Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7303
Tipo do documento: Dissertação
Título: Medicalização da comida e transformação de pessoas em mercadoria: reflexões a partir de revistas dirigidas ao público feminino
Título(s) alternativo(s): Medicalization of food and transforming people into merchandise: reflections form magazines for women
Autor: Freire, Gesseldo de Brito 
Primeiro orientador: Prado, Shirley Donizete
Primeiro coorientador: Macedo, Marcelo Ernandez
Primeiro membro da banca: Valente, André Crim
Segundo membro da banca: Ferreira, Francisco Romão
Terceiro membro da banca: Corado, Patricia Ribeiro
Resumo: Dedicamo-nos, num primeiro momento, a situar o campo científico a Alimentação e seu foco de investigação: a comida. Entendemo-la inserida no mundo do consumo nas sociedades modernas e em articulação com a publicidade, esta que é por nós considerada como forte partícipe do processo de construção de símbolos e de reprodução e transformações no modelo econômico-social-cultural marcado pela acumulação de capital. Nos dias atuais, a publicidade, suas práticas e seus saberes têm sido estudados, não somente como simples agentes de vendas, mas como mecanismos capazes de estabelecer influências e reconstrução de práticas de consumo. Processo em que o corpo tem função relevante na construção de sentidos, visto que a comida participa da construção do corpo não apenas pela sua materialidade, mas também nos aspectos culturais e simbólicos. Analisamos as capas das revistas Sou Mais Eu! e VIVA! Mais, publicadas em 2011. A partir desses veículos, propomo-nos a refletir a respeito de discursos sobre comida e suas relações com processos de medicalização e de transformação das pessoas em mercadoria na sociedade contemporânea. Discutimos, primeiramente, sua configuração como um gênero textual. Depois, com base na Análise de Discurso e nos estudos semióticos, recorremos a autores como Foucault, Guimarães, Farina, Simmel e Elias para um mergulho nos enunciados em tela. Em seguida, com base em autores como Conrad, Foucault e Maingueneau, apresentamos nossas reflexões sobre o processo de medicalização que vemos presente nesses discursos. Por fim, argumentamos que a sociedade de consumo requer que sejamos também vendáveis. Consideramos, conforme Hall, Bauman, Giddens, Marx e Lukács, que esse arranjo que reune capas de revistas femininas, comida e medicalização é também marcado por um processo de reificação que transforma pessoas em mercadoria
Abstract: We dedicate ourselves, at first, to situate the scientific field the Food and focus of investigation: the food. We get it inserted into the world of consumption in modern societies and in conjunction with advertising, this is considered by us as a strong participant in the process of building and symbols of reproduction and changes in social-economic model, characterized by accumulation of cultural capital . Nowadays, advertising, their practices and knowledge have been studied not only as mere sales agents, but as mechanisms to establish influences and reconstruction of consumption practices. Process in which the body has a relevant role in the construction of meaning, since the food participates in the construction of the body not only by its materiality, but also in cultural and symbolic. We analyze the covers of magazines I'm More! and VIVA! More, published in 2011. From these vehicles, we propose to reflect on discourses about food and its relationship to processes of medicalization and transformation of people into a commodity in contemporary society. We discussed, first, its configuration as a genre. Then, based on discourse analysis and semiotic studies, the authors resorted to Foucault, Guimarães, Farina, Simmel and Elias for a dip in the statements on screen. Then, based on authors such as Conrad, Foucault and Maingueneau, we present our reflections on the process of medicalization that we present these speeches. Finally, we argue that consumer society requires that we also salable. We consider, as Hall, Bauman, Giddens, Marx and Lukács, this arrangement which gathers covers of women's magazines, food and medicalization is also marked by a process of reification that turns people into commodities
Palavras-chave: Nourishment
Food
Advertising
Medicalization
Alimentação
Comida
Publicidade
Revistas femininas
Medicalização
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DIETETICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Nutrição
Programa: Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde
Citação: FREIRE, Gesseldo de Brito. Medicalização da comida e transformação de pessoas em mercadoria: reflexões a partir de revistas dirigidas ao público feminino. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7303
Data de defesa: 3-Dez-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Gesseldo de B Freire.pdf5,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.