Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7345
Tipo do documento: Tese
Título: Ou wè y ou pa wè y: Ladja e as máscaras do visível
Título(s) alternativo(s): Ou wè y ou pa wè y: Ladja et les masques du visible
Autor: Monteiro, Eduardo Rangel 
Primeiro orientador: Conduru, Roberto Luís Torres
Primeiro membro da banca: Fatorelli, Maria Luiza
Segundo membro da banca: Castro, Maurício Barros de
Terceiro membro da banca: Lopes, Livia Flores
Quarto membro da banca: Guran), Milton Roberto Monteiro Ribeiro (milton
Resumo: A partir do aprendizado da ladja uma dança de combate embalada pelo canto e o toque do tambor, ato de afirmação cultural nascido nas encruzilhadas da diáspora africana na Martinica , esta tese mergulha no universo do colonialismo. Uma travessia que parte de suas rotas mais perversas, para navegar nos gestos de resistência corporais, artísticos e literários, até emergir nos atravessamentos das fronteiras físicas e culturais de suas expressões na contemporaneidade. Esta pesquisa ancora-se na busca pelo principal fundamento desta luta, ou wè`y ou pa wè`y, expressão em crioulo que significa vê mas não vê e se refere à capacidade ilusionista dos golpes deste combate, que impossibilita a percepção visual do oponente diante do ataque, transformando o visível em invisível através do corpo. Um dos caminhos para se chegar a este fundamento é o ékilib/dézékilib, equilíbrio/desequilíbrio em crioulo, trata-se de uma estratégia utilizada pelos lutadores para enganar o adversário através da simulação de desequilíbrio. Fundamento e caminho que também se apresentam como metáforas do que deve ser mostrado ou ocultado para se manter o prumo da existência em sociedades desequilibradas pela escravidão. É do sobrevoo simbólico desta busca e das vibrações emanadas no corpo, no verbo, no ritmo, na imagem e na matéria que nascem as proposições artísticas deste trabalho.
Abstract: De l'apprentissage du Ladja - une danse de combat bercé par le chant et le battement du tambour, acte d'affirmation culturelle née au carrefour de la diaspora africaine en Martinique, cette thèse se penche sur l'univers du colonialisme. Une traversée que part de ses routes plus pervers, pour naviguer dans les gestes de résistance corporelles, artistiques et littéraires, jusqu'à émerger dans les traversées des frontières physiques et culturelles de leurs expressions dans la contemporanéité. Cette thèse est ancrée dans la recherche du fondement primordial de ce combat ou wè`y ou pa wè`y, expression en créole qui signifie je te vois, tu ne me vois pas et fait référence à la capacité illusionniste présent dans ce combat, ce qui empêche la perception visuelle de l'adversaire avant l'attaque, en transformant le visible en invisible à travers du corps. Une façon d'atteindre ce fondement est le ékilib/dézékilib, l'équilibre/déséquilibre en créole, une stratégie utilisée par les combattants pour tromper l'adversaire par la simulation d un déséquilibre. Fondement et chemin qui sont également considérées comme des métaphores de ce qui doit être montré ou masqué pour maintenir le solde minimum de l'existence dans les sociétés déséquilibrés par l'esclavage. Du survol symbolique de cette recherche et les vibrations émanant du corps, du verbe, du rythme, de l'image et de la matière que sont nés les propositions artistiques de ce travail.
Palavras-chave: Ladja
Danse de combat
Diaspora africaine
Art dans la Martinique
Dança Martinica, Ilha
Danças folclóricas
Ladja (Dança) Martinica, Ilha
Gestos na dança
Arte martinicana
Luta corporal
Fotografia artística
Dança de combate
Diáspora africana
Arte na Martinica
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: MONTEIRO, Eduardo Rangel. Ou wè y ou pa wè y: Ladja e as máscaras do visível. 2018. 229 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7345
Data de defesa: 30-Jul-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Eduardo Rangel Monteiro - Tese.pdf12,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.