Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7251
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cinema e comensalidade na escola: o diálogo ciência e a arte na criação de um website do campo da alimentação e nutrição
Autor: Monteiro, Gustavo Bastos 
Primeiro orientador: Prado, Shirley Donizete
Primeiro coorientador: Ferreira, Francisco Romão
Primeiro membro da banca: Barcellos, Daniela Menezes Neiva
Segundo membro da banca: Vargas, Eliane Portes
Resumo: A presente dissertação descreve e reflete sobre o processo de elaboração, do website Cinema e Comensalidade na Escola - projeto que está voltado para professores de escolas, com especial atenção àqueles inseridos no ensino fundamental e desenvolvido no interior do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação (NECTAR) do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Esta dissertação, juntamente com o website, faz parte de um projeto maior intitulado Consumo alimentar como problema complexo: reflexões conceituais e proposição de educação alimentar e nutricional em escolas a partir do cinema . Nele destacamos o uso do cinema na sala de aula para pensar o fenômeno da alimentação, e que vai ao encontro do anseio por compreender os processos, interligar saberes e promover um método de ensino mais agradável e que faça sentido para alunos e professores. O desenvolvimento do estudo foi composto de duas vertentes: (a) o desenvolvimento de um website como um canal voltado para professores de escolas, com especial atenção àqueles inseridos no ensino fundamental e médio, e, (b) a elaboração de um estudo preocupado em descrever a construção desse website e em apresentar reflexões sobre o processo de seu desenvolvimento, abordagem e dinâmica a partir das referências da CienciArte. O percurso de desenvolvimento seguiu um processo de concepção/construção coletiva tanto na estrutura e organização geral dos conteúdos no site quanto os próprios elementos do design - como formas gráficas, cores, fontes, imagens, sons - continuamente re/definidas ao longo do processo, que esteve sempre vinculado ao próprio desenrolar do projeto maior. Ao descrever este processo, tomamos como referências as proposições situadas no âmbito da CienciArte, conforme proposta por Root-Bernstein (2011), a perspectiva de diálogos entre diferentes saberes e disciplinas de Morin (2005) e das articulações dos três campos de conhecimento - a Ciência, a Arte e a Filosofia - em Deleuze (1992). Na perspectiva de Morin (2005), a difusão das discussões sobre o campo da Alimentação e Nutrição enquanto fenômeno complexo, demanda estratégias de apresentação, que possam conduzir o processo de ensino-aprendizagem de forma lúdica e que amplie os horizontes dos participantes, enriquecendo seus processos de formação. Considerando a relevância das imagens e da dimensão visual na vida cotidiana, temos em mente o contexto mais amplo da cultura visual que caracteriza a sociedade moderna a partir do século XX, conforme Hernandez (2000), e do ambiente digital online com que interagimos a partir da segunda metade do século XX. Consideramos ainda que no cotidiano escolar do mundo contemporâneo os processos de ensino e aprendizagem, cada vez mais, incorporam o uso de tecnologias virtuais e processos de informação, e que o website em questão se propõe a elaborar a apresentação das discussões do campo da Alimentação e Nutrição, dialogando com as condições do moderno ambiente digital online
Abstract: This dissertation describes and reflects on the elaboration process of the website "Cinema and Commensality at School" - a project that is aimed at school teachers, with special attention to those inserted in elementary education - and developed within the Center for Cultural Studies and Nutrition (NECTAR) of the Institute of Nutrition of the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ). This dissertation, along with the website, is part of a larger project entitled "Food consumption as a complex problem: conceptual reflections and proposition of food and nutritional education in schools from the cinema". In it we highlight the use of cinema in the classroom to think about the phenomenon of food, and that meets the yearning to understand the processes, interconnect knowledge and promote a method of teaching that is more pleasant and makes sense for students and teachers. The development of the study was composed of two aspects: (a) the development of a website as a channel for school teachers, with special attention to those enrolled in elementary and secondary education, and (b) the development of a study concerned with describe the construction of this website and present reflections on the process of its development, approach and dynamics based on the references of ArtCience. The development path followed a process of collective design / construction both in the overall structure and organization of the contents on the site and the design elements themselves - such as graphic shapes, colors, fonts, images, sounds - are continuously re-defined throughout the process, which was always linked to the very development of the larger project. In describing this process, we take as references the proposals within the framework of ArtCience, as proposed by Root-Bernstein (2011), the perspective of dialogues between different knowledges and disciplines of Morin (2005) and the articulations of the three fields of knowledge - the Science, Art and Philosophy - in Deleuze (1992). From the perspective of Morin (2005), the dissemination of discussions on the field of Food and Nutrition as a complex phenomenon demands presentation strategies that can guide the teaching-learning process in a playful way and broaden participants' horizons, enriching their training processes. Considering the relevance of images and the visual dimension in everyday life, we have in mind the broader context of visual culture that characterizes modern society from the twentieth century, according to Hernandez (2000), and the online digital environment with which we interact of the second half of the twentieth century. We also consider that in the everyday school life of the contemporary world teaching and learning processes increasingly incorporate the use of virtual technologies and information processes, and that the website in question proposes to elaborate the presentation of the discussions of the field of Food and Nutrition, dialoguing with the conditions of the modern online digital environment
Palavras-chave: Commensality
ArtCience
Art
Science
Teaching
Food and nutrition
Web design
Comensalidade
CienciArte
Arte
Ciência
Ensino
Alimentação e nutrição
Web design
Nutrição
Cinema
Website
Área(s) do CNPq: CNPQ:CIENCIAS DA SAUDE:NUTRICAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico:Instituto de Nutrição
Programa: Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde
Citação: MONTEIRO, Gustavo Bastos. Cinema e comensalidade na escola: o diálogo ciência e a arte na criação de um website do campo da alimentação e nutrição. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7251
Data de defesa: 3-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - Gustavo Bastos Monteiro - 2019 - Completa.pdf8,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.