroom as a space of possibilities. In this way, Carlos Skliar and Peter McLaren, corroborate for the reflection in the context of the differences; Phillippe Perrenoud, Vera Candau and Senna in the construction of the problem situations experienced by the teacher, that is, in the reflection on the pedagogical practice in the classroom and the possible assignments that are directed to it. It was noticed in the course of this study that the concept of inclusion brings together different senses, and that some of them are being faced by the teachers in their teaching activities. It was observed that open and flexible curricular practices are more powerful for the reception of children with SEN. It is believed that teacher training still requires significant investment.
Palavras-chave: Education
Inclusion
Special educational needs
Teacher
Educação inclusiva
Necessidades educacionais especiais
Formação de professores
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: CHIANELLO, Nathália Wanderley. Processos de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: estudo de um caso. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7192
Data de defesa: 13-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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