Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7359
Tipo do documento: Tese
Título: Encarnado: corpo político na fotografia
Título(s) alternativo(s): Incarnate: political body in photography
Autor: Silva, Ana Emilia da Costa 
Primeiro orientador: Geraldo, Sheila Cabo
Primeiro membro da banca: Magalhães, Maria Elisa Campelo de
Segundo membro da banca: Matesco, Viviane Furtado
Terceiro membro da banca: Paixão, Alexandre Sá Barretto da
Quarto membro da banca: Silva, Denise Espírito Santo da
Resumo: Este estudo discute potência política das imagens do corpo a partir da fotografia praticada, sobretudo, no Brasil e em países latino-americanos. Preocupa-se com a expressividade das performances corporais invisibilizadas ou censuradas pelas políticas de repressão e controle. E, por esse motivo, presta-se a analisar documentos históricos, midiáticos e artísticos nos quais o corpo é elemento central, problematizando a linguagem fotográfica e os gestos que dela derivam. O conceito de imagem-corpo é situado como um dispositivo capaz de atualizar discussões teóricas e históricas, já que funda na superfície fotossensível a experiência de memória. A partir desse raciocínio, situamos trabalhos artísticos contemporâneos que, no nosso entendimento, valem-se da fotografia performada para iluminar agenciamentos políticos. Apoiados em um recorte histórico não cronológico, a fotografia é pensada em diálogo com o neoliberalismo, o colonialismo, o racismo e o patriarcado e demais assuntos tangentes à construção da imagem do civilizado, supostamente homem, branco e heterossexual. Temos por tese que a fotografia do corpo é um dispositivo para a elaboração da política, capaz de antecipar ou atualizar discursos. O que proporciona um ambiente fértil para a elaboração de prática e reflexões sobre as identidades hegemônicas e também as diaspóricas, imagens que modificam constantemente os nossos gestos cotidianos e nossa maneira de ler as alteridades
Abstract: This study considers the political power of images of the body from photography practiced mostly in Brazil and other Latin American countries. It focuses on the expressiveness of performances of the body that have been made invisible or censored by repressive and controlling policies. Thus, the analysis utilises historical documents, media and artistic materials that have the body as it central theme, questioning the photographic language and the gestures from which it is derived. The concept of body image is established as a means to inform theoretical and historical discussions, since it is set in the photosensitive surface of the experience of memory. Following this reasoning, this paper focuses on contemporary artistic work that, in the understanding of the writers, uses the performed photography to enlighten political agendas. Based on a non-chronological historical extract, photography is investigated through a dialogue with neoliberalism, colonialism, racism and patriarchy, and other tangential subjects to the construction of the image of the civilised individual, supposedly male, white and heterosexual. The thesis is that the photography of the body is an instrument for political influence, able to anticipate or inform political discourse. This creates a fertile environment to practice and reflect about hegemonic as well as diasporic identities, images that continuously modify our day to day actions and the way we read alterity
Palavras-chave: Body
Photography
Politics
Art
Corpo
Fotografia
Política
Arte
Corpo como suporte da arte
Fotografia artística
Arte Aspectos políticos
Arte e sociedade
Imagem corporal na arte
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SILVA, Ana Emilia da Costa. Encarnado: corpo político na fotografia. 2019. 188 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7359
Data de defesa: 9-Jan-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Emilia da Costa Silva_Tese.pdf8,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.