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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7318
Tipo do documento: Dissertação
Título: Faça o que eu digo, mas não o que eu faço: uma análise de discurso sobre práticas alimentares e corporais entre graduandos em Educação Física e Nutrição
Título(s) alternativo(s): Do as I say, but not as I do: a discourse analysis about food and body practices in undergraduates of Physical Education and Nutrition
Autor: Castro, Juliana Brandão Pinto de 
Primeiro orientador: Carvalho, Maria Cláudia da Veiga Soares
Primeiro coorientador: Ferreira, Francisco Romão
Primeiro membro da banca: Batista, Luiz Alberto
Segundo membro da banca: Sabino, César
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi apreender e interpretar os sentidos e significados que discentes de Educação Física e Nutrição atribuem às práticas alimentares e corporais, no âmbito da graduação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trata-se de um estudo sociológico e antropológico com abordagem compreensiva, em que adotamos a estratégia metodológica de articular observação etnográfica (direta e participante) no período de 2012 a 2014 e entrevistas informais e em profundidade com alguns destes graduandos. Também foram registradas imagens com fotografia do ambiente pesquisado. Esta pesquisa permitiu compreender que os sentidos e significados atribuídos a estas práticas são influenciados pelos papeis sociais que os alunos assumem neste contexto. Assim, analisamos as relações sociais que estão presentes nessa comensalidade. Observamos que os discentes destes cursos não abandonam as regras do campo, pois segui-las os distingue socialmente, sendo a distinção social um dos sentidos subjacentes à prática do discurso, visto que este pode capitalizar, ou não, os sujeitos. Eles utilizam a adequação à regra no falar e utilizam uma outra postura no comer e no (não) se exercitar por lidar o tempo todo com estas duas realidades na vida. Os graduandos querem seguir o padrão valorizado no campo, por isso falam de acordo com a expectativa do que deveria ser feito, mesmo que suas falas estejam dissonantes do que realmente comem e do quanto se exercitam. Para nos auxiliar na análise desta defasagem entre o que se fala e o que se faz nas práticas do comer e do se exercitar destes universitários, construímos uma ferramenta metodológica-instrumental e nomeamos esta categoria analítica/concepção de décalage. Por intermédio da décalage, observamos de que forma os alunos lidam com as regras atreladas à promoção da saúde e prevenção de doenças (disseminadas em seus cursos e que perpassam pelas práticas físicas e alimentares). Trata-se de uma questão complexa em virtude da natureza contraditória do ser humano, acarretando numa contradição implícita em suas práticas. Concluímos que o falar e o fazer se apresentam entrelaçados em um sistema de símbolos construídos em um campo específico, segundo regras de um jogo construído neste campo, que confere distinção aos agentes, que seguem interesses diversos. A categoria analítica contribuiu na organização das trocas simbólicas, as quais demandam um saber específico do campo em questão e das relações sociais em que são (re)produzidos os sentidos e significados nas práticas alimentares e físicas
Abstract: The main objective of this research was apprehend and interpret the senses and meanings that students of Physical Education and Nutrition assign to food and body practices, at undergraduate level at the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ). It is a sociological and anthropological study with a comprehensive approach where we embraced the methodological strategy of linking ethnographic observation (direct and participant) in the period between 2012 and 2014 and informal and in-depth interviews with some of these undergraduates. We also took some pictures of the environment we researched. This research has allowed us to understand that the senses and meanings assigned to these practices are influenced by the social roles that the students take in this context. Thus, we analyzed the social relations that are present in this commensality. We observed that the students of these courses do not abandon the rules that exist in this field, because follow these rules make them socially distinguished, being the social distinction one of the senses underlying the practice of the speech, as this can capitalize, or not, the subjects. They generally use the adequateness to the rule to speak and another stance for eating and doing (or not) exercises because they deal with these two realities in their lives all the time. The students want to follow the valued standard in the field, so they speak according the expectation of what should be done, even if their statements are dissonant from what they actually eat and how much they exercise. To assist us in analyzing this gap between what those undergraduates say and do about their practices of eating and exercising, we built a methodological and instrumental tool and we named this analytical category/conception as décalage. Through décalage, we were able to observe how students deal with the rules related to health promotion and disease prevention (both disseminated in their courses and both involving physical and dietary practices). This is a complex issue because of the contradictory nature of the human being, resulting in a implicit contradiction in their practices. We concluded that the speech and the actions are intertwined in a system of symbols constructed in a specific field, according the rules of the game built in it, which gives distinction to the agents, who follow different interests. The analytical category contributed in the organization of the symbolic exchanges, which require a specific knowledge of the field and the social relations where are (re)produced the senses and meanings of food and physical practices
Palavras-chave: Senses and meanings
Food practices
Body practices
Commensality
Sentidos e significados
Práticas alimentares
Práticas corporais
Comensalidade
Nutrição
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Hábitos alimentares
Estudantes universitários
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Nutrição
Programa: Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde
Citação: CASTRO, Juliana Brandão Pinto de. Faça o que eu digo, mas não o que eu faço: uma análise de discurso sobre práticas alimentares e corporais entre graduandos em Educação Física e Nutrição. 2014. 196 f. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7318
Data de defesa: 21-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde

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