Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7275
Tipo do documento: Dissertação
Título: A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre alimentação saudável a partir da publicidade de uma linha de biscoitos industrializados
Título(s) alternativo(s): Life cannot be made only of dreams: reflections on healthy eating from the publicity of a line of industrialized cookies
Autor: Villagelim, Andréa Siliveste Brasil 
Primeiro orientador: Prado, Shirley Donizete
Primeiro coorientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Helal, Ronaldo George
Segundo membro da banca: Serra, Giane Moliari Amaral
Resumo: Trata-se de estudo exploratório em que se busca compreender sentidos e significados presentes no olhar de consumidores sobre um filme e as embalagens que fazem parte da campanha publicitária de uma linha de biscoitos industrializados, lançada no ano de 2008. Trabalhando a partir dos referenciais da pesquisa qualitativa, foram realizados oito grupos focais, envolvendo 42 participantes, dentre os quais estudantes do Curso de Graduação em Nutrição e Comunicação Social, estudantes do Curso de Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde, nutricionistas e trabalhadoras de empresa prestadora de serviços de limpeza. O tema alimentação saudável, fortemente presente em todos os grupos focais, foi tomado para discussão. O que se encontrou neste estudo foi uma combinação entre publicidade e biomedicina nutricional, que resulta num conjunto normativo de prescrições com foco em aumento de vendas que não dão conta do complexo que formam a alimentação, a saúde e a felicidade.
Abstract: This is an exploratory study that aims to understand the senses and meanings present in the viewpoint of consumers about a film and about the packages that are part of the advertising of a line of manufactured cookies, launched in 2008. Based on qualitative research references, we conducted eight focal groups involving 42 participants including students of the undergraduate courses of Nutrition and Social Communication, Master students of Food, Nutrition and Health, nutritionists and workers of a cleaning provider service. The theme of healthy eating, strongly present in all focal groups, was taken for discussion. What we found in this study was a combination of advertising and nutritional biomedicine resulting in a set of regulatory requirements focusing on increased sales that do not account for the complex that make up food, health and happiness.
Palavras-chave: Practical alimentary
Healthful feeding
Communication
Consumption
Culture
Práticas alimentares
Alimentação saudável
Comunicação
Consumo
Cultura
Produtos industrializados
Alimentos - Consumo
Anúncios - Alimentos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Nutrição
Programa: Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde
Citação: VILLAGELIM, Andréa Siliveste Brasil. A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre alimentação saudável a partir da publicidade de uma linha de biscoitos industrializados. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7275
Data de defesa: 15-Dez-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Andrea S B Villagelim_Bdtd.pdf1,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.