Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7325
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Efeito de ações em nutrição em uma creche pública sobre o estado nutricional de pré-escolares |
Título(s) alternativo(s): | Effect of nutrition actions in a public day care center on preschoolers nutritional status |
Autor: | Pereira, Alessandra da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Soares, Eliane de Abreu |
Primeiro coorientador: | Lanzillotti, Haydée Serrão |
Primeiro membro da banca: | Castro, Inês Rugani Ribeiro de |
Segundo membro da banca: | Accioly, Elizabeth |
Resumo: | Introdução: A pré-escolaridade caracteriza-se por uma fase na qual ocorrem diversas modificações do padrão alimentar. Trata-se de um período de intenso aprendizado. Mediante o estilo familiar contemporâneo, expresso principalmente pela inserção da mulher no mercado de trabalho, as creches vêm surgindo como uma boa opção de instituição para a assistência de crianças em idade pré-escolar. Objetivo: Avaliar os efeitos de ações em nutrição em uma creche pública sobre o estado nutricional de pré-escolares. Metodologia: Trata-se de estudo de intervenção, do tipo antes (t0) e seis meses depois (t1), no qual participaram 51 crianças de 2 a 4 anos. Os procedimentos foram: avaliação antropométrica (P/I, P/E e E/I, referênciaOMS -2006, classificação SISVAN-2008); avaliação bioquímica (colesterol total, HDLc, LDLc, triglicerídeos e glicose); avaliação hematológica (hemoglobina); avaliação dietética (pesagem direta dos alimentos e registro alimentar). Determinação de energia, carboidratos, lipídeos totais, proteína, fibra alimentar, cálcio, ferro, vitaminas A e C foi realizada pelo software Diet Pro versão 4.0. O índice de adequação (ID = média do consumo/ EAR ou AI) avaliou adequação do consumo alimentar. Foram pesquisados dados sócio-demográficos e história de saúde. As ações em nutrição foram: modificações nos cardápios; atividades pedagógicas, oficina culinária e visita a um hortifruti com as crianças e discussão do diagnóstico nutricional e palestras com os pais e equipe da creche. Resultados: Os principais resultados foram: redução de prevalência para déficit E/I e P/I, perfil lipêmico de maior risco após a intervenção, redução da anemia, aumento do consumo de energia, carboidratos, proteínas, vitamina C e A, ferro, e redução discreta do cálcio. Energia, ferro, cálcio e Vitamina C apresentaram probabilidade de adequação ≥50% (ID >1,00); proteína migrou de ID=3,96 para ID=5,04. Verificou-se inadequação para os lipídeos, nos dois momentos, para 100% das crianças. Conclui-se que a intervenção foi particularmente eficiente em alcançar níveis de adequação nutricional |
Abstract: | Introduction: The pre-school is characterized by a phase in which there are numerous changes in dietary patterns. This is a period of intense learning. Through the contemporary style family, expressed mainly by the inclusion of women in the labor market, nurseries have been appearing as a good choice of institution for the care of children in preschool. Objective: To evaluate the effectiveness of a nutritional intervention in preschool children in a day care center. Metodology: It is a longitudinal study, before (t0) and six month after (t1) of the intervention, which 51 children of 2 to 4 years ago. The procedures were: anthropometric (W/A; W/H e W/H, WHO reference- 2006/2007, SISVAN -2008 classification); biochemical evaluation (cholesterol, HDL, LDL, triglycerides and glucose); hematological evaluation (hemoglobin); dietetic assessment (weigh food record methods and food register). The determination of energy, carbohydrates, total lipids, protein, food fiber, calcium, iron, vitamins A and C were made by Diet Pro version 4.0. The adequacy index (AI= intake average /EAR or AI) evaluated the adequacy of the food intake. It was searched social and demographic data and the health history. The nutrition actions were: the pedagogic activities, the culinary workshops and a visit at fruit and vegetable supermarket with the children; discussion about the nutritional diagnostic and others chat too. It was verified inadequate intake of lipids, in both moments, for 100% of the children. Results: The most important results were: reduction of the prevalence to deficits in indexs H/A and W/A, lipid profile with major risk after the intervention, reduction of anemia, increase of the energy, carbohydrates, iron, vitamins C and A and food fiber intakes. It was also discrete the reduction of the calcium intake. Energy, iron, calcium and vitamin C presented probability of adequacy index ≥ 50% (ID>1.00); the protein migrated of ID=3.96 to ID=5.04. It was verified inadequate intake of lipids, in both moments, for 100% of the children. It was concluded that the intervention was effective to reach nutritional adequate levels for the nutrients |
Palavras-chave: | Pré-escolar Estado nutricional Child day care center Preschooler Nutritional status Nutrição - Avaliação Creches Crianças - Nutrição |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::ANALISE NUTRICIONAL DE POPULACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Nutrição |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde |
Citação: | PEREIRA, Alessandra da Silva. Efeito de ações em nutrição em uma creche pública sobre o estado nutricional de pré-escolares. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7325 |
Data de defesa: | 12-Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Alessandra da Silva Pereira.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.