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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7345
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Ou wè y ou pa wè y: Ladja e as máscaras do visível |
Título(s) alternativo(s): | Ou wè y ou pa wè y: Ladja et les masques du visible |
Autor: | Monteiro, Eduardo Rangel |
Primeiro orientador: | Conduru, Roberto Luís Torres |
Primeiro membro da banca: | Fatorelli, Maria Luiza |
Segundo membro da banca: | Castro, Maurício Barros de |
Terceiro membro da banca: | Lopes, Livia Flores |
Quarto membro da banca: | Guran), Milton Roberto Monteiro Ribeiro (milton |
Resumo: | A partir do aprendizado da ladja uma dança de combate embalada pelo canto e o toque do tambor, ato de afirmação cultural nascido nas encruzilhadas da diáspora africana na Martinica , esta tese mergulha no universo do colonialismo. Uma travessia que parte de suas rotas mais perversas, para navegar nos gestos de resistência corporais, artísticos e literários, até emergir nos atravessamentos das fronteiras físicas e culturais de suas expressões na contemporaneidade. Esta pesquisa ancora-se na busca pelo principal fundamento desta luta, ou wè`y ou pa wè`y, expressão em crioulo que significa vê mas não vê e se refere à capacidade ilusionista dos golpes deste combate, que impossibilita a percepção visual do oponente diante do ataque, transformando o visível em invisível através do corpo. Um dos caminhos para se chegar a este fundamento é o ékilib/dézékilib, equilíbrio/desequilíbrio em crioulo, trata-se de uma estratégia utilizada pelos lutadores para enganar o adversário através da simulação de desequilíbrio. Fundamento e caminho que também se apresentam como metáforas do que deve ser mostrado ou ocultado para se manter o prumo da existência em sociedades desequilibradas pela escravidão. É do sobrevoo simbólico desta busca e das vibrações emanadas no corpo, no verbo, no ritmo, na imagem e na matéria que nascem as proposições artísticas deste trabalho. |
Abstract: | De l'apprentissage du Ladja - une danse de combat bercé par le chant et le battement du tambour, acte d'affirmation culturelle née au carrefour de la diaspora africaine en Martinique, cette thèse se penche sur l'univers du colonialisme. Une traversée que part de ses routes plus pervers, pour naviguer dans les gestes de résistance corporelles, artistiques et littéraires, jusqu'à émerger dans les traversées des frontières physiques et culturelles de leurs expressions dans la contemporanéité. Cette thèse est ancrée dans la recherche du fondement primordial de ce combat ou wè`y ou pa wè`y, expression en créole qui signifie je te vois, tu ne me vois pas et fait référence à la capacité illusionniste présent dans ce combat, ce qui empêche la perception visuelle de l'adversaire avant l'attaque, en transformant le visible en invisible à travers du corps. Une façon d'atteindre ce fondement est le ékilib/dézékilib, l'équilibre/déséquilibre en créole, une stratégie utilisée par les combattants pour tromper l'adversaire par la simulation d un déséquilibre. Fondement et chemin qui sont également considérées comme des métaphores de ce qui doit être montré ou masqué pour maintenir le solde minimum de l'existence dans les sociétés déséquilibrés par l'esclavage. Du survol symbolique de cette recherche et les vibrations émanant du corps, du verbe, du rythme, de l'image et de la matière que sont nés les propositions artistiques de ce travail. |
Palavras-chave: | Ladja Danse de combat Diaspora africaine Art dans la Martinique Dança Martinica, Ilha Danças folclóricas Ladja (Dança) Martinica, Ilha Gestos na dança Arte martinicana Luta corporal Fotografia artística Dança de combate Diáspora africana Arte na Martinica |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | MONTEIRO, Eduardo Rangel. Ou wè y ou pa wè y: Ladja e as máscaras do visível. 2018. 229 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7345 |
Data de defesa: | 30-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
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