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Tipo do documento: Tese
Título: Linhas de força do contemporâneo: arte brasileira
Título(s) alternativo(s): Contemporary energy trends: Brazilian art
Autor: Rezende Neto, Renato de Azevedo 
Primeiro orientador: Santos, Roberto Corrêa dos
Primeiro membro da banca: Kiffer, Ana Paula Veiga
Segundo membro da banca: Losso, Eduardo Guerreiro Brito
Terceiro membro da banca: Castro, Maurício Barros de
Quarto membro da banca: Paixão, Alexandre Sá Barretto da
Resumo: Esta tese aborda a arte brasileira contemporânea na perspectiva de um esgotamento do projeto moderno, afirmando em contrapartida exemplos de contemporaneidade na produção brasileira atual. Após conceitualização de o que seria uma arte contemporânea (em oposição a uma arte moderna), comparando trabalhos de Nuno Ramos e Deyson Gilbert sob esta perspectiva, dois eixos que se cruzam e complementam são desenvolvidos: 1) uma revisão historiográfica da arte brasileira, apresentando importantes antecedentes de procedimentos contemporâneos em produções do século 19 (as joias de crioula) e em artistas modernos ainda não completamente compreendidos (Flávio de Carvalho); e 2) o estudo de artistas brasileiros contemporâneos que ultrapassam a modernidade, abrindo-se para o que vem de fora (relacionando-se desta forma com uma estrutura psicótica): Nelson Felix, trabalhando o tempo-espaço em escala planetária; Laura Lima, canibalizando a subjetividade humanista, igualando humano e animal; e Virginia de Medeiros, usando politicamente o afeto para encontros radicais com o outro e autoetnografia
Abstract: The thesis approaches Brazilian contemporary art from the perspective of the exhaustion of the project of modernity, affirming in opposite examples of contemporaneity in present-day Brazilian artistic production. After conceptualizing what would be a contemporary art (in opposition to modern art), comparing works by Nuno Ramos and Deyson Gilbert under this perspective, the thesis develops two complementary axles: 1) a historiographical revision of Brazilian art, presenting important antecessors of contemporary procedures in 19th Century productions (slave-produced artifacts) and in non-canonical modern artists (Flavio de Carvalho); and 2) the analysis of contemporary Brazilian artists who surpass modernity, opening to whether comes from outside (thus related with a psychotic structure): Nelson Felix, working time-space in a planetary scale; Laura Lima, cannibalizing humanistic subjectivity and equating human and animal; and Virginia de Medeiros, politically employing affection to radical encounters with the other and self-ethnography
Palavras-chave: Brazilian art
Brazilian contemporary art
Arte brasileira
Arte brasileira contemporânea
Laura Lima
Nelson Felix
Virginia de Medeiros
Flavio de Carvalho
Arte moderna Séc XXI
Arte moderna Séc. XX
Arte brasileira Séc. XIX
Lima, Laura, 1971-
Felix, Nelson, 1954-
Medeiros, Virginia de
Carvalho, Flávio de
Basbaum, Ricardo
Herkenhoff, Paulo, 1949-
Tunga,1952-2016
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: REZENDE NETO, Renato de Azevedo. Linhas de força do contemporâneo: arte brasileira. 2017. 230 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7348
Data de defesa: 24-Abr-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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