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Tipo do documento: Tese
Título: O feminino mal-dito como abertura ao pensamento poético
Título(s) alternativo(s): Le féminin mau(l)-dite comme l ouverture à la pensée poétique
Autor: Faria, Priscilla Menezes de 
Primeiro orientador: Guimarães, Cristina Adam Salgado
Primeiro membro da banca: Araújo, Inês de
Segundo membro da banca: Silva, Tatiana Pequeno da
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Carla
Quarto membro da banca: Rivera, Tania Cristina
Resumo: A hipótese central deste trabalho é a de que o pensamento poético é um pensamento necessariamente investido de potência feminina. O texto inicia apresentando o pensamento poético como este que acolhe o não-saber e, com isso, constitui-se como um saber outro. A esse pensamento não inteiramente fundamentado na razão e na consciência é relacionada a noção de não-todo fálico, registro que a psicanalise lacaniana circunscreve como feminino. Tal dimensão é aqui abordada a partir de sua afinidade com a margem e com aquilo que não pode ser plenamente dito: o mal(-)dito. O feminino mal-dito é indicado como o que, a um só tempo, sustenta a não-totalidade fálica e concede com a dialética vazio-criação. Tal modo de criar é aqui nomeado de matriarcal: produção que diverge da lógica da propriedade, da exploração e do controle da vida e se dá como a insurgência da diferença a partir da não-totalidade. Este modo de criar, que faz frente ao pensamento patriarcal, é associado ao conceito de fertilidade insubmissa: produção que não corresponde ao imperativo fálico do acúmulo do mesmo e que, assim, dá condições para surgimento da diferença no mundo. No decorrer dos capítulos são apresentados argumentos que fundamentam a ideia de que a diferença chega ao mundo por um itinerário feminino e poético
Abstract: L'hypothèse centrale de ce travail est que la pensée poétique est une pensée nécessairement investie de puissance féminine. Le texte commence en présentent la pensée poétique comme celle qui accueille le non-savoir et, à cause de ça, constitue un savoir autre. Cette pensée non entièrement fondée sur la raison et sur la conscience est associée à la notion du pas tout phallique, dimension existentielle que la psychanalyse lacanienne define comme féminin. Une telle dimension est ici abordée à partir de son affinité avec le concept de marginalité et avec ce qui ne peut être pleinement dit: le mal (-) dite. Le féminin mal-dite est indiqué comme celui qui, à la fois, soutient la non-totalité phallique et concède accès à la dialectique création-vide. Ce mode de création est ici nommé matriarcal: production qui diverge de la logiqu de la propriété, de l'exploitation et du contrôle de la vie et se fait comme insurrection de la différence par rapport à la non-totalité. Cette façon de créer, qui diverge de la pensée patriarcale, est associée au concept de fécondité insoumise: une production qui ne correspond pas à l'impératif phallique de l'accumulation du même et qui donne donc des conditions à l'émergence de la différence dans le monde. Tout au long des chapitres sont présentés des arguments qui soutiennent l'idée que la différence vient au monde à travers un itinéraire féminin et poétique
Palavras-chave: Art
Poésie
Pensée poétique
Femme
Écoféminisme
Poesia Aspectos sociais
Feminilidade na literatura
Arte
Poesia
Pensamento poético
Feminino
Ecofeminismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: FARIA, Priscilla Menezes de. O feminino mal-dito como abertura ao pensamento poético. 2018. 141 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7351
Data de defesa: 30-Ago-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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