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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7357
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Camuflagem: propostas para indiferenciação |
Título(s) alternativo(s): | Camouflage: proposals for undifferentiation |
Autor: | Tavares, Luísa Mendes |
Primeiro orientador: | Cruz, Jorge Luiz |
Primeiro membro da banca: | Paixão, Alexandre Sá Barretto da |
Segundo membro da banca: | Geraldo, Sheila Cabo |
Terceiro membro da banca: | Mendonça, Leandro José Luz Riodades de |
Quarto membro da banca: | Sequeira, Rosane Preciosa |
Resumo: | A tese investiga como a técnica da camuflagem nos conecta aos territórios que habitamos. Os temas elencados são abordados a partir de vivências pessoais e leituras teóricas, com uma metodologia que relaciona vozes dissonantes e não hierarquiza as fontes de pesquisa. A camuflagem é um conceito marcado por dois estereótipos, o uniforme militar e o camaleão. Inserida nas práticas de guerra e, posteriormente, fazendo parte do léxico que antes era dominado pelo mimetismo na biologia, esta palavra vem sendo empregada usualmente com o sentido de se passar despercebido em determinada paisagem ou situação. A partir daí, se expandiu para outras áreas tanto por seu apelo estético quanto por seus significados. A camuflagem se instaurou como via para refletir sobre o gesto do homem contemporâneo, sendo ao mesmo tempo uma fuga das doutrinas normativas e também o modo de se estabelecer na própria normatividade. Também é utilizada como via para o pertencimento dos territórios, propagando os contornos para além do corpo e instaurando sua presença em todo espaço vivido. O trabalho concebe a camuflagem como meio para a percepção das obras de arte contemporânea, contribuindo para a arte, suas obras e as relações com o público, refletindo sobre suas reverberações ao conectar territórios. Por meio das peças, desenvolve-se uma narrativa que explora a relação do sujeito com o espaço habitado pela camuflagem, em busca de um estágio de indiferenciação. Esta permite ativar os sentimentos de pertencimento ao nos vincular com o elemento em comum que reside em todos. Cada obra realizada e selecionada para a tese traz uma dimensão da camuflagem, e o conjunto das obras aponta seu alcance para a arte contemporânea |
Abstract: | The thesis investigates how the technique of camouflage connects us to the territories we inhabit. The topics listed are approached from personal experiences and theoretical readings, with a methodology that relates dissonant voices and does not hierarchize the sources of research. Camouflage is a concept marked by two stereotypes, the military uniform and the chameleon. Inserted in the practices of war and, later, being part of the lexicon that was previously dominated by mimicry in biology, this word is usually used with the sense of going unnoticed in a particular landscape or situation. From there, it expanded to other areas both for its aesthetic appeal and for its meanings. The camouflage was established as a way to reflect on the gesture of the contemporary man, being at the same time an escape from the normative doctrines and also the way of establishing itself in the normativity. It is also used as a way to belong to the territories, propagating the contours beyond the body and establishing their presence in every lived space. The work conceives camouflage as a medium for the perception of works of contemporary art, contributing to art, its works and relations with the public, reflecting on its reverberations in connecting territories. Through the pieces, a narrative is developed that explores the relation of the subject with the space inhabited by the camouflage, in search of a stage of indifferentiation. This allows us to activate the feelings of belonging by linking us to the common element that resides in all. Each work performed and selected for the thesis brings a dimension of camouflage, and the set of works points its reach to contemporary art |
Palavras-chave: | Camouflage Contemporary art Indifferentiation Aesthetic experience Camuflagem Arte contemporânea Indiferenciação Experiência estética Arte moderna Séc. XXI Camuflagem (Biologia) Estética Espaço (Arte) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | TAVARES, Luísa Mendes. Camuflagem: propostas para indiferenciação. 2018. 236 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7357 |
Data de defesa: | 14-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
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