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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7348
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Linhas de força do contemporâneo: arte brasileira |
Título(s) alternativo(s): | Contemporary energy trends: Brazilian art |
Autor: | Rezende Neto, Renato de Azevedo ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Roberto Corrêa dos |
Primeiro membro da banca: | Kiffer, Ana Paula Veiga |
Segundo membro da banca: | Losso, Eduardo Guerreiro Brito |
Terceiro membro da banca: | Castro, Maurício Barros de |
Quarto membro da banca: | Paixão, Alexandre Sá Barretto da |
Resumo: | Esta tese aborda a arte brasileira contemporânea na perspectiva de um esgotamento do projeto moderno, afirmando em contrapartida exemplos de contemporaneidade na produção brasileira atual. Após conceitualização de o que seria uma arte contemporânea (em oposição a uma arte moderna), comparando trabalhos de Nuno Ramos e Deyson Gilbert sob esta perspectiva, dois eixos que se cruzam e complementam são desenvolvidos: 1) uma revisão historiográfica da arte brasileira, apresentando importantes antecedentes de procedimentos contemporâneos em produções do século 19 (as joias de crioula) e em artistas modernos ainda não completamente compreendidos (Flávio de Carvalho); e 2) o estudo de artistas brasileiros contemporâneos que ultrapassam a modernidade, abrindo-se para o que vem de fora (relacionando-se desta forma com uma estrutura psicótica): Nelson Felix, trabalhando o tempo-espaço em escala planetária; Laura Lima, canibalizando a subjetividade humanista, igualando humano e animal; e Virginia de Medeiros, usando politicamente o afeto para encontros radicais com o outro e autoetnografia |
Abstract: | The thesis approaches Brazilian contemporary art from the perspective of the exhaustion of the project of modernity, affirming in opposite examples of contemporaneity in present-day Brazilian artistic production. After conceptualizing what would be a contemporary art (in opposition to modern art), comparing works by Nuno Ramos and Deyson Gilbert under this perspective, the thesis develops two complementary axles: 1) a historiographical revision of Brazilian art, presenting important antecessors of contemporary procedures in 19th Century productions (slave-produced artifacts) and in non-canonical modern artists (Flavio de Carvalho); and 2) the analysis of contemporary Brazilian artists who surpass modernity, opening to whether comes from outside (thus related with a psychotic structure): Nelson Felix, working time-space in a planetary scale; Laura Lima, cannibalizing humanistic subjectivity and equating human and animal; and Virginia de Medeiros, politically employing affection to radical encounters with the other and self-ethnography |
Palavras-chave: | Brazilian art Brazilian contemporary art Arte brasileira Arte brasileira contemporânea Laura Lima Nelson Felix Virginia de Medeiros Flavio de Carvalho Arte moderna Séc XXI Arte moderna Séc. XX Arte brasileira Séc. XIX Lima, Laura, 1971- Felix, Nelson, 1954- Medeiros, Virginia de Carvalho, Flávio de Basbaum, Ricardo Herkenhoff, Paulo, 1949- Tunga,1952-2016 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | REZENDE NETO, Renato de Azevedo. Linhas de força do contemporâneo: arte brasileira. 2017. 230 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7348 |
Data de defesa: | 24-Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
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