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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7350
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Nandaia Nandaia - vamos todos nandaiá? Um estudo sobre o Cururu e o Siriri de Mato Grosso |
Título(s) alternativo(s): | Nandaia Nandaia - vamos todos nandaiá? A study on the Cururu and the Siriri of Mato Grosso |
Autor: | Ferreira, Marta Martines |
Primeiro orientador: | Lima, Ricardo Gomes |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Luiz Felipe |
Segundo membro da banca: | Castro, Maurício Barros de |
Terceiro membro da banca: | Frade, Maria de Cáscia do Nascimento |
Quarto membro da banca: | Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro |
Resumo: | Esta pesquisa buscou elucidar o processo histórico de legitimação das danças de cururu e siriri empreendido pelos sujeitos de suas práticas, suas relações de trocas e negociações. Com base em apontamentos etnográficos o texto apresenta o cururu e o siriri mato-grossenses, constituídos através de combinações étnico-raciais e aponta o lugar destas tradições na contemporaneidade bem como os diálogos estabelecidos com diferentes segmentos institucionais e apropriações técnicas, tecnológicas e midiáticas empregadas para reproduzir o cururu e o siriri ao longo do tempo. Apresenta as articulações narrativas poético-musicais acionadas no contexto subjetivo enquanto categorias ambivalentes para compor memórias, vivências, religiosidade, trabalho e conflitos, expressos na forma de canto. A construção da iconografia destes grupos no imaginário social parte do pressuposto de que canalizam simbolicamente a expressividade cuiabana. Transitando entre o local e o internacional estas danças trazem à tona atualizações na sociabilidade festiva dos grupos, à medida em que suas exibições são direcionadas para grandes espetáculos. O texto passa pela análise do discurso da identidade, memória, tradição e cultura popular na interpretação dos sujeitos. Nesse sentido, o texto relata o caráter inovador e espetacular do evento Festival e as atualizações que os sujeitos fazem, frente as práticas que representam, para que suas tradições se integrem ao novo papel diante da/na contemporaneidade |
Abstract: | This research sought to elucidate the historical process of legitimizing the dances Cururu and Siriri undertaken by the subjects of their practices, their relations of exchange and negotiations. Based on ethnographic notes the text presents the cururu and siriri constituted through ethnic-racial combinations and points out the place of these traditions in contemporaneity as well as dialogues established with different segments institutional and technical, technological and mediatic appropriations used to reproduce cururu and siriri over time. It presents the poetic-musical narrative articulations powered in the subjective context whiles categories ambivalent to compose memories, experiences, religiosity, work, conflicts, expressed in the form of song. The construction of the iconography of these groups in the social imaginary part of the presupposition that they channel symbolically expressive cuiabana. Transiting between the local and the international these dances bring afloat updates on the festive sociability of groups, as long as their exhibitions are now directed for big shows. The text goes through the analysis of the discourse of identity, memory, tradition and popular culture in interpretation of the subjects. In this sense, the text reports the innovative and spectacular character of the Festival event and the updates that the subjects make, in face of the practices they represent, so that their traditions are integrated into the new role in relation to contemporaneity |
Palavras-chave: | Popular culture History Tradition Memory Identity Cultura popular História Tradição Memória Identidade Danças folclóricas brasileiras Mato Grosso Cururu (Canto popular) Siriri (Dança) Memória na arte Identidade social na arte Cultura popular Brasil - História |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | FERREIRA, Marta Martines. Nandaia Nandaia - vamos todos nandaiá? Um estudo sobre o Cururu e o Siriri de Mato Grosso. 2018. 196 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7350 |
Data de defesa: | 27-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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