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Tipo do documento: Tese
Título: O currículo de nutrição do Rio de Janeiro e sua interface com as ciências sociais: diálogos epistemológicos
Título(s) alternativo(s): The nutrition curriculum of Rio de Janeiro and its interface with social science: epistemological dialogues
Autor: Costa, Viviane Marinho da 
Primeiro orientador: Gulgelmin, Silvia Angela
Primeiro coorientador: Castro, Luciana Maria Cerqueira
Primeiro membro da banca: Ramos, Marise Nogueira
Segundo membro da banca: Prado, Shirley Donizete
Terceiro membro da banca: Sousa, Thais Salema Nogueira de
Quarto membro da banca: Santos, Cláudia Roberta Bocca
Resumo: Historicamente, a nutrição se constituiu como uma ciência de base biomédica, o que influencia o perfil da formação do nutricionista até os dias atuais. Não se pode negar a importância e necessidade dos conteúdos biomédicos para a formação do nutricionista, no entanto, partindo da noção de profissional generalista defendida pela Diretriz Curricular Nacional (DCN) do Curso de Nutrição, se entende que a formação deste profissional exige o diálogo com diversas áreas do conhecimento, entre elas as ciências sociais e humanas (CSH). Esta tese se insere na linha de pesquisa Políticas, Saberes e Práticas em Alimentação, Nutrição e Saúde e visou investigar as bases epistemológicas dos currículos dos cursos de nutrição do Rio de Janeiro, as tendências teóricas desenvolvidas e os elementos da formação do nutricionista que vêm sendo priorizados nos currículos e projetos pedagógicos dos cursos e também a forma como as CSH têm sido incorporadas (ou não) aos cursos de graduação em nutrição. Foi realizada coleta de documentos diretamente com a universidades participantes do estudo, assim como levantamento de fontes secundárias que também compuseram a análise. Utilizou-se como método o materialismo histórico dialético e, dessa forma, adotamos a epistemologia dialética como nossa opção de abordagem. Para instrumentalizar a pesquisa epistemológica, foi construído um modelo esquemático com base no acúmulo teórico de Sanchez Gamboa (1998), que foi chamado de Esquema Paradigmático da Pesquisa da Formação em Nutrição e norteou a análise do material de estudo. Foi foco especial deste trabalho investigar a articulação da formação em nutrição com as ciências sociais. Para isso se buscou compreender como essa articulação se dá no currículo formal, através dos PPCs dos cursos e dos documentos orientadores da formação, como as DCNs de Nutrição, documentos de entidades como o CFN, o CRN4 e a ENEN e da OPSAN. As análises de documentos das universidades do Rio de Janeiro, assim como das fontes secundárias, permitiram verificar que o discurso sobre a necessidade de aproximação com as CSH ainda está muito colocado numa esfera teórica e não está contemplado nas abordagens teórico-metodológicas adotadas pelos projetos políticos dos cursos. Identificou-se nas disciplinas dos cursos investigados que a aproximação das mesmas com conteúdos das CSH ainda é tímida, pontual e pouco interdisciplinar. Uma importante constatação a que chegou o estudo está relacionada a redução da qualificação profissional a noção de competências, já que mesmo os documentos que apresentam uma crítica ao modelo de formação tecnicista, disciplinar e enquadrante, mantém suas discussões teóricas nos marcos das competências e habilidades
Abstract: Historically, Nutrition was based in biomedical science, what influences the profile of the nutritionist formation until today. One can not deny the importance and need of the biomedical content for the nutritionist formation, however, based on the notion of generalist professional defended in the nacional curriculum guideline (DCN) of nutrition course, it is understood that this formation requires dialogs with several areas of knowledge, like social and human sciences (CSH). This thesis aimed to investigate the epistemological basis of curriculum of nutrition courses in Rio de Janeiro. It also investigated the trends and elements of nutritionist formation that has been prioritized on curriculum, as well as the way how CSH has been incorporated (or not) to undergraduate course Nutrition. The documents was collected directly with the participating universities of the study, as well as was done a survey of secondary sources which were also part of the analysis. As method it was used dialectical historical materialism and adopted the dialectical epistemology. In order to instrumentalize the epistemological research, it was built a schematic model based on the discussion of Gamboa (1998), that was called paradigmatic scheme of the research of nutrition formation. This instrument guided the analysis of the study material. It was a special focus of this work investigate the articulation between the nutrition formation and the social sciences contents. For that it sought understand how this articulation occurs in the formal curriculum through the PPCs of courses and guidance documents of formation, such as DCNs Nutrition, entities documents like CFN, CRN4, ENEN and OPSAN. The analysis of documents from the Universities of Rio de Janeiro, as well as of secondary sources, allowed check that speech about the need to approach with the CSH is still placed in a theoretical sphere and not are contemplated in theoretical and methodological approaches adopted by the documents analyzed. Was identified in the subjects of the investigated courses that the approach of content of CSH is still modest, punctual and little interdisciplinary. An important finding reached by this study is related to the reduction of the professional qualification by the notion of competence, since even the documents that present a criticism to the formation model technicist, maintains its theoretical discussions within the scope of skills and abilities
Palavras-chave: Nutrition curriculum
Social and Human Sciences
Epistemology
Paradigmatic Scheme
Currículo de Nutrição
Ciências Sociais e Humanas
Epistemologia
Esquema paradigmático
Qualificação profissional
Nutrição - Rio de Janeiro
Ensino Universitário - Brasil
Currículos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Nutrição
Programa: Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde
Citação: COSTA, Viviane Marinho da. O currículo de nutrição do Rio de Janeiro e sua interface com as ciências sociais: diálogos epistemológicos. 2015. 26 f. Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7235
Data de defesa: 25-Set-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde

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