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Tipo do documento: Tese
Título: A Revolução Artística do Morrinho: cartografias, sincretismos e interculturalidade de uma poética singular do cotidiano-favela
Título(s) alternativo(s): The Artistic Revolution of Morrinho: cartography, syncretisms and interculturality of a singular poetics of the daily-favela
Autor: Guimarães, Alexandre Henrique Monteiro 
Primeiro orientador: Frade, Isabela Nascimento
Primeiro coorientador: Queiroz, João Paulo
Primeiro membro da banca: Lima, Ricardo Gomes
Segundo membro da banca: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Terceiro membro da banca: Oliveira, Luiz Sérgio da Cruz de
Quarto membro da banca: Guimarães, Helenise Monteiro
Resumo: Terra-ludens. Assim, o presente estudo, intitulado A Revolução Artística do Morrinho: cartografias, sincretismos e intertextualidades de uma poética singular do cotidiano-favela, integra-se às reflexões sobre a arte pública e a imaginária urbana desta cidade pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UERJ. Inserido na Linha de Pesquisa Arte, Cognição e Cultura, este trabalho se une às várias territorialidades postas em jogo pelo fenômeno estético nascido no Morro do Pereirão, Zona Sul do Rio de Janeiro que, de modo despretensioso, atinge projeção e reconhecimento internacional. Encontram-se nesta tese de doutoramento, diferentes percursos de análise sobre as singularidades desta terra mágica, hibrida e relacional; terra cujos habitantes discursam ludicamente sobre as formas de terror e violência nos morros cariocas; terra de trânsitos entre linguagens, coletividades e contextos colaborativos; terra estendida em múltiplos ambientes e territorialidades, terra de proteção ao meio-ambiente; terra de naturezas-culturas. Trata-se aqui de uma leitura aberta sobre uma terra plural e única ao mesmo tempo, constituída de memórias e devires; terra de resistências e de re-existências; terra de ressignificações; terra catártica e brincante imersa na narco-cultura e na violência policial; terra que trafica saberes e fazeres entre favelas, países e contextos diversos; terra de disputas de territórios, envolvendo ficção e realidade; terra de brasis silenciados e ao mesmo tempo ostentados pelo funk, pelo rap e hip-hop; terra de improvisos, de tensões; terra em construção, de destruição e ressignificação; terra de tijolos coloridos com tinta e com o tempo; terra-bricolagem; terra-sincrética, de afro-brasilidades; terra-miniatura e sem tamanho; terra de trocas de experiências e de convivências humanas. Terra de guerra e de paz, que se indispõe às homogeneizações em seu cotidiano artesanal. Terra de oximoros; terra-revolução; terra-palco, teatro e cinema das moradias ameaçadas, sem roteiro; terra-tiroteio, de vidas ceifadas e de balas-perdidas; terra-espetáculo urgente; terra de intersubjetivações e de intertextualidades, muitas das quais, agora, se colocam em cena pelas siglas (TM), (TS), (TTJ), (TRC), (TR), (TSE), na expectativa de se gerar novas descobertas sobre esta e outras terras, fruto do engenho criativo popular, que precisam ser [re]conhecidas...
Abstract: Terra-ludens. Thus, the present study, entitled The Artistic Revolution of Morrinho: cartographies, syncretisms and intertextualities of a singular poetics of the favela-day, integrates the reflections on the public art and the urban imaginary of this city by the Program of Post-graduation in Arts of UERJ. Inserted in the Research Line Art, Cognition and Culture, this work joins the various territorialities put into play by the aesthetic phenomenon born in Morro do Pereirão, South Zone of Rio de Janeiro, which unpretentiously reaches international projection and recognition. In this doctoral thesis are found different paths of analysis on the singularities of this magical, hybrid and relational land; land whose inhabitants discourse playfully on the forms of terror and violence in the hills of Rio de Janeiro; land of transits between languages, collectivities and collaborative contexts; land extended in multiple environments and territorialities, land of protection to the environment; land of natures-cultures. This is an open reading about a plural and unique land at the same time, consisting of memories and devires; land of resistance and re-existence; land of resignifications; cathartic and gibberish land immersed in narco-culture and police violence; land that traffics knowledge and do between favelas, countries and diverse contexts; land of disputes of territories, involving fiction and reality; land of brasis silenced and at the same time sporting funk, rap and hip-hop; land of improvisations, of tensions; land under construction, of destruction and resignification; earth colored brick with paint and with time; earth-bricolage; earth-syncretic, of Afro-Brazilians; terra-miniature and without size; a land of exchanges of experiences and human coexistence. Land of war and peace, which is indisposed to the homogenizations in their everyday artisan. Earth of oxymorons; earth-revolution; land-stage, theater and cinema of the houses threatened, without script; land-shooting, of mowed lives and bullets-lost; urgent land-show; (TM), (TS), (TTJ), (TRC), (TR), (TSE), in the expectation of generating new discoveries on this and other lands, fruit of the popular creative ingenuity, that need to be [re] known ...
Palavras-chave: Cartography
Syncretism
Play
Slum
Nature
Cartografias
Sincretismos
Brincadeira
Favela
Natureza
Arte urbana Rio de Janeiro (RJ)
Favelas Rio de Janeiro (RJ)
Arte e sociedade
Espaço urbano
Participação social
Arte pública Rio de Janeiro (RJ)
Pereirão (Rio de Janeiro, RJ) - Condições sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: GUIMARÃES, Alexandre Henrique Monteiro. A Revolução Artística do Morrinho: cartografias, sincretismos e interculturalidade de uma poética singular do cotidiano-favela. 2017. 396 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7347
Data de defesa: 26-Abr-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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