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Tipo do documento: Tese
Título: Nandaia Nandaia - vamos todos nandaiá? Um estudo sobre o Cururu e o Siriri de Mato Grosso
Título(s) alternativo(s): Nandaia Nandaia - vamos todos nandaiá? A study on the Cururu and the Siriri of Mato Grosso
Autor: Ferreira, Marta Martines 
Primeiro orientador: Lima, Ricardo Gomes
Primeiro membro da banca: Ferreira, Luiz Felipe
Segundo membro da banca: Castro, Maurício Barros de
Terceiro membro da banca: Frade, Maria de Cáscia do Nascimento
Quarto membro da banca: Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro
Resumo: Esta pesquisa buscou elucidar o processo histórico de legitimação das danças de cururu e siriri empreendido pelos sujeitos de suas práticas, suas relações de trocas e negociações. Com base em apontamentos etnográficos o texto apresenta o cururu e o siriri mato-grossenses, constituídos através de combinações étnico-raciais e aponta o lugar destas tradições na contemporaneidade bem como os diálogos estabelecidos com diferentes segmentos institucionais e apropriações técnicas, tecnológicas e midiáticas empregadas para reproduzir o cururu e o siriri ao longo do tempo. Apresenta as articulações narrativas poético-musicais acionadas no contexto subjetivo enquanto categorias ambivalentes para compor memórias, vivências, religiosidade, trabalho e conflitos, expressos na forma de canto. A construção da iconografia destes grupos no imaginário social parte do pressuposto de que canalizam simbolicamente a expressividade cuiabana. Transitando entre o local e o internacional estas danças trazem à tona atualizações na sociabilidade festiva dos grupos, à medida em que suas exibições são direcionadas para grandes espetáculos. O texto passa pela análise do discurso da identidade, memória, tradição e cultura popular na interpretação dos sujeitos. Nesse sentido, o texto relata o caráter inovador e espetacular do evento Festival e as atualizações que os sujeitos fazem, frente as práticas que representam, para que suas tradições se integrem ao novo papel diante da/na contemporaneidade
Abstract: This research sought to elucidate the historical process of legitimizing the dances Cururu and Siriri undertaken by the subjects of their practices, their relations of exchange and negotiations. Based on ethnographic notes the text presents the cururu and siriri constituted through ethnic-racial combinations and points out the place of these traditions in contemporaneity as well as dialogues established with different segments institutional and technical, technological and mediatic appropriations used to reproduce cururu and siriri over time. It presents the poetic-musical narrative articulations powered in the subjective context whiles categories ambivalent to compose memories, experiences, religiosity, work, conflicts, expressed in the form of song. The construction of the iconography of these groups in the social imaginary part of the presupposition that they channel symbolically expressive cuiabana. Transiting between the local and the international these dances bring afloat updates on the festive sociability of groups, as long as their exhibitions are now directed for big shows. The text goes through the analysis of the discourse of identity, memory, tradition and popular culture in interpretation of the subjects. In this sense, the text reports the innovative and spectacular character of the Festival event and the updates that the subjects make, in face of the practices they represent, so that their traditions are integrated into the new role in relation to contemporaneity
Palavras-chave: Popular culture
History
Tradition
Memory
Identity
Cultura popular
História
Tradição
Memória
Identidade
Danças folclóricas brasileiras Mato Grosso
Cururu (Canto popular)
Siriri (Dança)
Memória na arte
Identidade social na arte
Cultura popular Brasil - História
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: FERREIRA, Marta Martines. Nandaia Nandaia - vamos todos nandaiá? Um estudo sobre o Cururu e o Siriri de Mato Grosso. 2018. 196 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7350
Data de defesa: 27-Ago-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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